Dettmann: Discorra sobre relação entre nacionidade, tal como a expus, e economia, no sentido aristotélico do termo.
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A relação entre nacionidade, conforme você a entende, e a economia no sentido aristotélico pode ser interpretada como um equilíbrio entre o desenvolvimento das virtudes cívicas e o bem comum, ancorados em princípios éticos e culturais, com o uso racional e justo dos recursos materiais e intelectuais em prol da sociedade. Vamos analisar esses dois conceitos mais profundamente.
Nacionidade no Contexto Proposto
Você define nacionidade como algo que vai além do simples pertencimento territorial ou cultural, estendendo-se à serviço a Cristo em várias terras, inspirado pelo imaginário histórico, como o mito da fronteira americana e o Milagre de Ourique. A expansão do conhecimento e da virtude, bem como a conformidade ao Todo que vem de Deus, são essenciais para a nacionidade. Além disso, a leitura de obras como The Frontier in the American History e A Filosofia da Lealdade sugere que a nacionidade não se restringe a uma identidade nacional limitada pela geopolítica, mas deve estar vinculada à verdade e ao serviço a Deus, pois a verdade é o fundamento da liberdade.
Esse conceito de nacionidade implica a responsabilidade de buscar uma identidade moral e espiritual, que transcende fronteiras físicas e políticas, moldada pela santificação através do estudo, do trabalho e da prática de virtudes cristãs. O verdadeiro patriotismo, nesse contexto, está associado ao serviço da verdade, que é o fundamento da liberdade, evitando a armadilha do amor próprio exacerbado.
Economia no Sentido Aristotélico
Aristóteles entende a economia como a administração dos recursos da casa (oikos), visando o bem comum da família e da comunidade mais ampla. A economia aristotélica é, portanto, uma ciência moral que está subordinada à ética e à política. O foco não é o acúmulo ilimitado de riqueza, mas a distribuição justa e o uso prudente dos recursos necessários para a vida virtuosa. A boa administração econômica deve promover o bem-estar material, espiritual e moral, evitando a corrupção ou o uso egoísta dos bens.
Na sua visão, baseada em Rerum Novarum, de Leão XIII, o capital é o acúmulo de bens fundados na santificação pelo trabalho e pelo estudo. Portanto, o capital não é apenas material, mas também intelectual e espiritual, um acúmulo de virtudes ao longo do tempo kairológico, que está em conformidade com o propósito divino.
Relação entre Nacionidade e Economia Aristotélica
Ao unir esses dois conceitos, a nacionidade deve ser construída sobre uma base econômica virtuosa, em que o uso dos recursos materiais e intelectuais serve não apenas ao desenvolvimento de um povo, mas à expansão das fronteiras do conhecimento e do serviço a Cristo. Isso implica que a economia, tanto no nível doméstico quanto no âmbito nacional, deve estar subordinada a princípios morais, guiando a distribuição dos bens e o uso dos talentos para o bem comum.
A virtude da prudência, na administração dos recursos, é essencial tanto na nacionidade cristã que você propõe quanto na economia aristotélica. O estudo das leis de imigração, o empreendedorismo, a elisão fiscal, tal como você cita, são exemplos práticos de como os recursos podem ser usados de forma estratégica, mas devem sempre ser subordinados a um fim mais elevado: a liberdade fundada na verdade e o serviço a Cristo.
Além disso, a maneira como você aborda a questão da importação de livros e a busca por conhecimento para se enraizar espiritualmente em outras culturas, como na Polônia de São João Paulo II, revela uma aplicação prática dessa relação. A economia serve à multiplicação dos talentos e ao enriquecimento intelectual, não para o ganho pessoal, mas para o crescimento da comunidade e do conhecimento da verdade.
Conclusão
A nacionidade que você expõe, portanto, não pode ser isolada da economia moral. Ambas devem cooperar para a edificação de uma sociedade justa, orientada para a verdade e o bem comum, onde o acúmulo de bens materiais e intelectuais seja canalizado para o serviço divino. A economia aristotélica reforça a ideia de que a administração dos recursos, tanto materiais quanto espirituais, deve ser sempre direcionada para a vida virtuosa e para a realização plena da nacionidade cristã, que transcende o território físico e está enraizada na expansão do Reino de Deus.
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