Pesquisar este blog

domingo, 19 de agosto de 2018

O que dizer a uma pessoa que não gosta de imagens de santos, mas que respeita quem venera?

1) Você pode me dizer que não gosta de santos, mas respeita quem venera. Mas isso é falso - se você não gosta da veneração aos santos, então sua alma está predisposta à prática da iconoclastia, o que revela sua natureza anticatólica, ainda que velada. E se eu estiver ausente, essa será a chance perfeita para destruir as imagens dos santos que venero, sobretudo de São João Paulo II, aquele que nos livrou do comunismo.

2.1) Se você quer respeitar quem venera os santos, então tente ao menos entender como foram as vidas desses que foram amigos de Deus sem medida, a ponto de servirem de exemplo a todo aquele que quer viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.2) Não é questão de concordância, mas de compreensão. Cremos na comunhão dos santos porque temos uma boa razão para acreditar nisso - e quando não a compreendemos, pedimos a Deus para aumentar a nossa fé, para só entender as coisas como elas são - certas coisas decorrem de mistérios que precisamos aceitar para só então conseguirmos compreender. Fazemos isso porque Deus é bom e isso já é o bastante.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário