Pesquisar este blog

domingo, 1 de dezembro de 2019

Como o tradutor do google pode ajudar no seu esforço de tomar múltiplos países como um lar em Cristo?

1.1) Mesmo que eu não saiba alemão, já tive a idéia louca de conhecer gente da Alemanha, através do Twoo, a outra rede social que eu freqüento.

1.2) Baseei-me na minha experiência com gente da Polônia. Consegui conhecer pessoas com as quais tenho boas conversas até hoje - eu uso o google para conversar com elas em polonês, enquanto me esforço para progredir no conhecimento do idioma.

2) Eu conversei com essas pessoas da Alemanha usando o tradutor do google. Infelizmente, eu não conheci pessoas com as qualidades necessárias para incorporá-las ao que faço no facebook.

3.1) Se eu consegui fazer amizades com o apoio do google, mesmo que saiba pouco ou nada da língua desse meu amigo, então ler livros em polonês, alemão, italiano, francês ou outra língua importante com o apoio do google já será uma mão na roda.

3.2.1) Na década de 90, meu pai trazia do Paraguai jogos em japonês.

3.2.2) Naquela época, não havia os recursos de hoje - isso sem mencionar que eu moro no Rio de Janeiro, onde quase não há descendentes de japoneses, pois o grosso mesmo da imigração ficou em São Paulo e no Paraná. Por conta disso, os jogos me eram injogáveis.

3.2.3) Agora a história é diferente - com a ajuda do google e dos amigos certos nos lugares certos, você não precisa mais se contentar com o que está disponível. Você pode se esforçar para saber mais - assim, você não será mais enganado. Se já estou me esforçando para melhor compreender Portugal, então posso me esforçar para melhor compreender qualquer sociedade de qualquer época.

3.2.4) É conhecendo a História de um determinado povo que você o compreende melhor. Por isso que estou indo além das notícias que recebo na rede. Se você não fizer esse esforço pessoal de superar o seu limite, você acabará sendo enganado pelos desinformantes.

3.2.5) A rede social não é para ser usada de maneira passiva - você precisa usá-la de maneira ativa. As melhores pessoas, as que te acrescentam no campo do saber, estão longe de você - é provável que você não vá conhecê-las nesta vida, mas na que vier depois, lá no Céu. Por isso busque o apoio delas e se esforce para ser melhor a cada dia.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de dezembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário