1) O que é a Bolívia, senão a comunidade imaginada por Bolívar? Ou o Egito, enquanto comunidade imaginada pelos Faraós do Egito, que foi capaz de resistir ao teste do tempo, a ponto de ser chamada de civilização? Ou o Brasil pós-1822, que toma Bonifácio como pai fundador daquilo que é, na verdade, uma grande mentira: de que o Brasil foi colônia de Portugal?
2) Comunidades imaginadas, ainda que tenham resistido ao teste do tempo, não são nada. A verdadeira comunidade é revelada. Em Ourique, ela se revelou - com o tempo novas comunidades são reveladas, fundadas na missão de servir a Cristo em terras distantes, a ponto de se santificar através do trabalho não só na América, mas também na África, na Ásia e na Oceania - nos cinco continentes.
3) Não ousem abstrair, não ousem imaginar tendo por base o amor de si até o desprezo de Deus. Deixem que Deus conduza todo o processo. O verdadeiro Deus e verdadeiro Homem é que tem o condão de prometer, pois Ele foi igual a nós em tudo, exceto no pecado. Se vocês não imitam a Cristo, não prometam nada - apenas executem o que foi estabelecido. Afinal, vocês não são deuses, mas meros pecadores, tal como Bolívar, Bonifácio e o Faraó do Egito.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 2019 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário