Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Nova reflexão sobre o processo de digitalizar livros, tendo por base na minha experiência pessoal

1) O processo de digitalização de um livro envolve duas fases: a progressão e a correção.

2) Na progressão, você garante a foto da página do projeto - neste, não é preciso levar em consideração o clima. A qualidade da foto pode ficar ruim, mas o que importa é progredir.

3.1) Na correção, você faz o controle de qualidade. Pela minha experiência, as melhores fotos ocorrem de manhã e em tempos muito chuvosos. É como plantar uma flor-de-lis - ela necessita do pior lugar de modo a poder florescer - e não existe pior lugar para a vida humana do que viver no pântano, nas planícies alagadas.

3.2) Esperar a melhor condição de modo a fazer a correção exige paciência. Se você quiser fazer o melhor trabalho possível, sempre olhe para o céu.

3.3.1) O processo de correção, de controle de qualidade, é demorado, mas, no final, o projeto fica uma maravilha.

3.3.2) O melhor projeto que já digitalizei levou praticamente um ano pra ficar pronto. Trabalhei sempre com tempo nublado, chuvoso. Na época, eu não dividia o trabalho em progressão e correção. Por questões de otimização, eu acabei levando a dividir esse trabalho de coleta em dois tempos, tendo por base minha experiência pessoal.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário