Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Fundamentos de uma boa literatura realista


1) Se a literatura deve ser usada para se estabelecer o imaginário, então a melhor literatura realista que se pode escrever é a literatura de diário. Nela posso descrever e argumentar com base no suporte concreto da realidade. 

2) Estando na rede social, e tendo conversas com todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas que você, tendo por Cristo fundamento, você tem material perfeito para compor bons diálogos e bons personagens a partir da impressão que você tem dos seus contatos. Isso, em particular, sempre foi meu ponto fraco, pois não encontrava pessoas que fossem capazes de me melhorar como pessoa, mas só lixo nas cercanias. Mesmo que eu não conheça a pessoa pessoalmente, muitas são mais complexas do que o repertório literário conhecido, na literatura nacional.

3) Um bom control c + control v, além de muita paciência e muito senso de organização, tal qual o Felipe Moura Brasil teve, e teremos diálogos tão bons quanto aqueles que só os grandes mestres da literatura universal foram capazes de fazer, além de um bom suporte na argumentação e descrição, o que tornaria o texto perfeito nas duas partes.

4) Para dar um upgrade na cultura nacional, basta ser bom no que você faz - basta ser sincero, honesto, falar a verdade de maneira caridosa e não tentar ser o que não é. Pois há muita obra conhecida, lida em massa, que é uma verdadeira merda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário