Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Comentários sobre as circunstâncias que me levaram a escrever meus artigos mais recentes

1) Por volta de 2014 e 2015, antes de tomar contato com o trabalho do professor Loryel Rocha, eu havia feito uma meditação sobre o jogo Sid Meier's Alpha Centauri.

2) Em 2018, após tomar contato com o trabalho dele e jogar mais de mil horas de civilization 5 desde que o comprei, eu decidi fazer uma meditação, comparando o supply crawler do Alpha Centauri com os herdsmen do civilization 5 (uma modificação que eu baixei para o jogo).

3) Enquanto escrevia o artigo, vieram-me insights que me serviram de base para artigos sobre a História do Brasil enquanto América Portuguesa. Não escrevi apenas um, mas dois artigos sobre o tema.

4) Quando escrevi minha crítica sobre o Sid Meier's Colonization, veio-me mais um insight: escrevi sobre as conseqüências da idéia de dizer que o Brasil foi colônia, o que levou o país a separar-se de Portugal.

5) Não tem jeito: os jogos de estratégia me ajudam na contemplação e é com base neles que posso ter uma idéia do que realmente aconteceu, uma vez que eu não tenho como acessar os documentos da época, os quais me são inacessíveis.

6.1) Ao contrário dos economistas austríacos, eu não acredito em abstração. Não tenho o amor de mim tão exacerbado a ponto de desprezá-Lo e equipará-Lo a um bolchevique, tal como Mises teve a audácia de fazer com Jesus.

6.2) Para se compreender a realidade de um argumento, é preciso que se faça uma simulação. Isso pode ser feito com uma dramatização (uma peça de teatro) ou com um jogo de assumir papéis (RPG). Se isso vai virar videogame, vai depender da visão do game designer, bem como da habilidade do produtor de modo a conseguir o dinheiro necessário para fazer deste projeto uma realidade, uma obra de arte, um clássico dos jogos eletrônicos.

6.3.1) É por conta das simulações e peças de teatro que tenho me tornando um adepto da filosofia concreta.

6.3.2) Uso isso para ver se os argumentos fazem sentido ou não - só assim é que consigo ter a imaginação necessária de modo a poder analisar as coisas com segurança, uma vez que não gosto muito de reduzir uma pessoa à sua ação ou a seu papel na economia.

6.3.3.1) Para quem vive a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, devemos amar o próximo, a ponto de ver nele a figura de Cristo, pois a dimensões humana e divina das coisas não podem ser desprezadas, uma vez que isto é a verdadeira realidade das coisas, já que devemos organizar o lar de tal maneira que isso nos prepare para a pátria definitiva, que se dá no Céu.

6.3.3.2) Obviamente, a produção e a distribuição de riquezas é crucial, pois ela é instrumento de evangelização e ajuda na edificação do bem comum. Se estas forem usada como um sinal de salvação, de redenção, elas tenderão a ter um fim em si mesmo, a ponto de edificar coisas com fins vazios, o que é pérfido.

7.1) Enfim, de tempos em tempos tenho de fazer constantes releituras de tudo aquilo que escrevi.

7.2) É preciso rever alguns pontos - sou muito sensível a argumentos sensatos e levo tudo em consideração. Não admito defender as idéias de um sujeito que teve a audácia de equiparar meu senhor e meu Deus - Rei da Polônia e do Reino de Portugal, Brasil e Algarves, do qual D. Afonso Henriques é seu vassalo mais fiel - a um bolchevique.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de agosto de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário