Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Na boa poesia, encontramos o casamento do eu-lírico com o eu-nacional

01) Certa ocasião, eu disse que devíamos trocar a caricatura do nacionalismo, que tende à insinceridade, pela poesia do nacionismo.

02) A poesia é uma das formas de produção cultural mais básicas que há, pois ela direciona os sentimentos para uma imagem concreta e eterna de conformidade com o Todo que vem de Deus. E é na conformidade com o Todo que vem de Deus que encontramos o senso de se tomar o país como um lar em Cristo - e a polis, neste sentido, deve servir a Deus de tal maneira a que os cidadãos tomem a cidade dos homens como um espelho da cidade de Deus, que é o espelho mesmo da justiça e da sabedoria.

03) Os grandes textos épicos, como são Os Lusíadas, são capazes de casar o eu-lírico e eu-nacional de tal modo a que a questão nacional se case com a missão de servir a Cristo, seja em terras distantes, seja na própria terra de origem, de tal maneira a que o país seja tomado como se fosse um lar, o que é uma questão universal. 

04) Eis a necessidade de se voltar para o Cristo Crucificado de Ourique, nossa origem, de tal maneira a que saiamos do quinhentismo, do nacionalismo e de toda a sorte de apatrias que jogam nossa liberdade para o nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário