Pesquisar este blog

domingo, 28 de dezembro de 2014

Nacionismo e patriotismo são sinônimos


1) A noção de pátria tem relação com duas figuras: pater (pai) e terra prometida.

2) Não há pátria se não houver a lembrança constante do patriarca, que serviu a Deus de tal modo a se ter o direito consagrado por Deus de afixar seu povo, seus filhos, numa terra por Ele dada como prometida. 

3) Nacionidade implica tomar o país como um lar, tendo não só por referência essa lembrança, como também servir a Cristo regendo bem a seu povo, por séculos e séculos, de tal modo a que o bem comum seja resguardado; n'Ele, o senso de se tomar esta terra prometida como se fosse um lar deve ser protegido de todos os inimigos, sejam eles internos ou externos.

4) Se nação implica nascer num país com essa lembrança constante e com um governo que diz sempre sim a Cristo, de tal modo a que o país não se deságüe na falsa de cultura de se tomar o país como se fosse religião, então nacionismo e patriotismo são sinônimos. 

5) A esta terra prometida, novas terras são adquiridas e descobertas ou tomadas dos apátridas e dos inimigos de Deus - pois tomar o país como um lar implica que outros povos sejam chamados a colaborar no plano salvífico do Senhor. 

6) Por isso, um autêntico nacionista, ao longo da vida, aprende a tomar outros países como um lar, sem esquecer jamais de suas origens. É por ele ser missionário, servindo a Cristo em terras distantes, que ele se torna o diplomata perfeito entre uma terra e outra. É através da santidade e do senso de se estar em conformidade com o Todo que vem de Deus que nações inteiras se unem para aprimorar a experiência nacionista, pois povos mais antigos ensinam os mais novos a tomarem o país como um lar, em Cristo.

7) Olhando por esse ponto, o Cristianismo é nacionismo por excelência - e é um desdobramento da herança judaica. O judaísmo farisaico é conservantista e nacionalista, pois Israel foi tomado como se fosse religião, de tal modo a se afastar dos planos de Deus, ao rejeitarem o Seu Filho unigênito como sendo o Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário