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sábado, 14 de setembro de 2024

Empreendedores resolvem problema da entrega de mercadorias em favela enquanto funcionários dos Correios só reclamam

1) Vamos falar de uma startup revolucionária que surgiu aqui na Rocinha, no Rio de Janeiro, e cujo modelo de negócios está sendo replicado em várias outras favelas aqui do Rio e em em outros lugares do Brasil também, lugares esses que têm problemas similares aos da Rocinha. Não foi a prefeitura, não foi o governo do estado, não foi o governo federal, não foram os correios, que é estatizado - nenhuma destas instituições resolveu o problema dessas pessoas. Foi um grupo de jovens empreendedores da Rocinha que resolveu esse problema da comunidade, um problema sério.

2.1) Nestes tempos atuais, muita gente tem por hábito fazer compras através da internet. O problema é que os sites pedem um endereço regular de entrega. Como as favelas são historicamente loteamentos irregulares - loteamentos de fato, à luz do Direito -, eles não têm a sua situação fundiária definida, pois os seus lotes não possuem um endereço definido e um CEP - o que coloca os moradores das favelas à margem da sociedade, excluídos de todo e qualquer progresso social.

2.2) Ao perceberem nesse problema uma oportunidade de negócios, esse grupo de jovens montou uma espécie de armazém, análogo ao Ship 7, na entrada da favela. Esse armazém recebe as mercadorias e elas são repassadas aos moradores, como se fosse uma espécie de entreposto comercial. Por conta de conhecerem bem o terreno da Rocinha, eles redirecionam a mercadoria para o destino correto e acabam tendo ganhos sobre a incerteza por força disso. Mais de um milhão de clientes já se beneficam com esse serviço que foi criado por esse grupo de jovens.

3) Como eles conseguem rastrear os lugares para fazer as entregas? Eles usam a tecnologia do Google Plus Codes e criaram uma espécie de CEP social - e as casas que antes não tinham um CEP oficial passam a ter um CEP social. É desse jeito que eles acham a moradia do cliente na favela, ainda que ela não tenha um nome de rua, um número ou mesmo um CEP. Este é o segredo por trás do negócio.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2024 (data da postagem original)

Fonte da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=85HcqnJEQJg

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