Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2018

Do colecionismo de moedas - notas de minha própria experiência

1) Quando tinha 10 anos, eu sempre tive curiosidade de colecionar moedas do tempo do meu avô (meu avô viveu entre 1913 e 1984 - eu tinha 3 anos, quando ele morreu). Consegui montar uma coleção boa, mas me desfiz dela não sei por que motivo.

2.1) Logo que entrei pra faculdade, resolvi recriar a coleção do zero.

2.2) Comecei colecionando as moedas de real (tanto a série antiga e a nova, assim como as moedas comemorativas, como aquela que celebra os 100 anos de JK, as que fazem referência às modalidades olímpicas, a que comemora os 50 anos do Bacen etc).

2.3) Quando conheci meu amigo Rodrigo Arantes, recebi moedas de Euro, coroas norueguesas, moedas de libra esterlina.

2.4) Desde que meu irmão se casou, eu já recebi moedas de dólar, euro, florins húngaros, kunas croatas, pesos chilenos (da época em que ele viveu no Chile) e francos suíços. Ainda não recebi złoty (a moeda da minha amada Polônia, terra de São João Paulo II e do meu pároco, mons. Jan Kaleta). Em compensação, tenho uma moeda comemorativa lembrando a vida de São João Paulo II, já que houve a JMJ em Cracóvia.

3.1) Essa visita a Cracóvia aconteceu com 50 anos de atraso - era para celebrar os mil anos da conversão da Polônia ao cristianismo, mas os comunistas não deixaram o Papa de então, acho que era Paulo VI, meter os pés em solo polonês.

3.2) Isso com certeza não agradou o Senhor, a tal ponto que colocou um vigário de Cristo dessa terra e ele acabou com o comunismo.

4.1) Enfim, é um mundo fascinante. Assim como cada livro que eu tenho tem uma história pra contar, cada moeda que adquiro tem sua história pra contar.

4.2) São lembranças de lugares que merecem ser tomados como um lar em Cristo, apesar de muitos tomarem os países como se fossem religião, a ponto de tudo estar no Estado e nada estar fora dele ou contra ele.

4.3) Se tudo está no Estado, então este emitirá moeda de modo a pagar suas dívidas e de tal forma que ela não terá valor algum, empobrecendo a sociedade sistematicamente, tal como acontece com a Venezuela, onde o escambo vale mais que a moeda, uma vez que ela não passa de um monte de papel sem valor - e esta moeda tende a valer muito menos, se tiver o nome de um FDP liberal metido com a maçonaria, como Simón Bolívar.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário