Pesquisar este blog

domingo, 25 de janeiro de 2015

Internet deve ser vista como um apostolado


1) Se responsabilidade é resposta a um chamado de Deus, de modo a servir a Ele em terras distantes, então o que o então Papa Bento XVI fez foi trazer Ourique para a vida virtual. Eis o fundamento para evangelização online. Navegar é preciso e viver para o nada não é preciso - eis porque precisamos estar em conformidade com o Todo que se dá em Deus, antes de usarmos a Internet.

2) Se a responsabilidade em dizer sim a Deus vem primeiro, como se deu com Nossa Senhora, de modo a gerar e a formar Cristo em Nós,  e a liberdade em Cristo vem depois, como um prêmio para quem serve a Ele, então a internet deve ser usada por todos aqueles que estão prontos a servir seus semelhantes, ainda que em terras distantes. 

3) Triste é o mundo onde todos são livres para fazer o que bem entendem. A liberdade para o nada contamina o mais nobre de todos os instrumentos e ele passa a ser usado para o mal, em vez de servir ao bem, como deve ser. 

4) O mal do facebook está em quem faz mal uso dele. É preciso cassar o direito dessas pessoas de usar a internet, de modo a matar a alma das pessoas, da mesma forma como se faz aos maus motoristas que fazem do carro uma arma para a prática do homicídio. Se a regulação é uma realidade necessária, então que seja fundada no fato de que você conhece a alma do indivíduo: se a pessoa é boa, que ela tenha a liberdade em Cristo para usar a internet de modo a edificar a seus semelhantes, não importando onde estas estejam; se a pessoa é má, que ela seja impedida de usar a internet, pois nada de bom será produzido por tal alma, pois essas pessoas que servem ao mal são mais perigosas do que aquelas que são capazes de matar tão-somente o corpo, como tão bem disse Jesus. 

5) Regulação de algo fundado em abstração vazia é proibição vazia, e é exatamente porque é fundado em fins vazios que tal proibição é odiosa. Eu não aceito sabedoria humana dissociada da divina. Nenhum julgamento será justo se o Estado estiver separado da Igreja, seja para proibir ou seja para liberar. Até mesmo a aplicação das leis será vazia de fundamento - e o direito se reduzirá à mera legalística, a pseudociência jurídica que se destaca por servir-se de engenharia social de modo a edificar a tirania entre nós. 

6) Eis aí porque me preocupo tanto em fazer as coisas de modo prudente e sensato.  As coisas devem edificadas de uma maneira concreta, em Deus fundada. Se meu ouvinte for vazio, a palavra que falo entrará por um ouvido e sairá pelo outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário