1) Antes do termo sociologia, o estudo da sociedade como se fosse coisa, um corpo social, tinha outro nome: física social.
2) A física estuda o movimento do corpo, o repouso, bem como o choque entre dois corpos, uma vez que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço.
3) O movimento do corpo seria a revolução; o repouso seria o estudo do direito, enquanto subproduto dos valores da liberdade, igualdade e fraternidade; o choque seria a guerra, movida por força dos movimentos nacionalistas, que tomam o pais como se fosse religião, uma vez que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele.
4.1) O físico estuda os corpos de maneira utilitária - descobrindo os segredos da lei da física, ele será capaz de desenvolver mecanismos que melhorem a eficiência do homem em seus trabalhos privados.
4.2) O positivista, quando faz isso no âmbito das sociedades humanas, o faz da mesma forma: busca estudar as leis que regem a sociedade - que não são teológicas, nem metafísicas - de modo a criar mecanismos de modo a intervir na vida social, fazendo com que todas as pessoas se reduzam a meros servos do Estado, uma vez que os cidadãos só podem fazer o que a lei permite, segundo Montesquieu, ou não proíbe, se houver razões de Estado convenientes para sua não proibição, uma vez que o Estado totalitário conserva o que é conveniente e dissociado da verdade.
4.3) Isso aumenta a eficiência do controle do governo sobre os cidadãos. Como o governo é trabalho privado da classe governante, no final das coisas o que há é patrimonialismo.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2018.