1.1) Estar à direita do Pai implica amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.
1.2) Se estar à direita do Pai implica fazer da profissão um instrumento de evangelização, então você está não só ensinando as pessoas a conservarem a dor de Cristo sistematicamente mas também a servirem a todos os que estão ao seu redor de uma maneira livre e consciente.
1.3) Se quem é livre em Cristo é responsável por fazer o país ser tomado como um lar em n'Ele, por Ele e para Ele, então a força resultante da combinação de andar pra frente e estar à direita do Pai é uma diagonal voltada para direita. Ou seja, a pessoa nesta essência é um verdadeiro diácono, embora esteja no laicato.
2.1) Estar à esquerda Pai implica conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. O conservantista é progressista e faz da riqueza sinal de salvação, pois tem um amor de si tão exacerbado a ponto de desprezar Deus.
2.2) Quando os conservantistas assumem o poder e passam a servir liberdade com fins vazios, devemos estar à esquerda desse governo que toma o governo do povo, pelo povo e para o povo como se fosse religião, pois tudo estará no Estado e nada estará fora dele ou contra ele.
2.3.1) Quando estamos à esquerda do mal, que faz do homem a medida de todas as coisas, então nós estamos à direita do Pai, fundados na conformidade com o Todo que vem de Deus.
2.3.2) Para todo progresso desordenado, nós estudamos suas causas e os meios possíveis para desarticular essa política de Estado nefasto, a ponto de restaurar aquilo que é conveniente e sensato, pois isto nos prepara a conservar o que decorre da dor de Cristo.
2.3.3) Por isso que estudamos o passado, de modo a reformar o presente e restaurar o futuro com base naquilo que se funda na conformidade com o Todo que vem de Deus; nele, o progresso decorre do trabalho como um caminho de honra de santificação, que não pode ser servido com fins vazios, como querem os libertários-conservantistas (impropriamente chamados de "liberais-conservadores").
3.1) Se vivemos a vida seguindo em frente e à direita do Pai, então é conveniente e sensato olharmos para trás de modo a vermos se houve alguma omissão de nossa parte enquanto seguimos nosso caminho até a pátria definitiva, que se dá no Céu.
3.2.1) Quando olhamos para trás, sempre à direita do Pai, nós aperfeiçoamos a liberdade, uma vez que a autoridade para poder fazer isso está n'Ele, por Ele e para Ele.
3.2.2.1) Do ponto de vista do mundo sensível, nossa visão é limitada, pois enxergamos as coisas num ângulo de 180 graus.
3.2.2.2) Se levarmos em conta o trabalho das gerações anteriores e a vida fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, então passamos a ter uma visão de 360 graus, uma visão holística, pois olhamos cada aspecto das coisas de modo a ficar com o que é conveniente e sensato, a ponto de vermos nelas a dor de Cristo, uma fração daquilo que Ele é, enquanto verdadeiro e verdadeiro homem.
3.2.2.3) E a sensatez, para quem é sensato, pode ser aprendida pela insensatez praticada pelo próximo, que vive a conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de ir para o fogo eterno por força disso.
4) Enfim, para a verdadeira física social e política sempre devemos levar em consideração a metafísica, uma vez que devemos ver o que não se vê. Somos criaturas e devemos seguir aquilo que Deus nos criou.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2018 (data da postagem original).
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