Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2018

O hábito da digitalização de livros treina a atenção, essencial para se fazer uma leitura de autor para autor

1) Para se ler um livro, você precisa dissecar os parágrafos em tópicos de modo a facilitar o entendimento, tal como tenho feito em meus artigos. É preciso cruzar os destaques de cada parágrafo de modo a compreender o que está sendo dito. Às vezes, é preciso fazer uma análise sintática de modo a entender a intenção do autor.

2) Caso surja a oportunidade, escreva meditações sobre o que você encontra ao longo do caminho. E, se necessário, recorra a outras leituras, bem como a dicionários.

3) Como leitura exige atenção, um hábito altamente eficaz que desenvolve a atenção é digitalizar livros, convertendo-o do papel para o meio digital. Faça isso você mesmo, pois tal exercício é altamente benéfico, pois treina a atenção, bem como a esperança, a paciência, o que é essencial para se viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus, o verdadeiro fundamento da vida intelectual.

4) Eu confesso que não gosto muito da forma como o mundo produz seus ebooks - a tela do tablet tende a dispersar, a ponto de produzir uma leitura mais en passant. Se tiver que fazer ebooks, será do meu jeito, com links vivos onde a pessoa vai direto na informação que menciono, seja um artigo, um post ou um livro que eu próprio digitalizo. Para o livro em papel, eu preciso botar tudo no formato ABNT, o que dá um certo trabalho.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2018 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário