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quarta-feira, 10 de julho de 2024

Do procedimento que adoto quando escrevo um artigo, em tempos de inteligência artificial

1) Desde que a inteligência artificial surgiu, eu agora adoto o seguinte procedimento: eu escrevo as minhas idéias, como sempre escrevi, e mando fazer um resumo ou mesmo uma análise detalhada, dependendo da complexidade do assunto.

2) Se eu sentir que este assunto dialoga bem com um livro que eu digitalizei, eu cruzo esta informação na inteligência artificial, de modo a ver os pontos de convergência e de divergência entre as idéias contidas entre as obras. Com base nesses dados, eu estabeleço um diálogo imaginário entre mim e os autores que me serviram de base para escrever aquele texto - o que produz um diálogo vivo e que revela um dado indispensável ao conhecimento, se a pessoa tiver a audácia de imaginá-lo, coisa que muitos não são capazes de fazê-lo, dada à falta de cultura literária.

3) Não é à toa que o professor Olavo de Carvalho nos recomenda que leiamos muitas obras literárias de modo a educarmos a nossa imaginação - sem ela, nós não poderemos revelar certos conhecimentos que não nos são tão óbvios. Num tempo onde não havia inteligência artificial, isto era primordial, pois isto garantia a sobrevivência da civilização num tempo de homeostase civilizacional, onde tudo perde o seu devido sentido, ante o conservantismo obstinado de nossos tempos; com o surgimento dessa ferramenta e da cultura pessoal de digitalização que eu tenho, eu agora poso ter esses dados de maneira mais facilitada, de modo a reverter esse odioso processo.

4) Uma mente bem formada não trabalha apenas com o império da quantidade, já que ele, sozinho, é um império de morte, pois isto leva à concupiscência da alma - e isto tem relação com a tirania fundada no amor de si até o desprezo de Deus, por conta do processo obstinado de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. Esse império de morte deve ser moderado pelo órgão anímico da inteligência a ponto de se tornar um reino vivo, fundado na qualidade - e este Reino, que aponta para o Reino dos Céus, é capaz de transformar este império, antes morto, em império de cultura, uma vez que Cristo é construtor e destruidor de impérios - e este universo da ciência dos dados não é exceção, já que ele passa pela ciência da Cruz, descrita por São João da Cruz.

5) Enfim, acho que encontrei os quatro pilares sobre os quais se sustentam a atividade intelectual do século XXI: atividade literária, digitalização de livros, inteligência artificial e tradução em múltiplas línguas. Este é o segredo para se produzir uma obra cultural notável, nos méritos de Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2024 (data da postagem original).

Análise cruzada e detalhada das obras "Teoria da Classe Ociosa "(Veblen), "A verdade como fundamento da liberdade" (Dulles) e Lições sobre rede social, publicidade e moda..." (Dettmann)

A análise cruzada revela pontos de convergência e divergência entre os três textos em relação a temas como verdade, liberdade, consumo, valores, tradição, religião, desigualdade social, formação da opinião pública e educação.

Convergências:

  • Verdade e Liberdade: Todos os textos concordam que a verdade é fundamental para a liberdade. Dulles argumenta que a verdade é o fundamento da liberdade autêntica, enquanto Dettmann enfatiza a importância da verdade para a liberdade de expressão com propriedade. Veblen, implicitamente, sugere que a busca pela verdade liberta o indivíduo da emulação pecuniária e do consumo conspícuo.
  • Consumo e Sociedade: Os três textos criticam o consumo excessivo e sua influência na sociedade. Dulles alerta para o consumismo como ameaça à liberdade, Veblen analisa o consumo conspícuo como característica da classe ociosa, e Dettmann adverte contra o consumo conspícuo de conhecimento.
  • Valores e Princípios: Todos os autores enfatizam a importância de valores e princípios sólidos. Dulles defende que a liberdade deve ser exercida com responsabilidade, Veblen critica os valores da classe ociosa baseados na emulação pecuniária, e Dettmann destaca a importância de se basear em valores e princípios cristãos.
  • Tradição: A tradição é valorizada nos textos de Dulles e Dettmann, que a veem como guia para a verdade e o conhecimento. Veblen, por outro lado, critica a tradição por perpetuar a ociosidade e a emulação pecuniária.
  • Formação da Opinião Pública: Dulles e Dettmann concordam sobre a importância de buscar a verdade em fontes confiáveis para formar uma opinião pública sólida. Veblen demonstra como a opinião pública é manipulada pela classe ociosa e seus valores.
  • Educação e Cultura: Dulles defende que a educação deve promover a busca pela verdade, enquanto Veblen mostra como a cultura superior pode ser corrompida pela cultura pecuniária. Dettmann enfatiza a importância da difusão responsável do conhecimento.

Divergências:

  • Papel da Religião: Dulles e Dettmann abordam a importância da fé cristã como base para a verdade e a liberdade, enquanto Veblen não discute a religião.
  • Desigualdade Social: Veblen é o único a abordar diretamente a desigualdade social, analisando como a classe ociosa se mantém pela exploração do trabalho.

Em síntese, a análise cruzada revela um diálogo entre os textos sobre a importância da verdade, da liberdade e dos valores na sociedade. Todos os autores concordam que a busca pela verdade é essencial, mas divergem em relação ao papel da tradição, da religião e da desigualdade social. Essa análise aprofundada oferece uma compreensão mais rica e complexa dos temas abordados, incitando o leitor a refletir sobre a sua própria relação com a verdade, a liberdade e o consumo.

Tema"A Verdade como Fundamento da Liberdade" (Dulles)"A Teoria da Classe Ociosa" (Veblen)"Lições sobre rede social, sobre publicidade e moda..." (Dettmann)
Verdade e LiberdadeA verdade é essencial para a liberdade autêntica.Não abordado diretamente, mas a busca pela verdade pode ser vista como uma forma de libertação da emulação pecuniária.A verdade é fundamental para a liberdade de expressão com propriedade.
Consumo e SociedadeO consumismo desenfreado ameaça a liberdade.O consumo conspícuo é uma característica da classe ociosa e um reflexo da emulação pecuniária.O consumo conspícuo de conhecimento é um problema a ser evitado.
Valores e PrincípiosA liberdade deve ser exercida com responsabilidade.A emulação pecuniária e o consumo conspícuo são valores da classe ociosa.A importância de se basear em valores e princípios sólidos.
Papel da TradiçãoA tradição e a autoridade são importantes guias.As instituições e tradições podem perpetuar a ociosidade e a emulação pecuniária.A tradição e o conhecimento das gerações anteriores são importantes.
Influência da ReligiãoA fé cristã oferece um fundamento sólido para a verdade e a liberdade.Não abordado.A fé cristã é a base para a difusão responsável do conhecimento.
Desigualdade SocialNão abordado diretamente.A classe ociosa se mantém pela exploração do trabalho da classe trabalhadora.Não abordado diretamente, mas a crítica ao consumo conspícuo pode ser interpretada como uma crítica à desigualdade.
Formação da Opinião PúblicaA verdade deve ser buscada em fontes confiáveis.A opinião pública é influenciada pela classe ociosa e seus valores.A importância de uma rede social intelectual sólida e confiável.
Educação e CulturaA educação deve promover a busca pela verdade.A cultura superior pode ser influenciada pela cultura pecuniária.A difusão do conhecimento deve ser feita com responsabilidade.

Diálogo Imaginário entre José Octavio Dettmann, Cardeal Avery Dulles e Thorstein Veblen

Dettmann: Caros colegas, a era digital nos apresenta desafios e oportunidades únicos na busca pela verdade e na construção de conhecimento. Nossas redes sociais, antes espaços de conexão autêntica, agora são inundadas por informações superficiais e modismos passageiros. Como podemos, em meio a esse cenário, discernir o que é verdadeiro e relevante?

Dulles: Concordo plenamente, Dettmann. A busca pela verdade é essencial para a liberdade autêntica. Em tempos de relativismo e pós-verdade, devemos nos ancorar em princípios sólidos e buscar fontes confiáveis de informação. A fé cristã, como fundamento da verdade, oferece um caminho seguro para a liberdade e a responsabilidade.

Veblen: Permitam-me acrescentar uma perspectiva diferente. A busca pela verdade, embora louvável, pode ser obscurecida pela "emulação pecuniária", um conceito que descreve a busca incessante por riqueza e status como forma de validação social. Essa emulação, presente na classe ociosa, distorce os valores e impede a busca genuína pelo conhecimento e pela verdade.

Dettmann: Interessante, Veblen. Sua teoria da classe ociosa lança luz sobre como a busca por status e reconhecimento social pode desviar nossa atenção daquilo que realmente importa. Em minha experiência, o consumo conspícuo de conhecimento, impulsionado pela vaidade e pelo desejo de reconhecimento, pode levar a um conservadorismo intelectual, onde as pessoas se apegam a ideias superficiais e modismos passageiros.

Dulles: Dettmann, sua preocupação com o consumo conspícuo de conhecimento é válida. A verdadeira sabedoria não reside em acumular informações superficiais, mas em buscar o conhecimento profundo e duradouro. A educação deve promover a busca pela verdade, não a mera aquisição de informações para fins de ostentação.

Veblen: A educação, no entanto, também pode ser influenciada pela cultura pecuniária. Em vez de promover o pensamento crítico e a busca pela verdade, muitas vezes ela se torna um meio de perpetuar os valores da classe ociosa, como o consumo conspícuo e a emulação pecuniária.

Dettmann: Concordo com ambos. A educação deve ser um instrumento de libertação, não de doutrinação. Devemos buscar o conhecimento com humildade e responsabilidade, reconhecendo a importância da tradição e da sabedoria das gerações anteriores, mas sem nos fecharmos para novas ideias e perspectivas. A difusão do conhecimento deve ser feita com responsabilidade, sem pressa, confiando que a ordem e a expansão do conhecimento ocorrerão naturalmente.

Dulles: Dettmann, suas palavras ecoam a sabedoria de João Paulo II, que defendeu a verdade como fundamento da liberdade. A liberdade autêntica só pode ser alcançada quando buscamos a verdade com sinceridade e a utilizamos para o bem comum.

Veblen: A busca pela verdade, no entanto, não pode ser dissociada da crítica às estruturas sociais que perpetuam a desigualdade e a injustiça. A classe ociosa, com seu consumo conspícuo e sua emulação pecuniária, é um exemplo de como a busca por status e poder pode obscurecer a verdade e impedir o progresso social.

Dettmann: Veblen, sua crítica à classe ociosa é relevante, mas acredito que a solução não está apenas na crítica social, mas também na transformação individual. Devemos buscar a verdade com humildade e responsabilidade, cultivando uma rede social intelectual sólida e confiável, baseada em valores e princípios cristãos.

Dulles: Concordo, Dettmann. A transformação individual é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e livre. A busca pela verdade deve ser um compromisso pessoal, guiado pela fé, pela razão e pela responsabilidade social.

Postagem Relacionada:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2024/07/analise-cruzada-das-obras-teoria-da.html

Análise das lições de José Octavio Dettmann sobre rede social, sobre publicidade e moda

O texto, uma reflexão sobre a era digital e sobre o consumo de informações, aborda a importância de se cultivar uma rede social intelectual sólida e confiável, a ponto de fazer dessa necessidade liberdade, um dos fundamentos da cultura, enquanto expressão da verdade, já que essa rede serve como filtro contra a superficialidade e a desinformação, tão comuns no mundo online. O autor defende a construção de relações com pessoas que compartilhem dos mesmos valores e princípios tendo por fundamento o verdadeiro Deus e verdadeiro Homen, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, com o objetivo de evitar a desordem de gostos e preferências.

A sabedoria, segundo o texto, não reside apenas em consumir as últimas novidades, mas em aprender com as gerações anteriores de modo a se buscar o aperfeiçoamento constante por meio da leitura de obras recomendadas por pessoas de confiança. A verdadeira autoridade intelectual não se baseia em modismos, mas na busca pela verdade e no discernimento para filtrar informações relevantes.

O autor também critica a obsessão por estar sempre em primeiro lugar, característica da era digital - o que leva a uma vida líquida e sem sentido. A verdadeira moda, defende, é aquela que promove a temperança e a benevolência, e a difusão do conhecimento deve ser feita com responsabilidade, sem pressa, confiando que a ordem e a expansão do conhecimento ocorreram naturalmente no méritos de Cristo, já que a verdade é o fundamento da liberdade

Em suma, o texto é um chamado à reflexão sobre o uso das redes sociais e a importância de se construir relações significativas e buscar conhecimento de forma responsável e criteriosa. É um convite a resistir à superficialidade e ao imediatismo, buscando a sabedoria nas fontes certas e confiando na ação do tempo kairológico para reger construção da verdadeira  fundada na expansão do conhecimento que decorre da temperança, da benevolência e da verdade, por serem fundamentos da liberdade.

Postagem Relacionada:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2024/07/licoes-sobre-rede-social-sobre.html

Lessons on social media, advertising, and fashion - the case of book dissemination on social media. On the necessity of ordered and responsible dissemination of knowledge, so as not to generate conspicuous consumption for knowledge, which is the driving force of intellectual conservantism

1) In times when traditional second-hand bookstores can no longer be visited, you need to surround yourself with qualified people who can give you good book recommendations — these are the authorities you will need to enhance your freedom to speak with propriety, in the merits of Christ.

2) A good network of qualified intellectuals — who recommend works, share quotes, or even impressions of what they have read — is the backbone of a healthy social network. Without this network of suitable friends, you will flounder, forced to use the ideas of shipwrecked individuals, where the main criterion for knowing things is to preserve what is convenient and sensible since you do not yet know the others (due to not having made this discovery yet).

3) For those raised in the culture of preserving the memory of Christ's suffering to conserve what is convenient and sensible — to the point of this being refined over the centuries, since known truth is obeyed truth — the knowledge of previous generations as a reference is essential to gauge what is sold as the latest market novelty. The truth is that there is nothing new — what exists is a new packaging or some reinterpretation of what was already known, which can produce something new.

4.1) It is important to pay attention to the readings of the most brilliant minds you know on social media to seek constant improvement —if you lend your ear to any charlatan, your loves will become disordered, turning into fads, which are nothing more than a symptom of disordered love that inflates the demand for something, giving an exaggerated value to a good that does not always correspond to reality.

4.2.1) When I follow a content producer on social media, whether in video form or written form, I base my decision on the experiences my contacts have with this producer — if the relationship is good, then they will have my audience, as the content is good. If I were to base it on the experience of people I do not know, who do not share the same wants and dislikes founded on the true God and true man, my criteria would certainly be disordered, turning into a fad, which would serve empty purposes. This is not good, given that concupiscent loves are founded on the gluttony of Chronos, generating this unhealthy obsession people have with being first every second—resulting in a liquid life, devoid of meaning.

4.2.2) True fashion, which has the power to generate custom and eventually the power to generate law, requires temperance and benevolence. When we spread things that are good, we should not cast pearls before swine, but to those willing to listen to us, for order is founded on those who have the goodwill to hear what we have to say that is good. Over time, this order expands to other social circles through the transmission of knowledge, in the merits of Christ. For this reason, it is important not to rush—transmit what you know within what you are capable of doing, within your circumstances, and God will take care of the rest.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, July 10th, 2024 (date of original posting).

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Lições sobre rede social, sobre publicidade e moda - o caso da difusão de livros na rede social. Da necessidade da difusão ordenada e responsável do conhecimento, de modo que isto não gere um consumo conspícuo por saber, que é o motor do conservantismo intelectual

1) Em tempos onde já não se encontram mais os sebos tradicionais para serem visitados, você precisa se cercar de gente qualificada que possa te fazer boas indicações de livros - estas são as autoridades de que você precisará de modo a aperfeiçoar a sua liberdade de dizer as coisas com propriedade, nos méritos de Cristo.

2) Uma boa rede de intelectuais qualificados - que te indiquem obras, que partilhem citações ou mesmo impressões do que leram - é a espinha dorsal de uma rede social sadia - sem essa rede de amigos adequados, você naufragará, a ponto de ser forçado a usar idéias próprias de náufragos, onde o principal critério para se saber das coisas é conservar o que é conveniente e sensato, uma vez que não você conhece os outros (por conta de não ter feito ainda essa descoberta).

3) Para quem é criado na cultura de que é preciso conservar a memória da dor de Cristo de modo a conservar o que é conveniente e sensato - a ponto de isto ser aprimorado ao longo dos séculos, posto que verdade conhecida é verdade obedecida -, é primordial o conhecimento das gerações anteriores como referência de modo a se medir aquilo que é vendido como se fosse a última novidade do mercado. A verdade é que não existe nada novo - o que existe é uma nova roupagem ou alguma ressignificação do que já se sabia e isto pode produzir coisa nova.

4.1) É importante que você esteja atento às leituras das mentes mais brilhantes que você conhece da rede social de modo a se buscar um constante aperfeiçoamento - se você emprestar seu ouvido a qualquer picareta, seus amores ficarão desordenados, a ponto de virarem modismo, que nada mais do que um sintoma de amor desordenado que infla a demanda por alguma coisa, a ponto de dar um valor exagerado a bem que nem sempre corresponde à realidade.

4.2.1) Quando vou seguir um produtor de conteúdo na rede social, seja na forma de vídeo ou mesmo na forma escrita, eu procuro me basear na experiência que meus contatos têm com este produtor - se a relação for boa, aí ele terá a minha audiência, pois o conteúdo é bom. Se me baseasse na experiência de pessoas que não conheço, que não têm o mesmo querer e o mesmo não querer fundado no verdadeiro Deus e verdadeiro, certamente meus critérios seriam desordenados, a ponto de isto se tornar modismo, o que faria com que as coisas fossem servidas com fins vazios, o que não é nem um pouco bom, dado que amores concupiscentes são fundados na gula de cronos, a ponto de gerar esta doentia obsessão que as pessoas têm de estarem em primeiro lugar a cada segundo - e isto gera uma vida líqüida, destituída de sentido.

4.2.2) A verdadeira moda, que tem condão de gerar costume e por fim o condão de gerar o direito, ela pede temperança, benevolência. Quando formos difundir as coisas que são boas, não devemos atirar pérolas aos porcos, mas para aqueles que têm disposição de nos ouvir, pois a ordem se funda nos que têm boa vontade de nos ouvir naquilo que temos a dizer de bom. Com o tempo, essa ordem se expande para outros círculos sociais, por conta da transmissão do conhecimento, nos méritos de Cristo. Por este motivo, é importante não ter pressa - transmita o que você sabe dentro daquilo que você é capaz de fazer, dentro de suas circunstâncias, que Deus cuidará do resto, nos méritos de Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2024 (data da postagem original).

terça-feira, 9 de julho de 2024

Is it possible to dream and have life ideals in Brazil?

1) From my experience in Brazil— due to the instability of life here, caused by the political instability of the Republic — you cannot plan your life with security. You don't even have the right to have life ideals because ideals are the synthesis of long periods of prosperous and good life, something we only had during the reign of D. Pedro II — since the monarchy fell, we have never had peace again.

2.1) I was born in 1981, almost a hundred years after the fall of the monarchy. I lived through the hyperinflation crises that marked the Sarney and Collor governments, during which our currency was changed several times in a very short period. Only in 1994, with the advent of the Real Plan, did we achieve monetary stability, but not the longed-for political stability and consequent legal stability, as we have a serious problem of judicial activism in the Supreme Federal Court (STF), as well as in other higher courts worldwide.

2.2) Although we achieved monetary stability, the threats still persist and are far from ceasing: taxes are heavy, and the system is suffocating and perverse—since the State is separated from the teachings of the Holy Mother Catholic Church under the false claim that the State is secular, the principle that known truth is obeyed truth does not apply here. The principle that friendship is the basis of political society does not apply, nor does the principle that authority, vested in Christ, should perfect the freedom of many based on the principle of protecting the trust of those who love and reject the same things with Christ as the foundation. Truth is the foundation of freedom, as Saint John Paul II always taught us. Here, the government of the people, by the people, and for the people is always constituted by that small fraction of animals who lie and live by lies and the illegitimacy of this regime to get ahead in life since they are nothing more than an idle class— they have never produced anything good for the people but want to live off the best the people produce.

2.3) This explains, in my humble understanding, the culture of pretense that Professor Olavo always criticizes, as the sense of maintaining what is convenient and dissociated from the truth is always a cancer—a social cancer and a cancer for the soul of those who practice it. This kills the sense for which this country was founded, as it kills the sense of conformity with the All that comes from God in this land, essential to take this country as a home in Christ, through Christ, and for Christ so that we can lead as many people as possible to the ultimate homeland, which is in Heaven.

3.1) When a girl on Amal Date asks me what my life ideal is, the answer is quite simple: to survive this cursed republic that reigns in Brazil and see the monarchy restored, along with everything established in Ourique, because of this nefarious act of unpatriotic behavior committed in 1822, wrongly called independence. What was established in the Miracle of Ourique is my true life ideal, as it is civilizational because it is true—I cannot live it to its fullest because Freemasonry destroyed it, and it needs to be restored in all its essence.

3.2.1) For this reason, fighting these people, this nefarious regime they created, which favors communism, and the communists, is a matter of charity. They are all enemies of God—therefore, my personal enemies; if they were mere political adversaries, I could negotiate with them, but with these people, it is impossible to negotiate, as they destroy everything sacred.

3.2.2) It is no wonder I despise this false right that emerged from 2013—they see communists as adversaries and have no intention of fighting this culture that favors the proliferation of these cursed bacteria because they also want to benefit from the public treasury since they are driven by personal ambition, the same stupidity that founded this cursed republic. Like the centrão, which has no political ideology, the purpose is to make politics a big business counter, not to serve the common good—it is no wonder I call them "conservantists," "right-wing leftists," or even "green and yellow left." These people, due to their hypocrisy and atrocious pretense, will ruin everything.

3.2.3) In my judgment, this seems a much worse scissors effect than the one between the PT and the PSDB during the false polarization that began in the 1990s and lasted until the 2014 elections when Dilma was re-elected. The only reason this is not an explicit reality is that the assassination attempt on Bolsonaro failed, and this is still latent, as it has not yet moved from commitment to practice.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, August 19, 2023 (date of original posting).

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https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2023/08/e-possivel-sonhar-e-ter-ideais-de-vida.html