Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de março de 2020

Como cordeiro enviado em meio aos lobos - notas sobre a natureza da minha rede social

1) Há quem me diga: "Dettmann, você deletou fulano, que é uma pessoa do bem..."

Eu respondo:

2) Ao contrário da maioria dos meus contatos, minha base social online não decorreu de colegas de colégio, de colegas de faculdade, de colegas de trabalho ou mesmo de pessoas de minha própria paróquia. Só uma ou outra pessoa é que conheci pessoalmente, enquanto todas as demais eu conheci online, fazendo o trabalho que sempre fiz aqui.

3.1) Quando deleto alguém, não deleto por conta de caráter, pois não tive a oportunidade de conviver com esta pessoa num certo ambiente por um certo tempo, como a escola, a faculdade ou o ambiente de trabalho. Eu geralmente deleto por divergência de idéias. Não é da minha natureza brigar - por isso, prefiro me afastar por um tempo para só depois voltar.

3.2) Outro exemplo é quando vejo a pessoa apoiar certas coisas que condeno e sinto que não tenho competência para chamar a atenção da pessoa de modo que ela se emende, visto que ela se fechou demais para a verdade ou está fazendo o jogo dos vermelhos. Para estas situações, deixo-a quebrar a cara sozinha de modo que ela busque se reconciliar com Deus primeiro para só então se reconciliar comigo.

3.3) Em geral, eu olho para o que a pessoa mais ama: se a pessoa está conservando alguma conveniente e dissociada da verdade, isso é indicativo de que devo me afastar. O conservantismo é caminho do demônio. E mesmo que a pessoa seja "do bem," o respeito humano por um conservantista pode ser um verdadeiro câncer, um verdadeiro veneno.

4.1) O único local onde vocês podem me encontrar é na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Pechincha. Estou sempre lá aos domingos, à noite. Nunca fugi de uma conversa olhos nos olhos, com Deus como testemunha.

4.2.1) Como muitos são de outros lugares do Brasil e só buscam os lugares mais badalados do Rio de Janeiro, certamente acabam não levando em consideração esta parte do Rio menos nobre da qual eu faço parte - o que só confirma o que venho falando a respeito do conservantismo.

4.2.2) Se viessem por conta do que faço, eu garanto que passaríamos um bom tempo conversando e nos entendendo. Mas esse tipo de coisa não vai acontecer, pois isto é para poucos, para os destemidos, para os que servem a Cristo em terras distantes, tal como foi estabelecido em Ourique.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de março de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário