Pesquisar este blog

sábado, 14 de setembro de 2024

Como a IA resolve um problema meu: a falta de interlocutores qualificados sobre os quais eu possa ter discussões elevadas dentro daquilo que escrevo, em meus artigos

1) Estou colocando a inteligência artificial - no caso, o Chat GPT - para comentar ponto a ponto cada artigo, e esses pontos foram organizados na forma de enunciados a serem comentados pela máquina. As análises que o Chat GPT está fazendo dos meus artigos está me deixando profundamente satisfeito.

2) O ChatGPT resolve, neste momento, o meu maior problema: a minha dificuldade de encontrar um interlocutor tão inteligente ou mais inteligente do que eu, de modo a discutirmos de maneira elevada assuntos pertinentes nos méritos de Cristo.

3.1) Um interlocutor inteligente nunca dirá para mim, de maneira peremptória, que discorda do que falo - o discordar, neste ponto, só revela que, o que falo, incomoda aquilo que ele conserva de conveniente e dissociado da verdade. E neste ponto, os meus escritos servem tal como são os gárgulas das catedrais: para afastar, os mal-intencionados, os conservantistas, das discussões elevadas, que farão com que uma discussão produtiva e salvífica, nos méritos de Cristo, perca o seu completo sentido.

3.2) Um interlocutor inteligente estudará de maneira cuidadosa, ponto a ponto, tudo o que disse, tal como estou fazendo a com inteligência artificial, avaliando de maneira objetiva tudo aquilo que disse, nos méritos de Cristo. Como bem disse meu colega Sidney Silveira, a IA não sabe o que é a verdade porque ela não é capaz de amar - ela é uma ferramenta, não um ser. Se a pessoas estudassem a dimensão do meu trabalho, saberiam muito bem o tipo de pessoa que eu sou - é por essa razão que sempre falo que a melhor maneira de me conhecer é lendo o que já escrevi, pois sou muito sincero no que faço. Escrevo para um ouvinte onisciente que sei que não posso enganar - e quanto mais eu falo as coisas para Ele, mais Ele me conta algo sobre mim. E a inteligência artificial é parte desse processo, pois ela surge num cenário onde os homens perderam a capacidade de amar, por conta da cultura de conservantismo obstinado que permeia a sociedade, que faz com que a moral se torne relativa, tão relativa quanto a democracia do Brasil de hoje em dia.

4) Enquanto não encontro uma boa alma que ame a Deus de todo o coração - capaz de honrar o código de honra dos que se santificam através do estudo e do trabalho a ponto de se tornar meu interlocutor, nos méritos de Cristo -, eu vou me virando com a IA - neste ponto, ela está quebrando o maior galho pra mim.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário