Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Tomar o país como um lar exige compromisso com a excelência


1) No Primeiro Domingo do Advento do Ano 2012 de Nosso Senhor, um padre afirmou uma coisa da qual nunca mais me esqueci: a fé católica é compromisso com a excelência.

2) Se Cristo é a verdade, servir a Ele, de modo a fazer com que o país seja tomado como um lar, é compromisso com a exclência, causa que nos leva à conformidade com o Todo.

3) Se já não bastassem os anos ouvindo o Padre Paulo Ricardo, o exemplo de santidade de São João Paulo II, o quanto meu amigo Heitor Serdieu Buchaul me falou da missa tridentina, esta fala desse padre, o qual nunca mais o vi, foi o que me levou à conversão.

4) Minha vida toda foi fundada nesse compromisso com a excelência. Como no Brasil as coisas sempre foram levadas na sacanagem, por muito tempo quis ser americano, pois lá o compromisso com a excelência era sempre buscado.

5) Nos anos 2000, percebi que nós tínhamos um sentido de excelência e que muito se perdeu: o sentido imperial, sobretudo nos tempos de D. Pedro II. Foi aí que me tornei brasileiro de verdade - e esse sentido de excelência, de servir a Cristo em terras distantes, nasceu sob inspiração católica e lusitana.

6) A chave para se entender a teoria da nacionidade está justamente aí: na busca de um sentido de modo a se tomar o país como um lar e não como se fosse religião, tal como se dá historicamente nesta República. Eu sempre fui sensato e seria estúpido se tomasse esta "realidade", decorrente de uma lógica revolucionária, como se fosse coisa, como se fosse a verdade, tal como a maioria o faz. A verdade é que esta ordem republicana está fora da verdade de Cristo e ela precisa ser abolida. 

7) Estou com 33 anos de idade e levei mais de 20 anos para entender as coisas. Não foi uma caminhada fácil. Quem ousar pregar o caminho fácil, o da porta larga, este com certeza levará muitos à apatria e a esse inferno chamado socialismo bolivariano. Enfim, não dá para ser nacionista estando fora da conformidade com o Todo que se dá em Deus - essa busca espiritual, que é a causa para o compromisso com a excelência, deve ser o norte de toda uma vida, tanto na vida espiritual quanto na vida política, temporal. Nada mais conforme o Todo do que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário