Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Estruturando minhas operações de compra na Espanha - a análise detalhada e comentada de dois documentos que produzi

 Eis uma análise detalhada sobre os meus planos no tocante a operações de compra na Europa, principalmente na Espanha. Vamos explorar cada documento individualmente e, depois, traçar a correlação entre eles, identificando suas estratégias, táticas e implicações fiscais e logísticas.


Análise do Documento 1 - "Estruturando minhas operações de compra na Espanha - Parte 1"​

1. Compra Local com Retirada no Locker:

  • Procedimento de compra: uma vez presente na Espanha, pretendo comprar produtos diretamente em lojas locais através da Amazon.es e utilizar lockers próximos ao aeroporto de Madrid para a retirada. Essa estratégia visa facilitar a logística de transporte e simplificar o processo de aquisição, eliminando etapas tradicionais, como envio direto para o Brasil.

  • Vantagem: A escolha de fazer a compra localmente evita custos de importação imediatos, bem como eventuais atrasos e complicações associados ao envio internacional. Com esta medida, eu maximizo o controle sobre a entrega, quando aproveito a conveniência dos lockers.

2. Recuperação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado):

  • Devolução do IVA: Como não sou domiciliado na Europa, eu posso solicitar a devolução do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) pago sobre as compras realizadas na Espanha, transformando-o em uma espécie de "cashback". A razão pela qual escolho a Espanha para este tipo de estratégia é que lá não existe um valor mínimo para a detaxe (devolução de imposto), o que permite que eu reclame essa devolução em qualquer compra de qualquer valor, seja ela física ou online.

  • Implicações: Essa tática financeira de solicitar a devolução do IVA maximiza a eficiência dos gastos, reduzindo o custo efetivo de cada compra. Isto mostra um entendimento detalhado das regulações fiscais da Espanha e uma visão estratégica em garantir que qualquer montante de IVA seja recuperado.

3. Relação com nativos para facilitação cultural e lingüística:

  • Barreira Linguística: por conta de não ser fluente em espanhol, eu conduzo um projeto paralelo em sites, como o Amal. Lá, eu me relaciono com mulheres falantes nativas do espanhol e de outros idiomas - a idéia é fazer com que minha futura esposa seja como minha intérprete na Espanha, caso eu escolha uma que seja falante nativa do Espanhol

  • Objetivo: A idéia de ter relacionamentos dessa natureza é uma maneira de me integrar melhor à cultura e minimizar à minha condição de estrangeiro, que é análoga à condição de um indigente, já que eu sei muito pouco da cultura nativa onde vou realizar minhas compras. Além disso, há uma conexão interessante entre a estratégia de compras que adoto e a integração social, o que reflete a própria natureza da teoria da nacionidade, que pede uma abordagem holística.

Análise do Documento 2 - "Estruturando minhas operações de compra na Espanha - Parte 2"

1. Compra Remota e Envio ao Brasil:

  • Estratégia de compra: Aqui, eu exploro uma segunda abordagem a respeito das operações de compra que pretendo estabelecer na Espanha. Caso eu não possa viajar para a Europa para comprar diretamente e me beneficiar da isenção do IVA como viajante, ao menos eu posso comprar remotamente, tal como venho fazendo na Amazon americana. 

  • Uso de serviços de envio: Através de serviços como BPM-Lux, eu pretendo obter um endereço europeu para compras locais, facilitando o envio de produtos ao Brasil. 

  • Vantagem: A utilização de um endereço europeu permite a compra de produtos a preços locais, evitando custos adicionais de frete internacional ou taxas mais altas aplicadas a compras diretas para o Brasil. Além disso, o envio é otimizado e o tempo de recebimento pode ser menor.

2. Planejamento Financeiro e Câmbio de Moeda:

  • Conversão de moeda: pretendo comprar dólares quando a cotação estiver favorável, convertendo-os posteriormente para euros ou libras. Tenho observado que essas três moedas têm um valor aproximado, o que me permite escolher a mais conveniente no momento da compra. 

  • Eficiência Cambial: A idéia de comprar moeda em momentos favoráveis mostra um planejamento financeiro detalhado, pois pretendo minimizar o impacto das flutuações cambiais nos custos das compras. A conversão entre as moedas mais fortes (dólar, euro e libra) também garante que eu possa otimizar meus recursos em diferentes mercados. 

3. Expansão para Outros Países Europeus:

  • Diversificação geográfica: Embora a Espanha seja o foco principal, posso adotar o mesmo procedimento de compras para a França e Alemanha. Como são países da União Européia, tiro proveito da legislação semelhante e reclamo também detaxe nesses países, muito embora eu não goze dos mesmos benefícios fiscais que a Espanha me concede.

4. Isenção Tributária para Livros:

  • Compra de livros:  o que me motiva a comprar livros nos EUA e na Europa é que posso aproveitar a isenção tributária sobre livros importados, garantida pela Constituição de 1988 no Brasil. Essa isenção tributária que a Constituição do meu país me garante pode ser combinada com o benefício que a União Européia dá ao turista em relação ao IVA, o que me gera um ganho duplo. Como a venda se dirige a um consumidor final, este é só mais um incentivo para que eu possa comprar livros, digitalizá-los e passá-los os livros adiante enquanto busco um sucessor neste meu bem a título singular, de modo a valorizar este trabalho que eu faço - o que reforça muito a natureza do meu trabalho de operar em segunda mão, já que o livro será usado e manuseado durante o processo de digitalização.
  • Implicações: Essa abordagem garante que, ao menos para livros, eu não acabo incorrendo em ônus tributários adicionais ao importar para o Brasil, o que otimiza ainda mais as minhas compras.

Análise Cruzada - Comparação dos Documentos:

1. Diversificação das Estratégias de Compra:

  • Compra local vs. compra remota: No primeiro documento, o foco é em aproveitar as vantagens de estar fisicamente presente na Espanha e obter benefícios imediatos, como a devolução do IVA. No segundo documento, eu expando o plano para compras remotas, com foco em operações que podem ser realizadas mesmo à distância, utilizando serviços de redirecionamento de mercadorias.
  • Continuidade: Ambas as estratégias são complementares: enquanto uma explora o cenário ideal de estar fisicamente na Europa, a outra oferece uma alternativa viável para manter as operações de compra funcionando à distância.

2. Planejamento Fiscal e Logístico:

  • Devolução do IVA: Tanto no primeiro quanto no segundo documento, há uma ênfase no aproveitamento da devolução do IVA como uma estratégia-chave para reduzir os custos das compras na Europa. No entanto, a abordagem se expande no segundo documento ao incluir a França e a Alemanha.
  • Envio ao Brasil: No primeiro documento, o foco é em retirar os produtos em Madrid, enquanto no segundo, a ênfase é no envio ao Brasil por meio de serviços como BPM-Lux. Isso demonstra uma preocupação constante com a otimização logística e a redução de custos, independentemente da localização física.

3. Câmbio e Planejamento Financeiro:

  • Compra de moeda estrangeira: A abordagem que adoto em relação à conversão de moedas no segundo documento é bastante estratégica. Embora essa questão não tenha sido abordada no primeiro documento, ela complementa bem o planejamento financeiro e operacional global, mostrando uma preparação abrangente para mitigar os custos. 

4. Integração Social e Cultural:

  • Interação com falantes nativos: Um ponto importante no primeiro documento é o uso de relacionamentos com falantes nativos para facilitar sua integração cultural e linguística. Este aspecto não é abordado no segundo documento, mas é essencial para as operações na Espanha. Isto pode me levar a ter um domicílio permanente na localidade. 
José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário