Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Introdução ao Estudo do Direito

1) O verdadeiro estudo do Direito pede primeiro que a pessoa tenha uma sólida formação moral e espiritual. Se a pessoa não souber um mínimo de História, de Economia, não tiver uma sólida formação naquilo que é conforme o Todo que vem de Deus, de aprender a amar e a rejeitar as mesmas coisas que Cristo ama e rejeita, e a tomar o seu país como se fosse um lar e não como se fosse religião totalitária de Estado, ela será apenas um mero idiota útil.

2) A verdadeira introdução ao Estudo do Direito pede anos e muitos anos de estudo em outras disciplinas e que você seja bem versado nelas. Se você não souber o trivial, gramática, lógica e leitura e produção de textos, você estará inapto a estudar qualquer disciplina ou ramo do saber.

3) Essencialmente, o Estudo do Direito começa pelo exame dos fatos, dos valores e da experiência real que uma determinada sociedade vive, de modo a que as pessoas possam tomar o país como se fosse um lar em Cristo. É em Cristo que as pessoas se sentirão seguras para viverem bem, em paz, pois há justiça e segurança distribuída a toda a sociedade, pois todos são iguais perante a lei eterna e isso se dá na carne. Se isso não for a norma na sociedade, o que haverá é legalística, uma falsa ciência jurídica.

4) Nos mesmos moldes do Seminário de Filosofia, um seminário jurídico precisa ser montado.

5) Para quem é versado nos estudos, da forma como o Olavo faz, não existe dificuldade alguma estudar da forma como venho apontando, pois também sou aluno do Olavo e de tempos em tempos ouço suas aulas.  Mas, para quem é cru, o primeiro passo é a pessoa se centrar - e isso o seminário do Olavo vai ajudar. Só depois de adquirir uma sólida formação humana e espiritual, você começa estudar o direito da forma como deve ser, em conformidade com o Todo que vem de Deus e de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar em Cristo.

6) Depois que você aprende a experiência da sociedade na qual você está inserto, você começa a estudar os vínculos pelos quais uma pessoa se obriga para com uma outra, de modo a se produzir e consumir riqueza na sociedade, base para se tomar o país como se fosse um lar. Você estuda não só aquilo que é universal, mas também aquilo que acontece na sua realidade particular, além das dificuldades de se aplicar a lei ao caso concreto, de modo a que haja justiça entre nós e também de que modo esses conflitos de interesse possam ser resolvidos, do modo menos traumático possível.

7) O primeiro momento pede que você estude o seu país. Se você tiver a oportunidade de aprender a tomar o país do seu pai ou da sua mãe como um lar, estude o direito desses países com os quais você tem vínculo de família e de que forma essa comunhão de direitos e deveres deve ser administrada, de modo a que ambos os países sejam tomados como se fossem um só lar em Cristo. Se somos diplomatas perfeitos, o casamento diplomático perfeito deve se dar de baixo pra cima, jamais de cima pra baixo, posto que isso pede subsidiariedade. Pois o casamento é a junção de dois de modo a se tornar um, pois é a síntese da fraternidade universal, coisa que se dá em Cristo e na sua Esposa, a Santa Madre Igreja Católica.

8) Direito Pátrio + Direito Internacional + Direito Natural, tudo isso de maneira articulada, é a base sob a qual se estuda o direito, enquanto ciência. Esse estudo pede homens centrados e cultivados - e nunca homens massificados ou proletários. Adquiram formação primeiro e estudem isso com seriedade, sem a preocupação de um diploma ou do prestígio. Esse estudo é parte do próprio sentido da ciência, enquanto fundamento para se buscar o sentido da vida - é preciso conhecer a verdade das coisas, de modo a que estejamos em conformidade com o Todo que vem de Deus. Sem isso, tudo será voltado para o nada. E isso não é liberdade, mas escravidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário