Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Da pesca magnética como meio arqueológico de se resgatar o cristianismo entre nós

1) Mises mencionou que troca autística ocorre quando se interage com o meio ambiente, tal como ocorre com a pesca, em que se troca a isca pelo alimento. 

2) Na verdade, o que Mises chama de troca autística é um tipo de heteronomia, pois a pesca do ponto de vista da troca, é um tipo de espelho, onde a oferta da isca revela a demanda pelo peixe e o peixe aceita o alimento, servindo-se de cordeiro de sacrifício, de modo a atender às necessidades fisiológicas. Se o próprio Cristo se fez pão e vinho para nos alimentar, então ele cumpriu o seu propósito que foi pescar homens para Deus. Essa troca é heterônoma porque Jesus proclamou em alto e bom som que Ele é o caminho, a verdade e a vida e é reflexiva porque é através de Cristo que podemos ver nos nossos semelhantes o espelho de nosso próprio eu. Por isso a confissão é troca do pecado pela virtude - é a pesca por excelência.

3) Na pescaria magnética, nós simplesmente combatemos o hábito de se dar dinheiro para um Deus pagão, para um falso Deus, para o nada, e nós resgatamos a imagem daquilo que próprio Jesus pregou: dê ao seu irmão aquilo que ele te pede, pois isso é dar a Deus o que é de Deus. E quando se faz pesca magnética, o meio ambiente serviu-se de meio para uma troca heterônoma, já que nos tempos modernos vivemos num mundo de impessoais e numa ordem onde o paganismo reina a todo o vigor. 

4) Como a pesca é uma atividade que possui certo caráter arqueológico, nela se faz o resgate da imagem do que é o cristianismo. E o meio em que se faz esse resgate é através dos metais com propriedades magnéticas, em que o meio ambiente serve de meio para aproximar um homem do outro, por conta do hábito pagão de se jogar moedas num poço de modo a realizar desejos. Toda moeda que é jogada para o nada deve ser resgatada e usada para fins em conformidade com o Todo que vem de Deus. 

5) Se o paganismo fosse combatido, haveria generosidade e uma cultura maior de integração entre as pessoas, de tal modo que a pesca magnética não seja mais necessária.

6) A pesca magnética, a adoção de metais com propriedades magnéticas nas moedas, tudo isso é uma espécie de resposta que nos aponta que o paganismo do mundo moderno deve ser combatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário