Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Comentários à atitude temerária dos radtrads


A inteligência que vai estudar Platão, que vai estudar filosofia e os problemas epistemológicos inerentes à filosofia de Platão, não é (e nem pode ser) uma entidade separada da pessoa, do caráter do indivíduo. A essência da formação do indivíduo é a essência da formação da própria pessoa - e uma boa pessoa só se forma a partir de uma boa alma formada, cultivada - e ensinar a se amar e a se buscar sabedoria por si próprio é o meio de se semear estas virtudes.

Se alguém tem uma alma vulgar, deformada, esse alguém nunca será um filósofo - na verdade, apenas terá uma máscara de filósofo. É justamente isso que acontece no Brasil - os estudantes de filosofia, formados pelas universidades, podem ter conhecimentos de filosofia, mas eles não têm alma ou personalidade de filósofo. E isso é crucial para a busca da verdade, que deve ser sincera. A máscara de filósofo só servirá para a pose e para afetação, para se mostrar algo que não é. Enfim, falsidade - um pecado dos mais graves.

A partir do momento em que se toma por verdade que filosofia é amor à sabedoria, a busca do conhecimento se torna primordial, de tal modo a moldar o caráter de quem o busca, de modo a inspirar-lhe o dever de que esse conhecimento deve ser usado de tal maneira a se promover o bem entre nós, de modo a se tomar o país como um lar e não como se fosse uma religião totalitária de Estado.

Quem busca a formação do caráter está a buscar a conformidade com o Todo que se dá em Deus. Essa pessoa busca não só uma fé certa, mas também uma consciência reta, uma vida reta. Neste aspecto, a busca pela sabedoria marca os fundamentos pelos quais nos vinculamos a Deus - e quando nos pomos a serviço de Deus, nós fazemos da alma não só uma espada como também instrumento para a elucidação dos problemas que afetam a nossa alma, pois a busca da verdade se mede no campo da eternidade - e é uma guerra diária, incessante. E devemos estar sempre prontos para o combate. É por este motivo que a inteligibilidade, a clareza, é o fundamento pelo qual se mede todas as coisas, a partir da verdade, que se dá em Cristo. Enfim, trata-se de uma vida voltada para o heroísmo - é por essa razão que a filosofia não é coisa para os intelectualmente tímidos. Filosofia é apostolado, chamado para a sincera conversão. É serviço missionário.

Se buscarmos estudar aquilo que nos vincula a Deus sem adquirirmos antes uma bagagem dessa natureza, só teremos uma interpretação jurídica da religião, tal como há no Islamismo - e a lei natural que vem de Deus se confunde com a lei escrita pelo homem ou se reduz tão-somente a ela, gerando senso de imanência e não de transcendência, o que dá a entender que o homem, a criatura, está sendo tomada como se fosse Deus. E como o papel aceita tudo, temos verdadeiros absurdos que só resultam na perversão das coisas e na corrupção sistemática das almas. Se não houver um mundo interior sistematicamente cultivado, não haverá promoção sistemática da virtude. E só um milagre de Deus pode reverter esse problema, pois entraremos numa espiral irreversível.

Para se estudar aquilo que é conforme o Todo que vem de Deus, a interpretação dos textos religiosos deve ser inteligida - e essa interpretação das coisas deve ser feita de tal modo a que a Igreja de Cristo seja mesmo o lugar por onde se faça a verdadeira interpretação das sagradas escrituras, em seu verdadeiro sentido, tal como Deus quis nos passar - e isso exige uma alma cultivada de tal modo a que você ouça a voz de Deus, a partir das sagradas escrituras, e diga a Ele sempre sim o tempo todo, sem deixar de esquecer isso um minuto sequer.

Este é o fundamento do Cristianismo, pois Cristo é o caminho, a verdade e a vida - e ninguém vem ao Pai senão por Ele. Se você chegar às mesmas conclusões a que tantos outros estudiosos sensatos e inspirados chegaram através da vida reta, fé reta e consciência reta, sempre invocando ao Espírito Santo de modo a apreciar as coisas de maneira reta segundo esse mesmo espírito, então seu entendimento acerca das coisas estará conforme o Todo daquilo que é ensinado pela Igreja, há mais de 2 mil anos. E isso precisa ser internalizado na carne, pois é preciso, justo e razoável crer de modo a aceitar os mistérios da fé tal como eles são, pois Deus assim o quis - e se nós compreendêssemos esses mistérios, nós renovaríamos a original desobediência de Adão, que contaminou toda a descendência. E isso não é bom.

É preciso que se saiba que Deus é a luz sobre as trevas e Ele sabe bem o que faz.

(Das minhas próprias anotações à introdução ao Curso Online de Filosofia do Olavo de Carvalho)

Comentários:

1.1) Isso também se estende a certos "católicos" que se escandalizam com as últimas declarações do Papa Francisco, que defendia a formação de uma família estruturada, fundada numa paternidade responsável.

1.2) Se alguém tem condições materiais suficientes de modo a formar seis filhos, que forme os seis filhos, ensinando-os a viver na conformidade com Todo que vem de Deus. Se a família tiver condições para formar uma família com prole menos numerosa, que se forme uma família assim, dentro da conformidade com Todo que se dá em Deus. Quando se é sensato com os recursos familiares, Deus te abençoará com uma prole proporcional àquilo que você tem condições de formar. Deus te conhece, pois Ele te ama - Ele não quer ver uma família desamparada ou destruída por falta de amor, provocada pelas constantes dificuldades financeiras.

2) O mais importante desta lição é que o Papa Francisco chamou as famílias, sobretudo as mais pobres, a não serem proletárias - e proletário é quem não contribui em nada para a sociedade política a não ser com a própria prole, de modo a que sejam entregues à própria sorte, aos cuidados do Estado assistencialista e populista, que visa eliminar a Deus de nossa pátria.

3) Essa mentalidade proletária é que dá causa ao estado assistencialista e ao senso de se tomar o país como se fosse religião de Estado, pois há toda uma leva de filhos nascidos na mentalidade proletária, que é apátrida, irresponsável.

4) De fato, o papa pregou algo que é sensato e é fundado no distributivismo. E ainda renovou sua condenação ao comunismo, de maneira indireta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário