1) Como é bom ter leitores inteligentes! Meu amigo Erick Ferreira compartilhou comigo suas impressões sobre o livro A Teoria da Classe Ociosa, livro esse que levei praticamente um ano digitalizando.
2) Os liberais, vendo que a crítica do Veblen é uma verdadeira paulada àquilo que eles conservam de conveniente e dissociado da verdade, estão agora proclamando que a ética confuciana é mais conforme ao espírito do capitalismo do que o calvinismo. Ou seja, ao invés de reconhecerem o erro, preferem insistir no conservantismo, proclamando um novo tipo de ética - o que justifica o casamento do comunismo chinês com o capitalismo, a ponto de criarem uma síntese do totalitarismo com a liberdade servida com fins vazios, onde a riqueza se tornou a medida de todas as coisas.
3) Se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade é um crime em si mesmo, insistir nisso através do progressismo é um verdadeiro crime continuado. E pensar que foram os liberais que salvaram o regime comunista chinês, quando injetaram um caminhão de dinheiro lá, após à ida do Nixon à China. Tal ida mostrou-se extremamente desastrosa.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 6 de maio de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário