Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Notas sobre a situação familiar e trabalhista da sociedade brasileira, nas nossas atuais circunstâncias

1) Quando a CLT foi criada, a base da economia era a grande empresa, pois somente ela é quem poderia fazer grandes investimentos externos de modo a trazer progressos para os outros países, mais atrasados. A teoria jurídica que viabilizava isso era a teoria da instituição - a empresa virava uma espécie de governo paralelo que colabora com os interesses de Estado, tomado como se fosse religião - nele, o progresso era uma política de Estado.

2) Hoje, a realidade mudou. A base econômica não é mais a da grande empresa - a pequena empresa, aquela trabalhada pelo empreendedor e sua família, é quem move a economia da nação, esta tomada como se fosse um lar. As relações sociais são mais pessoais - e dependendo da estrutura econômica da empresa, o empregado é tão empreendedor, em sua circunstância, quanto aquele que dirige uma empresa. Isso cria relações contratuais mais paritárias - e é na paridade que se tem a devida liberdade em Cristo, em que aquele que patrocina a atividade do empregado vê nele o Cristo trabalhando de carpinteiro, ao passo que o empregado vê o empregador como um irmão necessitado de seus serviços, de seus dons, de seus talentos.

3) O problema dos nossos tempos é mentalidade - se aquilo que pensamos decorre do modo como a realidade se entranha na nossa carne, então o grande problema dela é que precisamos mais de Cristo, já que vivemos em tempos de liberdade voltada para o nada, fundada no amor ao dinheiro. E é só em Cristo que teremos todas as mudanças necessárias.

4) A crise na Igreja se resolve formando padres mais comprometidos com a sua vocação. família estruturada, de uma Igreja doméstica.E é este o problema - a liberdade para o nada faz da sociedade familiar uma sociedade empresária como outra qualquer. E o amor se esvai, posto que é falso

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Notas sobre a confiança como base para se entender o governo de representação e a seguridade social

1) Se você faz um trabalho digno de nota, confiável, naturalmente as pessoas contribuirão para manter você funcionando, dentro daquilo que é da sua competência - no meu caso, escrever de modo a semear consciência nesta terra.

2) Algumas delas, por conta de sua generosidade, farão uma assinatura não escrita de seu trabalho, pois chegarão a ponto de agendar 12 pagamentos por ano - um a cada mês - de modo a acompanhar toda a produção que você terá daqui pra frente. Trata-se de um verdadeiro cheque em branco, algo cada vez mais raro hoje em dia.

3) Servir a quem confia em você só reforça a tese da responsabilidade de escrever bem e de modo a reforçar a consciência das pessoas. O lado bom da confiança é que você tem algo certo e você poderá planejar a vida - o que cria uma tremenda segurança, fundada numa sólida sensação de liberdade real, de poder fazer aquilo que você deseja por força do investimento que fazem no seu trabalho. Essa liberdade é limitada aos limites da força do investimento que fazem em você, por conta daquilo que você faz de melhor - tanto é verdade que se trata de um verdadeiro governo de representação. Para quem empreende, isso é uma espécie de seguridade social.

domingo, 31 de julho de 2016

Como reagir a uma agressão injusta dentro do face

1) Se alguém te lança um ad hominem e faz da palavra escrita uma arma pérfida de injúria, de difamação, então a solução para estes casos é o processo. Mas o processo só se tornará algo juridicamente relevante se você for uma pessoa honrada, notória por seu conhecimento, sabedoria.

2) Enquanto você não for alguém famoso por conta disso, a solução é converter ofensa em resposta sensata, em sabedoria divina, estendendo o seu alcance ao maior número de pessoas possível, pois o proceder caridoso na verdade distribui o fato a quem deve conhecer a verdade, de modo a viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) Mate o ofensor particular, que já está morto por dentro, num ser genérico, num exemplo de modo a mostrar que a conduta deste é a igual a todos os outros imbecis universais que há na face da terra - e se te perguntarem quem foi que agiu assim, então diga o nome da pessoa. O homem, dentro deste exemplo elencado numa tese, se sai diminuído, pois será universalmente humilhado. E quem for a testemunha universal desta conduta odiará a conduta do ofensor particular, pois é um pecador como outro qualquer. Se esse pecador, ao invés de pedir perdão, insistir em conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, então é um mau caráter - e a reputação de um conservantista, de um ser que vive à esquerda do Pai no seu grau mais básico, tem mais é que ser assassinada.

A verdade se impõe por si mesma ou das razões por que prego em mural alheio

1) Há quem diga que eu "parasito" mural alheio - é assim como os insensatos me dizem. Essa gente que fala isso está mais preocupada em ver cara do que em ver o coração, o conteúdo do que falo. Não é à toa que são os grandes operadores da cultura de fingimento que mata este país todos os dias.

2) Olhem para o conteúdo do que digo e não para minha foto. Faço exame de consciência antes e depois de cada escrito que produzo. O que é bom e verdadeiro se impõe por si mesmo e entra sem pedir licença. Eu sou apenas um instrumento da ação de Deus na luta contra o mal. Eu não parasito perfil de ninguém - até porque sou uma planta epífita.

3) Se você acha que "parasito" mural alheio, é porque você ainda não removeu a trave dos seus olhos, pois você só conserva o que é conveniente e dissociado da verdade - como você julga os outros com base na sua sabedoria humana dissociada da divina, você não passa de um idiota, de um soberbo da pior espécie.

4) Se você segue alguém por suas idéias e pela defesa inabalável que este faz pela verdade, então você deveria seguir todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento. Até porque não estou contra ninguém que faz o bem. Se você me chama de "parasita", então você faz do que você segue um ídolo -  e isso ofende ao Deus verdadeiro. E isso é esvaziar a liberdade servida de quem é um bom servo da palavra de Deus.

sábado, 30 de julho de 2016

Família: berço da liberdade e porto seguro para a livre iniciativa

1) Quando você é oriundo de uma família estruturada, você tem um porto seguro, um ambiente propício de vida livre, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2) Neste ambiente seguro, protegido, tomar a iniciativa, de modo a servir aos outros e ser recompensado por isso, é a melhor forma que uma pessoa tem de se aperfeiçoar enquanto pessoa. O empreendedorismo, fundado no fato de servir ao próximo e ser recompensado por isso, é a melhor forma de formar o caráter de um homem.

3) Ainda que a pessoa não tenha a obrigação de sustentar a sua família, empreender é conveniente, pois há muitas coisas a serem experimentadas. Se você souber produzir algo de valioso para os seus semelhantes, então você será recompensado por isso. E quando digo algo de valioso, isso significa algo que seja realmente edificante, como um bom livro, uma boa música, uma boa comida, uma boa educação.

4) Desde que comecei a trabalhar naquilo que sei fazer de melhor, que é escrever, eu fui muito recompensado, apesar da pouca clientela que possuo. Apesar de ainda ganhar pouco, por estar em começo de carreira, eu pude comprar muitos jogos de computador e muitos livros, livros e jogos esses necessários ao desenvolvimento de minhas habilidades intelectuais. Nunca comprei tantos jogos e livros na minha vida vida - e isso se deve ao fato de que decidi empreender.

5) Sinto que me amadureci muito, desde que comecei a empreender nas letras. Enfim, achei mesmo a minha vocação - agora é só seguir em frente. Quando meus pais partirem dessa pra melhor, ao menos eu terei um teto pra morar e do meu empreendimento eu terei dinheiro suficiente para manter o que vou receber por herança, ao suceder meus pais na titularidade do imóvel.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Notas sobre a necessidade de rezar escrevendo

1) Durante muito tempo, eu tive dificuldade de rezar.

2) Hoje, valendo-me do que aprendi com o Olavo - de que escrever é estar diante de um ouvinte onisciente -, eu achei a solução para os meus problemas: rezarei por escrito. Como escrever é o que sei melhor fazer, então farei isso.

3) Escrever é a projeção do meu ser. Como tudo o que faço se funda no fato de que sou guiado pelo Espírito Santo, então farei isso sempre.

4) A vida online foi a única liberdade que me sobrou - e vou me apegar a ela até o momento em que a vida real não for essa pobreza, tal como temos hoje. E quando falo de pobreza não é pobreza material - trata-se de pobreza de espírito, de lidar com pessoas que nada te acrescentam a não ser aborrecimentos. Quero essa gente longe de mim - e se Deus me agraciar com a amizade real de alguém que conheço online, eu ficarei eternamente agradecido.

Notas sobre uma definição de filosofia

1) Filosofia é explorar o lugar onde você se encontra, de modo a encontrar um conhecimento que te permita compreender a circunstância pela qual você se encontra, a sua experiência de vida.

2) O verdadeiro conhecimento decorre de uma vida reta, de uma fé reta e de uma consciência reta - a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus te permite explorar as coisas de modo a compreender aquilo que é possível, dentro de suas circunstâncias de vida. Devemos experimentar todas as coisas e ficar com o que é conveniente e sensato, uma vez que ficar com o que é conveniente e dissociado da verdade é um tipo de insensatez, coisa que, aliada à malícia, leva à heresia, à mentalidade revolucionária.

3) A vida em conformidade com o Todo que vem de Deus pede necessariamente amor ao caminho, à verdade e à vida, pois o Deus verdadeiro se fez carne de modo a se habitar em nós. Se Cristo é a verdade, então Ele é a realidade, a liberdade. Se devemos estudar a realidade, então estamos estudando uma das muitas facetas de Cristo - e isto é um tipo de cristologia, pois você está estudando algo que decorre do Deus verdadeiro que decorre do Deus verdadeiro, pois este foi gerado, e não criado, da mesma substância que o Pai. Se o Santo Espírito de Deus não for o teu guia nesta empreitada, então você será incapaz de estudar a realidade - a tal ponto que ficará rico de sabedoria humana, dissociada da divina.

4) Não podemos saber tudo - até porque nossa ciência é imperfeita, uma vez que nossa experiência é imperfeita, pois não pode ser repetida tal como fazemos em laboratório, uma vez que o mesmo homem não entra no mesmo rio duas vezes. O todo que vem de Deus transcende a soma de todas as partes - por isso mesmo, o conhecimento de uma parte desse todo deve ser como uma estrada que nos conduz até a porta do Céu, que é a Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria. Por isso mesmo, ela será nossa advogada, de modo a que sejamos agraciados com a verdadeira sabedoria, coisa que decorre do Pai.

5) O processo de estudar a realidade é longo e inacabado - quanto mais você sabe, mais você se sente confortável para falar sobre algo que você viveu, pois esta experiência te orienta a fazer o que é necessário e a não fazer o que é desnecessário ou a não fazer aquilo que é errado, fora da Lei Natural.

6) A única forma de adquirir experiência é experimentando as coisas que são realmente duvidosas - e é neste sentido que a liberdade é a prerrogativa para o exercício necessário de modo provar as coisas. O verdadeiro conservador, aquele que conserva a dor de Cristo, só pode provar o sabor das coisas a partir do momento em que Cristo está nele e ele está com o Cristo - e a única coisa que pode fazer com que isso ocorra é na eucaristia. Sem isso, nada mais faz sentido.  Uma vez estando com o Cristo, nosso intelecto se direciona ao Todo, à conformidade com o Todo. Fora d'Ele, estamos sujeitos às paixões e ao erro. Mesmo as maiores potências intelectuais, fora de Cristo, produzem fruto impuro, impróprio.