Pesquisar este blog

sábado, 24 de janeiro de 2015

Como a escrita ajuda na compreensão de um texto


1) Escrever artigos, de modo a compreender mais claramente os raciocínios de um escritor, ajuda muito na leitura que se faz dele, de tempos em tempos. É por essa razão que nunca consigo terminar um livro sem poder compreender com clareza tudo aquilo que o autor quis dizer. Embora o Olavo diga que se deva ler 50 livros por ano, não estou a altura desse desafio, em razão do meu jeito de trabalhar, que é mais prudente e cauteloso.

2) Todas as vezes que trabalho com nacionismo tenho a sensação de que estou compreendendo cada vez mais e melhor o livro A Pátria Descoberta, de Gilberto de Mello Kujawski.

3) Ainda bem que tenho o hábito de digitalizar meus livros, apesar de ser trabalhoso. O próximo passo que vou fazer futuramente é dissecar os parágrafos na forma de pontos, de modo a comentá-los mais tarde e de modo a fazer arranjos para artigos futuros.

4) Não sei se é bem a técnica que o Mortimer Adler aplica, mas foi a forma que encontrei para ler um livro. Não é a forma mais rápida, mas é a forma mais científica que encontrei para analisar o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário