Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Notas sobre ensino e capitalização moral

1) Um dia vou estudar estas disciplinas de maneira integrada: economia, administração, sociologia, antropologia e biblioteconomia

2) Vou estudando o que me interessa e vou juntando as coisas de modo que elas se integrem na minha alma. E uma vez este conhecimento integrado à minha alma, ao meu jeito de ser, eu poderei passá-lo adiante, uma vez que meu exemplo e minha experiência de vida servirão de modelo para os que estão ao meu redor possam imitá-lo e segui-lo. Eu preciso estar revestido de Cristo de modo que todos possam amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento - assim, o ensinamento nunca será esquecido.

3) Este é o verdadeiro fundamento da transmissão do conhecimento: um encontro permanente, fundado na amizade com o saber, para com a verdade - enquanto for vivo e virtuoso, os que aprendem comigo podem se encontrar comigo de modo a aprenderem sobre coisas novas que eu sei ou passar o que sabem para mim de modo a aprender mais coisas sobre a realidade. O ensino, neste aspecto, é um mercado moral - enquanto a verdade for o fundamento da liberdade, ele sempre conservará sua finalidade produtiva, a ponto de haver ganhos sobre a incerteza por conta disso.

4) A educação de hoje em dia não passa de um teatro - depois que a aula termina, cada um vai para o seu lado, uma vez que nela exerço meu papel social de professor, onde finjo que ensino, e os alunos cumprem seu papel social de aluno, onde fingem que aprendem. Isso é fazer com que o encontro seja voltado para o nada - trata-se de um encontro onde os animais que mentem se encontram, a ponto de um asno afagar o ego de outro asno sistematicamente.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário