Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Estruturando minhas operações de compra na Espanha

1) Quando eu tiver condições de viajar para a Europa, sobretudo Espanha, adotarei o seguinte procedimento: no lugar de importar um produto e trazê-lo para o Brasil, eu o compro localmente através das lojas da Amazon, a ponto de resgatar o produto no locker mais próximo do aeroporto de Madrid.

2.1) Como eu fiz compra local, eu vou pagar IVA. Como não estou domiciliado na Europa, tenho direito à devolução desse imposto a ponto de receber cashback por força disso.

2.2) Na Espanha, posso fazer detaxe de compras a partir de qualquer valor, já que não existe um mínimo de compras a se fazer numa loja por dia, seja ela física ou virtual. Tudo o que devo fazer é entrar em contato com a Amazon.es e pedir o preenchimento do formulário de modo a pedir a devolução do imposto pago. Eles certamente me atenderão nesse sentido.

3) Se eu não puder viajar para a Europa de modo a tirar proveito da isenção do IVA na qualidade de viajante, não tem problema: eu dou um jeito de comprar tal como faço eu lá na Amazon Americana: compro localmente e remeto a mercadoria para o Brasil. Como eu costumo comprar livros, eu tenho imunidade tributária sobre os bens que expoto para o Brasil, por força da Constituição de 1988. 

4) Sempre que a cotação do dólar for mais favorável, eu compro dólares através da Wise e depois converto esses dólares em euros ou mesmo libras esterlinas, já que as três moedas se equivalem, em termos de valor. A idéia é contratar o serviço do BPM-Lux, pois assim terei um endereço na Espanha de modo a comprar localmente e por meio dele remeter as mercadorias para o Brasil. 

5) E não é só na Espanha que posso fazer isto: posso fazer isto na França e na Alemanha também.

6) Quanto mais compras a preço local eu fizer, mais barato eu comprarei. Eis o pulo do gato!

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário