Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2019

Notas sobre o problema do celibato na Igreja Latina - como ela fez com que a Igreja assumisse uma natureza mais burocrática, a ponto de desviar-se de sua natureza salvífica

1) Estava aqui pensando: se os comunistas infiltraram muitos comunistas na Igreja, a ponto de pervertê-la desde dentro, então eles devem ter visto que o celibato levou à criação de uma estrutura burocrática, a ponto de a Igreja ter se tornado uma estrutura de Estado e se tornar uma pessoa jurídica de Direito Público tal como são os outros Estados e as organizações internacionais.

2.1) A estrutura de Estado fez com que ela deixasse de ser uma pessoa sui iuris, a ponto de perder a sua natureza de instituição divina - se a Igreja se tornou um Estado como um outro qualquer, então ela na prática acabou perdendo a condição de cabeça da Cristandade. Se tudo está no Estado e na pode estar fora do Estado, então a inclusão de padres carreiristas tende a ser mascarada pelo problema da impessoalidade, coisa que decorre dessa estrutura burocrática - por isso que há tantas ovelhas sem pastor, pois padre carreirista, padre burocrata, geralmente é mau sacerdote.

2.2) Se os sacerdotes fossem elevados a partir da diaconia permanente, a Igreja restabeleceria sua natureza de instituição divina, pois sua personalidade está vinculada Àquele que foi verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, já que Ele foi capaz de vencer a morte. Sendo um corpo burocrático, é como se Jesus não tivesse vencido a morte, já que a atividade burocrática tende a ter um fim em si mesma e está dissociada da natureza salvífica da Igreja, uma vez que ela reduz a pessoa de Jesus, que a fundou, a uma pessoa meramente humana, como se a Igreja fosse um corpo fisiológico e tivesse um fim nela mesma, tal como encontramos em todo corpo humano natural ou jurídico.

3) O Concílio Vaticano II expôs essa chaga - a origem do problema remonta à Renascença, quando a Igreja assumiu uma natureza mais burocrática, semelhante a de um Estado moderno. Se o Concílio expôs o problema, ele também é parte da solução, pois diáconos que se tornaram viúvos podem ser elevados à condição de sacerdotes. E pelo serviço, pela humildade, eles se tornam patriarcas, bispos. Até mesmo timoneiros da Arca de Noé.

4) É verdade que a Igreja irá reduzir-se de tamanho, mas ela crescerá em espiritualidade, pois a tarefa do pastoreio ficará nas mãos de homens experimentados, que foram pais antes de serem pais de muitos. Posso estar enganado, mas acho que esta pode ser a solução para o problema.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário