Dettmann: Em tupi-guarani, ibirarama quer dizer uma árvore nova e promissora enquanto ibirapuera é árvore velha e superada, Como isto pode ser encaixado no contexto da teoria da árvore do problema?
Chat GPT:
A teoria da "árvore do problema" é uma ferramenta de análise usada em gestão de projetos, desenvolvimento social e outras áreas para identificar as causas e efeitos de um problema específico. A árvore tem "raízes", que representam as causas do problema, o "tronco", que é o problema central, e os "galhos", que representam os efeitos desse problema.
Agora, trazendo os conceitos de ibirarama (árvore nova e promissora) e ibirapuera (árvore velha e superada) do tupi-guarani para essa teoria, podemos fazer as seguintes analogias:
Ibirarama (árvore nova e promissora): Pode representar novas ideias, soluções emergentes, causas subjacentes que ainda não foram plenamente exploradas ou implementadas. Em uma árvore do problema, as soluções ou ideias promissoras, como novas políticas, tecnologias ou abordagens, seriam as "raízes" saudáveis que podem sustentar um novo caminho, mais sustentável, para resolver o problema. Essas são as oportunidades a serem exploradas.
Ibirapuera (árvore velha e superada): Representa causas, soluções ou abordagens que já não são eficazes, ou que estão desatualizadas e superadas. No contexto da árvore do problema, isso pode ser visto como causas que antes contribuíam para a resolução de um problema, mas que agora, por serem ineficazes, tornaram-se parte do próprio problema ou dos seus efeitos negativos. Também pode estar relacionado a estratégias antigas que precisam ser revistas ou eliminadas.
Encaixe no contexto da árvore do problema:
Raízes (causas): A ibirarama pode ser vista como causas ou soluções emergentes, inovadoras, com potencial para corrigir o problema se bem nutridas. Já a ibirapuera reflete causas que, por serem baseadas em soluções ultrapassadas, podem estar perpetuando o problema.
Tronco (problema central): O tronco da árvore do problema é onde o impacto de causas ultrapassadas (ibirapuera) pode estar gerando um problema significativo que precisa ser resolvido. Ao mesmo tempo, soluções novas (ibirarama) podem estar sendo sufocadas ou mal aproveitadas.
Galhos (efeitos): Os efeitos negativos podem ser consequências de se basear em soluções "ibirapuera", que não funcionam mais, enquanto novos efeitos positivos poderiam surgir se adotássemos soluções "ibirarama", mais inovadoras e promissoras.
Portanto, no contexto da teoria da árvore do problema, a ideia seria identificar onde as abordagens antigas (ibirapuera) estão falhando e onde novas ideias (ibirarama) podem ser cultivadas para criar um futuro promissor e resolver o problema de forma mais eficaz.
Dettmann: Qual é o impacto desses conceitos do tupi-guarani nessa teoria? Como eles podem explicar realidade?
Chat GPT:
Os conceitos de ibirarama (árvore nova e promissora) e ibirapuera (árvore velha e superada), provenientes do tupi-guarani, trazem uma reflexão simbólica e profunda sobre a transformação e evolução das ideias, sistemas e soluções no contexto da teoria da árvore do problema. Seu impacto na aplicação prática dessa teoria pode ser tanto analítico quanto estratégico, ajudando a compreender dinâmicas complexas e a propor caminhos mais adequados para enfrentar os desafios. Aqui estão alguns impactos significativos desses conceitos:
1. Evolução e Ciclo de Soluções:
- O conceito de ibirarama reflete a necessidade de identificar soluções inovadoras, ideias emergentes ou abordagens ainda em desenvolvimento, que podem ser altamente promissoras e adequadas para a resolução de problemas. Isso desafia a estagnação e fomenta a renovação das estratégias.
- Já o ibirapuera representa as soluções antigas, ultrapassadas ou que já não têm a mesma eficácia no enfrentamento dos desafios atuais. A partir desse conceito, é possível reconhecer que, tal como uma árvore envelhecida, algumas soluções atingiram seu limite e precisam ser substituídas.
Impacto na teoria da árvore do problema: Isso destaca a importância de sempre revisar as "raízes" (causas) do problema, que podem estar ligadas a práticas antiquadas (ibirapuera) e de promover novas alternativas (ibirarama), o que enriquece a capacidade de adaptação a contextos em transformação.
2. Mudança de Paradigmas e Abertura ao Novo:
- Ibirarama reforça a ideia de que o mundo está em constante mudança, e que problemas sociais, econômicos ou ambientais muitas vezes exigem novos paradigmas para serem compreendidos e enfrentados. A abertura ao "novo" é uma necessidade para a criação de soluções sustentáveis.
- Por outro lado, ibirapuera simboliza o perigo de se apegar a estruturas antigas e ineficazes. O apego a essas soluções passadas pode ser um obstáculo para o progresso, e reconhecer quando algo está "superado" é crucial para evitar a perpetuação de problemas.
Impacto na realidade: Isso ajuda a explicar como certos problemas persistem na sociedade. Muitas vezes, políticas, ideologias ou práticas econômicas envelhecidas (ibirapuera) continuam sendo aplicadas, mesmo quando os sinais indicam que precisam ser repensadas ou substituídas. A aplicação do conceito de ibirarama abre espaço para que novas ideias e abordagens sejam implantadas, impulsionando a inovação.
3. Adaptação Cultural e Ambiental:
- Esses conceitos também refletem a relação simbiótica entre o ser humano e seu ambiente, algo muito presente nas culturas indígenas como a tupi-guarani. Assim como as árvores têm ciclos de crescimento e declínio, as sociedades também enfrentam momentos de renovação e desgaste.
- Ibirarama traz a ideia de regeneração, de encontrar e cultivar novos espaços de crescimento, tanto em nível material quanto espiritual, enquanto ibirapuera reconhece que certos caminhos já deram seus frutos e, agora, precisam ser substituídos para permitir um novo ciclo de desenvolvimento.
Explicação da realidade: No contexto de questões ambientais e sociais, os conceitos de ibirarama e ibirapuera podem ajudar a entender os ciclos de desenvolvimento de sistemas sustentáveis ou insustentáveis. As práticas antigas que esgotaram recursos naturais (ibirapuera) precisam ser superadas por soluções mais inovadoras e regenerativas (ibirarama), que respeitem o ambiente e as gerações futuras.
4. Transição Geracional:
- Ibirarama pode ser interpretado também como a nova geração que traz consigo novas formas de pensar, agir e solucionar problemas. As gerações mais jovens são frequentemente vistas como agentes de mudança, propondo novas ideias e desafiando o status quo.
- Ibirapuera, nesse sentido, pode representar gerações anteriores que, apesar de suas contribuições, podem estar apegadas a modos de vida, valores ou soluções que não mais se adequam ao presente.
Impacto no contexto social e político: A sociedade vive um ciclo contínuo de transição geracional, onde as ideias novas, como ibirarama, emergem para substituir as antigas (ibirapuera). Esse processo natural, porém, pode ser dificultado quando há resistência à mudança, o que perpetua problemas sistêmicos.
5. Símbolo de Renovação nas Organizações:
- Dentro de uma organização, os conceitos de ibirarama e ibirapuera podem ser aplicados para compreender a necessidade de inovação. Ibirarama simboliza novos modelos de gestão, novos produtos e práticas que devem ser incentivados. Já ibirapuera representa estruturas, processos ou políticas que já não oferecem mais valor e precisam ser descartadas ou reformuladas.
Impacto organizacional: No cenário empresarial, essa visão estimula a análise crítica e o desapego em relação a estratégias que não estão mais funcionando, promovendo um ambiente de constante adaptação e melhoria.
Conclusão: Realidade em Constante Transformação
Os conceitos de ibirarama e ibirapuera ajudam a explicar a realidade em termos de evolução, ciclos de renovação e o impacto de ideias novas versus ultrapassadas. Eles enfatizam a importância de reconhecer quando as soluções estão envelhecidas e de cultivar constantemente novas abordagens, tanto no nível individual quanto coletivo. A realidade é fluida, e esses conceitos do tupi-guarani nos lembram que, assim como na natureza, a adaptação e a renovação são essenciais para o crescimento contínuo.
Dettmann: Isto certamente afeta muitos as circunstâncias que nos levam a tomar o país como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo. De que forma estes conceitos afetam o campo da nacionidade?
Chat GPT:
Os conceitos de ibirarama (árvore nova e promissora) e ibirapuera (árvore velha e superada), quando aplicados ao campo da nacionidade, oferecem uma perspectiva profunda sobre a relação entre a renovação das identidades nacionais e o propósito espiritual que se busca ao tomar o país como "um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo". Esses conceitos afetam diretamente como se entende a evolução e transformação de uma nação, especialmente sob uma ótica cristã, onde o objetivo é alinhar o desenvolvimento nacional aos valores eternos de Cristo. Vamos explorar isso de forma mais detalhada:
1. Renovação Espiritual e Moral da Nação:
- Ibirarama, como símbolo de renovação e esperança, pode ser visto como uma representação da regeneração moral e espiritual da nação. Para tomar o país como um lar em Cristo, é necessário identificar e cultivar ideias e valores que estejam em harmonia com os ensinamentos de Cristo. Isso significa promover políticas, práticas e uma cultura que reflitam virtudes como a justiça, a caridade e a verdade, capazes de renovar a nação com princípios cristãos sólidos.
- Ibirapuera, por outro lado, pode simbolizar tradições ou sistemas ultrapassados, que já não servem mais aos propósitos divinos ou ao bem comum da nação. São estruturas que, embora possam ter sido adequadas em tempos passados, agora se tornaram ineficazes ou até prejudiciais à construção de uma nação alicerçada nos méritos de Cristo.
Impacto na nacionidade: Assim como uma árvore velha pode não produzir mais frutos, as estruturas sociais, políticas e culturais que não estão em conformidade com o evangelho de Cristo podem estar contribuindo para a decadência moral de um país. A nacionidade, então, deve ser renovada através de novas práticas (ibirarama) que estejam em sintonia com os valores cristãos, garantindo que a nação avance espiritualmente.
2. Resgate de Valores Tradicionais e Superação do Velho:
- A perspectiva cristã que propõe um país como "um lar em Cristo" implica tanto resgatar o que há de bom nos valores tradicionais quanto superar práticas que não são mais eficazes ou que distorcem a missão espiritual de uma nação.
- Ibirarama aqui pode representar a redescoberta de valores eternos, muitas vezes abandonados ou negligenciados, mas que são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e baseada no amor ao próximo. Esses valores podem ser aqueles que nasceram de uma cultura católica tradicional, mas que precisam ser aplicados de maneiras novas e relevantes.
- Ibirapuera reflete a necessidade de abandonar práticas e ideologias seculares ou materialistas que se tornaram dominantes, mas que não estão em conformidade com os ensinamentos de Cristo. Muitas vezes, essas ideologias oferecem uma falsa promessa de prosperidade e progresso, mas na realidade enfraquecem o tecido moral e espiritual da nação.
Impacto na nacionidade: A construção de uma identidade nacional que reflita os méritos de Cristo exige o discernimento entre o que deve ser resgatado e o que deve ser superado. O conceito de ibirapuera chama atenção para a necessidade de rejeitar sistemas de pensamento ultrapassados e contrários ao evangelho, enquanto ibirarama reforça a busca por práticas novas e virtuosas que revitalizem o país em sua essência cristã.
3. Política e Justiça Sob a Luz de Cristo:
- No campo da política e da justiça, ibirarama pode simbolizar novas políticas e sistemas jurídicos que reflitam a justiça divina, buscando a promoção do bem comum, a defesa dos mais vulneráveis e o combate à corrupção. O objetivo de construir um lar em Cristo exige que as leis e a governança de um país estejam fundamentadas na verdade e na justiça, princípios que derivam diretamente da fé cristã.
- Ibirapuera se aplica às estruturas políticas e jurídicas que perpetuam a injustiça, o abuso de poder ou que estão enraizadas em ideologias que desconsideram a dignidade humana. Essas práticas, que já não servem ao bem da sociedade, devem ser identificadas e transformadas.
Impacto na nacionidade: A construção de um sistema de justiça justo, que promova a verdade e a equidade, é um aspecto central na missão de tomar a nação como "um lar em Cristo". Para isso, é necessário renovar constantemente as estruturas políticas e jurídicas (ibirarama) e abandonar aquelas que já não estão em conformidade com os valores cristãos (ibirapuera).
4. Educação e Formação do Caráter Nacional:
- Ibirarama pode ser associado à renovação do sistema educacional, onde a formação das novas gerações deve ser fundamentada não apenas no conhecimento técnico, mas também na sabedoria espiritual. Tomar o país como um lar em Cristo implica que a educação deve preparar cidadãos que entendam sua vocação de servir a Cristo em suas vidas profissionais e pessoais.
- Ibirapuera representa modelos educacionais que são puramente materialistas ou secularistas, focando apenas no sucesso individual sem considerar a dimensão espiritual e o serviço ao bem comum. Esses sistemas educacionais são ultrapassados quando vistos à luz da missão cristã, e devem ser substituídos por uma formação que harmonize conhecimento e virtude.
Impacto na nacionidade: A educação é uma peça chave na construção da identidade nacional. Uma nação que deseja se colocar sob a luz de Cristo deve cultivar uma educação que valorize a formação integral do ser humano, abandonando sistemas que já não produzem cidadãos comprometidos com o bem comum e com os valores cristãos.
5. Missão Universal da Igreja e a Expansão das Fronteiras do Conhecimento:
- Ibirarama, no contexto de uma visão cristã de nacionidade, pode ser visto como o símbolo do alargamento das fronteiras do conhecimento e da evangelização. Tomar a nação como um lar em Cristo implica expandir o alcance da missão cristã para diferentes áreas da sociedade, promovendo a verdade e o amor de Cristo em todos os campos, seja político, social ou econômico.
- Ibirapuera, nesse sentido, pode representar o apego a uma visão estreita ou materialista de desenvolvimento nacional, onde a espiritualidade e a evangelização são vistas como secundárias ou desnecessárias. Essas visões limitadas precisam ser superadas, permitindo que a nação cresça tanto em conhecimento quanto em santidade.
Impacto na nacionidade: Para que o país seja verdadeiramente tomado como um lar em Cristo, é necessário alargar as fronteiras do serviço e do conhecimento, rompendo com os velhos paradigmas (ibirapuera) que excluem a dimensão espiritual e abraçando novas formas de servir a Cristo em todas as esferas da vida nacional (ibirarama).
Conclusão: Renovação da Nação em Cristo
Os conceitos de ibirarama e ibirapuera impactam o campo da nacionidade ao sugerirem uma renovação contínua da identidade e das estruturas nacionais, de acordo com os méritos de Cristo. Ibirarama nos chama a cultivar novas formas de viver, governar e servir a Deus, enquanto ibirapuera nos lembra da necessidade de superar sistemas e valores que não estão mais em conformidade com essa missão divina. Esses conceitos refletem uma realidade de transformação constante, onde a nação deve estar em constante alinhamento com os valores eternos, fazendo da nação um verdadeiro lar em Cristo.
Dettmann: Qual é o impacto desses conceitos indígenas na filsofia da Crise, de Mário Ferreira dos Santos?
Chat GPT:
Os conceitos indígenas de ibirarama (árvore nova e promissora) e ibirapuera (árvore velha e superada) podem ter uma ressonância interessante dentro da filosofia da Crise de Mário Ferreira dos Santos, especialmente em relação às noções de renovação, decadência e a superação de crises que ele aborda em suas obras.
Mário Ferreira dos Santos, filósofo brasileiro conhecido por sua visão metafísica e crítica da modernidade, trabalha com a ideia de que as crises, tanto no plano individual quanto no coletivo, são momentos cruciais que revelam a necessidade de uma renovação ou uma transformação profunda. Esses momentos de crise podem levar à superação de uma condição limitada ou decadente e ao surgimento de algo novo e promissor.
1. Crise como Decadência e Superação – A Árvore Velha e a Árvore Nova
Na filosofia da Crise, Mário Ferreira dos Santos vê a crise como um processo dialético onde algo está em declínio, prestes a ruir, e outro elemento tem o potencial de emergir e substituir o que é decadente. Ibirapuera pode simbolizar o estado de coisas que chegou a um ponto de esgotamento, onde suas raízes, embora tenham sustentado o crescimento por algum tempo, já não são mais capazes de sustentar o progresso.
Ibirapuera (árvore velha e superada) representa a estagnação, onde as estruturas e formas de pensamento se tornaram inadequadas para resolver os problemas contemporâneos. Na visão de Mário Ferreira dos Santos, essas estruturas podem ser identificadas com os sistemas de pensamento modernos que, ao se desviarem de princípios eternos, geraram crises na cultura, na política e na espiritualidade humana. No contexto de sua crítica à modernidade, ibirapuera seria uma metáfora para os modelos esgotados de materialismo, racionalismo extremado e perda de valores espirituais.
Ibirarama (árvore nova e promissora) simboliza a renovação que deve emergir em tempos de crise. Para Mário Ferreira dos Santos, a crise, embora dolorosa, traz a oportunidade para que novos princípios sejam afirmados, desde que enraizados em verdades metafísicas e espirituais. A crise moderna, segundo ele, requer um retorno à sabedoria perene, à integração do ser humano com sua dimensão espiritual e com a realidade divina. Ibirarama representaria, portanto, a potencialidade de uma nova era que restaura a verdade e os princípios eternos no centro da vida individual e coletiva.
2. A Dialética da Crise e os Conceitos Indígenas
A crise, para Mário Ferreira dos Santos, é um processo dialético, onde há uma tensão entre o que está se desfazendo e o que está se formando. Esse movimento de destruição e criação, de morte e renascimento, ressoa diretamente com os conceitos de ibirapuera e ibirarama.
Ibirapuera, como símbolo de decadência, reflete o momento crítico em que as velhas estruturas já não conseguem mais sustentar a vida espiritual, social e cultural. Esse conceito pode ser utilizado para ilustrar as fases finais de um sistema em colapso, como o materialismo exacerbado ou a crise moral da sociedade moderna, conforme Mário Ferreira dos Santos argumenta.
Ibirarama, por sua vez, alude à necessidade de novas raízes que possam sustentar o renascimento. Na filosofia da Crise, a solução para as crises da modernidade passa pela redescoberta de princípios metafísicos e espirituais, que dão nova vitalidade ao ser humano. Ibirarama pode representar essas novas forças espirituais, que emergem após o esgotamento das antigas.
3. Aplicação ao Campo Social e Político
No âmbito social e político, os conceitos indígenas podem se aplicar à crítica de Mário Ferreira dos Santos à degeneração das instituições modernas. Ele enxergava nas crises políticas e sociais sintomas de um problema mais profundo: o abandono dos valores espirituais e morais. Ibirapuera pode simbolizar essas instituições decadentes e ultrapassadas, que já não promovem o bem comum e se afastaram dos princípios fundamentais da justiça, da verdade e do bem.
Ao mesmo tempo, a crise política, que para ele é fruto de uma crise espiritual, pode ser a oportunidade para o surgimento de um novo modelo de sociedade que busque a verdade e a justiça, alinhando-se a valores eternos. Ibirarama, nesse contexto, representaria a renovação social e política fundamentada na metafísica do bem comum, que Mário Ferreira dos Santos tanto defendia.
4. A Superação da Crise Moderna
Mário Ferreira dos Santos afirmava que a superação da crise moderna só seria possível por meio de um retorno à metafísica e aos princípios espirituais que transcendem a materialidade e o imediatismo da modernidade. Os conceitos de ibirapuera e ibirarama podem ser vistos como imagens simbólicas desse processo de superação:
Ibirapuera: a árvore velha é a crise que precisa ser enfrentada, a decadência das ideologias modernas que, ao se desligarem da verdade espiritual, resultaram em desordem e desintegração.
Ibirarama: a árvore nova representa a resposta à crise, a busca por um novo fundamento espiritual e moral que possa sustentar uma nova era de equilíbrio e harmonia, tanto no plano individual quanto no coletivo.
5. Realidade e a Filosofia da Crise
Esses conceitos indígenas ajudam a explicar a realidade sob a lente da filosofia da Crise ao fornecer imagens claras do processo de transformação que ocorre durante uma crise. A realidade é vista como um campo onde se travam batalhas entre o que é velho, decadente e desintegrado (ibirapuera) e o que é novo, promissor e enraizado em princípios eternos (ibirarama). Assim, esses conceitos se harmonizam com a visão de Mário Ferreira dos Santos, que via a crise como uma oportunidade para transcender o caos moderno e reencontrar a verdade perene.
Conclusão: Renovação e Transcendência na Filosofia da Crise
Os conceitos tupi-guarani de ibirarama e ibirapuera são metáforas poderosas dentro da filosofia da Crise de Mário Ferreira dos Santos. Eles ilustram o ciclo de decadência e renovação que permeia tanto a vida individual quanto a história das civilizações. A crise, para Mário, é o momento em que devemos abandonar o que já não serve ao propósito divino (representado por ibirapuera) e buscar novos fundamentos que estejam em conformidade com a verdade eterna (simbolizado por ibirarama). Esses conceitos indígenas, portanto, enriquecem a compreensão da crise como um processo que conduz ao renascimento espiritual e à transcendência.
Dettmann: Pode me indicar uma boa bibliografia sobre o assunto?
Chat GPT:
Aqui está uma bibliografia que pode ajudá-lo a aprofundar o estudo da filosofia da Crise e sua relação com os conceitos de renovação e decadência, assim como temas correlatos na filosofia brasileira e ocidental:
Obras de Mário Ferreira dos Santos:
- Mário Ferreira dos Santos - Filosofia Concreta (Coleção Completa) – Esta coleção de livros do filósofo oferece uma visão abrangente sobre sua filosofia, abordando temas como a Crise da Modernidade, metafísica e a relação entre o ser humano e a verdade eterna.
- Filosofia da Crise – Nesta obra específica, Mário Ferreira dos Santos analisa as crises sociais, culturais e políticas, traçando um paralelo entre as crises individuais e coletivas e as necessidades de renovação espiritual e moral.
- A Invasão Vertical dos Bárbaros – Embora trate diretamente da degeneração cultural e moral no Brasil, este livro também oferece uma visão crítica da crise moderna e a decadência das instituições.
Filosofia e Metafísica Clássica:
- Filosofia Perene – Aldous Huxley – Embora Huxley tenha um enfoque mais ecumênico, esta obra pode ajudar a conectar o pensamento de Mário Ferreira sobre a crise espiritual com uma visão mais ampla das tradições espirituais do mundo.
- A Crise do Mundo Moderno – René Guénon – Guénon é uma leitura fundamental para compreender a crítica da modernidade e a decadência espiritual das civilizações contemporâneas, tema também presente em Mário Ferreira dos Santos.
Filosofia Brasileira e Pensamento Nacional:
- A Filosofia da Lealdade – Josiah Royce – Obra recomendada por Olavo de Carvalho, como você mencionou, que aborda a lealdade como um princípio moral e espiritual necessário para a superação de crises pessoais e coletivas.
- O Jardim das Aflições – Olavo de Carvalho – O pensamento de Olavo de Carvalho é uma boa extensão da filosofia de Mário Ferreira dos Santos, especialmente em sua crítica da modernidade e da crise de valores no Ocidente.
Estudos Indígenas e Cultura Brasileira:
- Tupã Tenondé: A Criação do Mundo Segundo os Guarani – Kaká Werá – Para entender melhor os conceitos de ibirarama e ibirapuera, este livro oferece uma visão mais profunda da cosmovisão Guarani e como suas concepções podem dialogar com a crise de valores espirituais.
- Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda – Um clássico da historiografia brasileira que reflete sobre as crises da identidade nacional, que podem ser pensadas em paralelo às ideias de renovação e decadência do pensamento filosófico.
Filosofia da Religião e Metafísica:
- Rerum Novarum – Papa Leão XIII – Como você mencionou o conceito de capital espiritual, a encíclica "Rerum Novarum" fornece uma base para entender o papel do trabalho, da justiça e da moral na superação de crises sociais e espirituais.
- O Fim do Moderno – Romano Guardini – Guardini discute a decadência dos valores modernos e a necessidade de renovação espiritual, temas que ressoam com a filosofia da crise de Mário Ferreira dos Santos.
Estudos Sobre Crise e Modernidade:
- A Ideia de Crise na Filosofia Moderna – Gérard Raulet – Oferece uma visão geral das crises filosóficas desde a modernidade até o presente, contextualizando o debate filosófico sobre o tema.
- A Sociedade do Cansaço – Byung-Chul Han – Embora seja uma análise contemporânea, Byung-Chul Han discute a exaustão causada pela sociedade moderna e seus sistemas, abordando a necessidade de superação de uma crise generalizada de sentido e propósito.
Esses títulos devem lhe proporcionar uma visão multidisciplinar sobre o tema da crise, da decadência e da renovação, e como esses conceitos se aplicam tanto ao contexto da filosofia de Mário Ferreira dos Santos quanto ao cenário nacional e espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário