Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Spread especulativo no cashback - notas fundadas na minha experiência pessoal

1) Minha mãe comprou um creme de mão na Amazon custando R$ 95,92. No momento em que essa compra foi feita o cashback da Amazon era de 6%, no site da Méliuz. Eu pensei que eles iriam me pagar R$ 5,76.

2) Quando o cashback foi confirmado, eles me pagaram um 1% do valor pago - ou seja, meu cashback foi de R$ 0,95, não de R$ 5,76, tal como eu imaginava.

3) Entre o valor de cashback que me foi realmente pago e o valor que me foi imaginado, o spread foi de R$ 4,81 Como vou recuperar o cashback que eu não tive? Eu simplesmente coloco R$ 5,76 no banco de dívidas e coloco o melhor ou o segundo melhor dia da poupança para executar a dívida pra mim.

4.1) Vamos supor que eu coloque o melhor aniversário da poupança. Neste mês de setembro, ele pagou R$ 41,06, entre juros e taxa de remnueração básica da SELIC, por conta de manter o dinheiro custodiado no banco.

4.2) Se rebatermos o que recebi da poupança e o cashback imaginado, a diferença é de R$ 35,30.

5.1) Posso ir mais longe no meu argumento. Vamos supor que estejamos na Black Friday - nesta época do ano, a Amazon americana me paga 10% de cashback na compra dos livros.

5.2) Digamos que eu compre um livro numa outra época que não seja Black Friday e meu cashback seja de apenas um por cento - de uma compra compra de R$ 500,00, o cashback real será de R$ 5,00, não de R$ 50,00, conforme o imaginado. Isto gera um spread de R$ 45,00, que pode ser parcelado em nove parcelas de R$ 5,00

5.3) Digamos que eu coloque o melhor dia da poupança para ir pagando a dívida. Se considerarmos os valores deste mês de setembro, a diferença é R$ 36,06. Como o rendimento na poupança se dá à base de juros sobre juros, a tendência é que eu tenha muito mais do que R$ 324,54 de ganhos na poupança. E se eu recebesse R$ 50,00 só de juros, considerando o que tenho no meu melhor dia na poupança, o valor da compra já teria se pagado por si mesmo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário