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domingo, 19 de novembro de 2023

Notas sobre retrogaming e sobre a possível segunda era de ouro do videogame por conta do fato de os videogames clássicos já estarem entrando em domínio público

1) Lá pelos anos 2000, quando estava na faculdade, começaram a surgir os primeiros emuladores de videogame clássicos, os videogames que marcaram a minha infãncia nos anos 80 e começo dos anos 90.

2) Um bom exemplo disso é o Nintendo 8 bits - ele foi lançado em 1983 e o privilégio temporário de sua fabricação expirou em 2003. Agora, qualquer empresa pode fabricar um console portátil para rodar jogos do Nintendo 8 bits para efeito de retrogaming ou fazer emuladores de seus jogos mais clássicos.

3) Com relação aos jogos de sua biblioteca, o direito autoral dos primeiros jogos vai começar a expirar por volta de 2033, quando eles completarem 50 anos de idade, segundo a legislação brasileira. Quando eles atingirem essa idade, muitos poderão hackear a ROM desses jogos, traduzi-la para outros idiomas que não inglês ou japonês, continuar as histórias dos jogos clássicos a partir do enredo original, ou mesmo criar histórias paralelas à trama original, sem a necessidade de pagar licença aos criadores do software ou mesmo à Nintendo, que fabricou o console.

4.1) Conforme sistemas mais avançados vão entrando em domínio público, é provável haver tanto remakes quanto demakes de modo que esses jogos possam ser jogados em consoles mais recentes ou mais antigos, o que aumenta ainda mais a criatividade e a flexibilidade.

4.2) Uma nova era de ouro para o videogame pode surgir a partir daí, por conta dessa ampla liberdade criativa que pode ser desenvolvida a partir do que está disponível, agora destinada a atender necessidades de pequena escala, pois muitos farão dessa necessidade de pessoal se divertir liberdade - e nessa descobrirão um mercado de nicho onde poderão obter ganhos sobre a incerteza neste vale de lágrimas. 

4.3) Se tivesse filhos, eu iria prepará-los para essa cultura de fabricação de jogos de videogame e retrogame tão logo eu possa. Este será o futuro dos jogos daqui pra frente, pois esse será o espaço onde muitos arriscarão e criarão sem o medo de fracassar - e a sorte neste ponto favorecerá os mais audazes, coisa que não veremos nas empresas que trabalham com tecnologia mais moderna, onde o fracasso leva ao prejuízo financeiro, o que os leva necessariamente a apostarem em fórmulas conhecidas e muito demandadas pelo público - o que mata a criatividade, pois videogame é também uma forma de expressão artística. E não é à toa que que faz jogos de videogame é chamado de artista eletrônico.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2023 (data da postagem original).

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Notas sobre digitalização de livros e sua relação análoga com o processo de fabricação de vinhos

1) Pela minha experiência com digitalização, eu posso dizer que um livro com pelos cinqûenta ou sessenta anos contados desde a sua publicação é como se fosse vinho envelhecido em um tonel de carvalho durante pelo menos 12 anos - as folhas ficam retinhas com o passar das páginas e estas, por conta de estarem amarelecidas com o passar da idade, tendem a ser mais amigáveis para o trabalho da digitalização, uma vez que tendem a rebater menos luz, já que o papel já não está mais branco.

2) Não é à toa que um dos meus planos é comprar livros novos e deixar que estes envelheçam no armário - isto vai favorecer o trabalho de digitalização que eu faço.

3) Quanto aos livros mais antigos que eu costumo comprar ma Estante Virtual, eu já começo o trabalho imediatamente. Tudo o que preciso fazer é ficar atento a uma só coisa: o prazo do direito autoral, pois, em muitos casos, este está prestes a expirar. Uma vez expirado o prazo do privilégio temporário concedido pela constituição, eu já começo a vender os e-books na minha lojinha no Payhip, sem a necessidade de pagar royalties aos autores e a seus herdeiros, por conta de seus direitos haverem decaído.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2023 (data da postagem original).

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Notas sobre meu dia no Amal Date, nesta véspera de pseudoferiado de 15 de novembro

1) Eu estava no Amal Date e de repente me apareceu uma ucraniana dizendo que queria passar três dias comigo. Se eu pudesse responder, já que não tenho créditos no referido site - coisa que vou ter tão-somente no dia do meu aniversário -, eu diria o seguinte: "aqui no Rio de Janeiro, onde eu moro, passar a tarde com alguém é algo extremamente difícil. Imagina passar três dias com você - isto é algo impossível dentro da conjuntura atual. Além da violência que reina na cidade, meus pais não concordariam com o encontro. Quando tinha 31 anos, eu tive uma namorada - a única que eu tive. Só pude me encontrar com ela três vezes - em todos esses casos, sair para me encontrar com ela foi uma luta, pois meus pais são difíceis de lidar. O namoro durou três anos e só terminou porque descobri que ela votava em comunistas, os inimigos dos valores que eu e minha família mais prezamos."

2) Achando que eu fosse um belo pedaço de carne, ela me perguntou quanto custaria meu dia para que eu ficasse a sós com ela. Eu diria o seguinte: "se você acha que sou um pedaço de carne, é melhor ver corpos no necrotério do Instituto Médico Legal. Eu sou uma pessoa - e segundo Cristo, eu valho muito mais do que muitos pardais. Além disso, você não preza minha melhor parte, que é a parte intelectual - se você lesse atentamente o meu perfil, você perceberia que sou escritor e que tenho mais de seis mil postagens em dez anos de atividade bloguística ininterrupta. Agora, se você me mede pelos seus amores estupidamente desordernados, é melhor nem me dirigir a palavra. Meu corpo não está à venda - sou uma pessoa, tenho valores, além de católico e conservador. Você não passa de uma porca que quer satisfazer os seus prazeres mais baixos!"

3) Depois disso, bloqueei a pessoa.

4) Algum tempo depois, apareceu-me uma outra pessoa e ela me disse: "eu sou uma garota extrovertida. Meus amigos costumam me chamar de a garota do feriado (em inglês, holiday girl). Posso ser a garota de todos os seus feriados?" Se eu pudesse, eu responderia a ela: "não no dia 15 de novembro. O dia 15 de novembro é o dia em que se celebra essa prostituição em forma de regime político, que é a República no Brasil. Para quem é brasileiro sério, e conhece muito bem a história do Brasil, se você diz o que você está me dizendo agora, você seria tomada como se vadia fosse. Por isso, eu estou lhe avisando, pois não quero ser injusto com você."

5) Enquanto aguardo a resposta da moça B, veio-me uma outra moça C, chamada Fernanda, que me mandou o seguinte recado: "José, que tipo de textos você escreve em seu blog?" Eu responderia a ela: "eu escrevo sobre política, filosofia, direito, economia, além de História do Brasil e de Portugal. Ainda bem que você existe, pois você está interessada na minha melhor parte, que é a minha parte intelectual - e eu dou graças a Deus por isto. Se você estivesse no Rio de Janeiro e falasse português, e se a cidade fosse um lugar tranqüilo, eu certamente te chamaria aqui em casa para conversarmos. Eu não costumo sair de casa, pois os serviços dos bares e restaurantes são caros e a comida não é de boa qualidade. É raro eu convidar alguém pra sair, pois as pessoas daqui não se interessam por conhecimento - como você demonstrou real interesse naquilo que tenho de melhor, posso abrir uma exceção pra você, pois sinto que tenho muito a ganhar me relacionando com você. Até te encontrar, você nem imagina como foi difícil meu dia hoje. Acredita que tive de lidar com uma criatura que queria ter sexo pago comigo durante três dias? Como filho de Deus que sou, eu não estou à venda, uma vez que ela não estava interessada na minha melhor parte!"

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2023 (data da postagem original).

domingo, 12 de novembro de 2023

Notas sobre o malefício que os canais de rádio e TV podem causar a uma nação quando se prestam ao trabalho de mentir e desinformar - o caso da Rede Globo

 1) A televisão é um instrumento de informação e este atua sobre o espectador de forma a lhe induzir um comportamento passivo, ante as informações que lhe são transmitidias: basta ao telespectador apertar um botão e as notícias (e tudo o mais que vem desse canal) chegam de forma direta – e em certa medida, de maneira invasiva – , a ponto de violar o direito natural que o telespectador tem de não ser informado sobre uma determinada matéria que não lhe interessa, por conta de prejudicar tudo o que lhe é mais caro em termos de valores morais.

2)  A informação penetra através dos olhos e dos ouvidos e chega até a mente do espectador de tal forma sem que este se dê conta do real alcance e significado dessa “invasão”.  O espectador é um alvo extremamente vulnerável, sobretudo no âmbito psicológico, do que recebe da tv, a tal ponto que ele não tem defesa alguma contra os maleficios que esta causa.

3.1) O espectador não tem como identificar se determinada noticia é verdadeira ou falsa, ou se existe alguma ideologia  embutida  no que é relatado, a ponto de pretender induzi-lo a uma opinião errônea e pré-concebida sobre o que é informado. Esse processo de desinformação induzida é de interesse particular, sobretudo de quem redige ou orienta as redações, ou mesmo de quem impõe a maneira como a noticia nos é apresentada (e a maneira como uma informação nos é apresentada faz toda a diferença, sobretudo da forma como ela é percebida – e  a maneira pela qual a informação é percebida determina a opinião sobre o fato noticiado).  E da maneira que o homo videns fica a navegar pelos canais através dos botões – em busca de um alento, de uma distração para os seus problemas cotidianos –, essas coisas jamais lhe passam pela cabeça e ele nem percebe que está sendo programado.

3.2) Por conta dessa sistemática capacidade que a TV tem de formar a opinião de quem assiste a ela, a emissora de televisão é uma prestadora serviço que depende da concessão das autoridades do Estado e este serviço é concedido para ser prestado à população, em nome do Estado, através de regulações contratuais, impostas pelo direito administrativo. O objetivo dessas regras é evitar que o uso indevido dessa elevada capacidade de formação seja manipulado, de tal modo a gerar uma deformação ou mesmo uma desinformação. Como o indivíduo é vulnerável e hipossuficiente em relação a esta ação traiçoeira, à própria nação, por extensão, é vulnerável e hipossuficiente a esta mesma medida – neste sentido, o Estado atua aqui em duplo sentido, tanto em questão da segurança nacional como também na defesa do consumidor dessas informações.

3.3.1) Um exemplo de norma que visa coibir o referido abuso é a que impõe limitação de certa quantidade de canais concedidos a uma mesma empresa, de modo a impedir a concetração dos poderes de usar, gozar e dispor do meios de comunicação em poucas mãos. 

3.3.2) Esta é uma das normas mais desrespeitadas no Brasil, pois, infelizmente  a referida lei não se estende às retransmissoras da programação central. E assim chegamos à realidade do que ocorre no país, onde uma empresa detém a propriedade de cinco transmissoras da programação, mas essa mesma programação é veiculada por centenas de “repetidoras”, que alcançam todo o território nacional. Isto faz com que a norma seja sistemanticamente violada e faz com que os efeitos perniciosos dessa violação se tornem extremamente perigosos à democracia, uma vez que os controladores da programação central utilizam de meios até mesmo financeiros para expandir o seu poder de influência junto à audiência que assiste à sua progrmamação. Isto é explicado pela alta capacidade financeira da Rede Globo, por ser uma das maiores beneficiárias dos recursos do BNDES desde os tempos de FHC, fato este que pode ser  facilmente ser apurado, desde queo  BNDES revele esta intormação - o que ainda não foi feito, infelizmemnte.

4.1)  Nas regras que regulam a concessão de canais de rádio e TV, vigora-se o princípio de que as informações devem ser prestadas a serviço do bem comum, de toda a sociedade.  Não é o que faz a Rede Globo, uma vez que esta usa e abusa do poder inerente à natureza da TV como instrumento de informação e com esse poder, impulsionado pelos recursos de capital de que dispõe, vai impondo à população vulnerável sua agenda, a ponto de gerar uma desinformação sistemática - o que coloca a democracia no Brasil em risco, como comprovam os fatos que estão a acontecer neste moomento e que choocam a nação – ou, ao menos  aquela parcela crescente da população que se conscientiza dos riscos à democracia da qual a Rede Globo é responsável, por conta do seu comportamento, por conta do flagrante abuso do poder que lhe foi concedido. (Texto escrito originalmente em 2017).

John Earl Keats (autor do texto)

José Octavio Dettmann (revisão e publicação desse texto no blog)

Fonte: https://www.facebook.com/socorro.padilhabrandaovilela/posts/pfbid023di84m861TGsSjkiuWeMwKVkbfT47kbpyMvYm1vMeFB1hbPmjmPs16ZKhPgHYL5Gl

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Notas sobre a filosofia da crise e sua relação com o tema das comunidades imaginadas e reveladas - reflexões sobre o caso do Brasil

1.1) O grande cerne por trás de uma comunidade imaginada é fazer de uma nação um experimento de laboratório de tal modo que toda e qualquer utopia revolcionária seja possível de ser nela realizada. E se esse experimento for bem-sucedido, ele acabará sendo exportado para outros lugares e adaptado à realidade local de modo a ser mais bem-sucedido ainda. 

1.2) É neste ponto que as ciências sociais abraçam a lógica das ciências naturais a ponto de serem pseudociências exatas, por conta de negarem a natureza do homem enquanto animal que erra, uma vez elas partem do seguinte pressuposto: se os números governam o mundo e se a lógica e os dados estatísticos são os defensores desse reino, então a sociologia e os cientistas sociais são os grandes defensores reais e justificadores dessa pseudociência, uma vez que ciência e técnica estão a serviço do animal que mente. Afinal, os fins justificam os meios.

2.1) A comunidade revelada é uma comunidade que se revela a partir de um milagre ou de um acontecimento extraordinário que aconteceu no passado, onde o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem revela a um de seus fiéis vassalos que pretende construir um império de tal modo que Seu Santo Nome seja publicado entre todas as nações do mundo. Do mesmo modo como São Pedro foi a pedra sob a qual Cristo assentou a Igreja, D. Afonso Henriques foi a rocha sólida sob a qual Cristo assentou seu império, em Ourique. E foi desse império que se revelou a Terra de Santa Cruz, o Brasil. 

2.2) O ponto culminante dessa revelação, onde ela se tornou realidade, se deu na elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, não com o que chamam falsamente de independência, que na verdade foi um ato de apatria. Entre o descobrimento do Brasil e a elevação da terra à condição de Reino, o processo de povoamento e desensolvimento das instituições políticas, econômcas e sociais durou mais de três séculos. Ele não se deu da noite para o dia.

3) A decadência da civilização que foi edificada na América Portuguesa começa quando se inventou a tese de que o Brasil era colônia de Portugal - de que era um país explorado e subordinado, não um novo Portugal no Além-Mar, como Tito Livio Ferreira aponta em sua obra O Brasil não foi colônia. Foi a partir dessa tese que se desenvolveu todo um laboratório de experiências revolucionárias que desaguaram na República e, mais tarde, no comunismo lulista, que é o verdadeiro ápice da experiência revolucionária a ponto de ser um verdadeiro horror metafísico.

4.1) A filosofia da crise da civilização brasileira começa a partir do momento em que o Príncipe-Regente desonra a toda uma tradição de vassalos de Cristo que bem serviram ao Rei dos Reis a ponto de dar um golpe contra a própria coroa. A restauração da monarquia, pura e simplesmente, não resolverá a crise, pois o liberalismo é a pequena via do esquerdismo, da mentalidade revolucionária - apenas a reunião dos teritórios que um dia pertenceram a Portugal num sólido império de direito divino e de caráter cristocêntrico é que restaurará as fundações lógicas e espirituais perdidas. 

4.2) Esses territórios hoje estão dispersos na forma de países independentes - e a experiência política e econômica desses países é tão destituída de sentido cristocênctrico que muitos de seus habitantes são forçados a irem para outros países de modo a terem uma vida melhor. Esse processo de dispersão é conhecido como lusitânia perdida ou dispersa.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2023 (data da postagem original).

Notas sobre Revolução Industrial enquanto um problema da filosofia da crise - o caso da casa e da fábrica enquanto ambientes de transformação

1) A casa é um ambiente de transformação:

A) Nela, eu posso transformar matéria-prima em produtos que possam satisfazer necessidades humanas - a maior prova disso estão nas oficinas artesanais, nos ateliês e nas cozinhas que há dentro de nossas casas, fora as bibliotecas, os escritórios e laboratórios, que surgiram de maneira mais recente.

B) Ela é um ambiente propício onde ocorre a confluência entre as idéias que pensamos e as que adquirimos ao longo do tempo de modo a produzir algo inteligente e construtivo. E para se construir algo intelecutalmente produtivo, que possa aperfiçoar a liberdade de muitos nos méritos de Cristo, a vida contemplativa é essencial. E isto não pede só uma pia vida religiosa, mas também pede o cultivo de bons hábitoss que fomentem a virtude de pensar - como, por exemplo, o hábito de jogar muitos jogos de estratégia que convidem a pessoa que joga à prática da reflexão filosófica. Eis o apostolado da diversão a serviço da santificação do através do estudo e do trabalho.

C) Por ser lugar de reunião, a casa também pode ser ambiente onde ocorrem os arranjos por meio dos quais se protegem as transações que são mais sagradas nos méritos de Cristo são preservadas da tirania dos maus governantes. Elas também são um ambiente onde se desevolve a prática da integração entre as pessoas, um dos fundamentos da responsabilidade pessoal, uma vez que devemos ver Deus nas pessoas e honrar a elas naquilo que é bom, uma vez que a verdade é o fundamento da liberdade. Eis a filosofia da lealdade.

D) O lugar onde tudo o que colhemos o que estava disperso para ficar reunido em um determinado lugar, através das nossas bibliotecas ou dos nossos estoques para uso futuro. É assim que se resolve a crise decorrente da Revolução Industrial, pois do bom uso do que está disperso na sociedade que descobrimos a sua solução, a ponto de revelarmos novos caminhos para a solução desta crise espiritual e civilizatória pela qual todos nós estamos a passar.

2.1) Entre a fábrica - que é um centro de tranformação especializado - e a casa - que é um centro de transformação muito mais abrangente -, o retorno à casa em algum ponto da História é vital para se combater a crise espiritual que se decorreu a partir da Revolução Industrial. Desalojar o homem de sua casa, do convívio de sua família, a ponto de formar famílias nucleares por onde ele passa, simplesmente gerou uma grande crise na grande cadeia do ser sem a qual é imposível se produzir qualquer conhecimento partindo do pressuposto de que a verdade é o fundamento da liberdade.

2.2) Quando esta cadeia é quebrada, a ciência e a técnica são servas da iniqüidade, da ideologia revolucionária, uma vez que o fundamento da pesquisa é o que se conserva de conveniente e fora da verdade, de modo a se aprimorar o processo de dominação sobre os homens - e isto é uma busca vã, destituída de sentido.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2023 (data da postagem original).

Notas sobre a casa dos sims no The Sims 4, enquanto ambiente de transformação (reflexões sobre o mundo interior a partir da minha experiência de jogador)

1) No The Sims 4, quando você desenvolve suas habilidades no conforto do seu lar, a casa pode ser um lugar de transformação. A matéria-prima que você coleta das fazendas, ela pode ser transformada em múltiplos produtos - nas mãos de um cozinheiro habilidoso, o leite da vaca vira queijo ou pode ser transformado em outros tipos de alimentos; a lã das ovelhas pode ser transformada em roupas, se o seu sim souber fazer tricõ ou algum tipo de tecelagem; as frutas e hotaliças colhidas dos campos e jardins podem ser transformadas em sucos ou outros tipos de alimentos; as árvores que você planta na sua reserva, se forem madeiras-de-lei, podem ser transformadas em móveis valiosos se seu sim souber marcenaria.

2) Se no Ultima Online, o sim é, por definição, um ser social que é pau-para-toda-obra, então ele, como ser humano simulado, é um polímata a ponto de se santificar a partir de todo e qualquer trabalho, uma vez que ele tem dois dons: o dom da adaptabilidade e o dom da flexibilidade. Por essa razão, a casa do sim é o ambiente natural onde essa transformação é possível - não só transformação de matéria-prima em bens consumíveis, mas também de transformação de realidade, por ser um ambiente propício à contemplação, sem a qual é impossível o verdadeiro conhecimento filosófico.

3) Quando falo do dom da adaptabilidade, o sim, quando se reveste de verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, ele tende a reabsorver as circuntâncias do lar e da vizinhança onde se encontra de modo a tirar melhor proveito da situação, de modo a colher ganhos sobre a incerteza, neste vale de lágrimas, ainda que simulado; quando falo de flexibilidade, ele combina as diferentes habilidades que ele aprendeu ao longo da vida e o que foi acumulado ao longo das gerações de modo a criar uma nova profissão - e isto é um verdadeiro trabalho de gênio, o que impulsiona ainda mais o processo de adaptabilidade. Este é verdadeiro motor do progresso científico, pois a verdade é o fundamento da liberdade, ao passo que o desenvolvimento econômico é a a expressão dessa liberdade, enquanto plena capacidade de tirar proveito das circunstâncias em que o sim se encontra.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2023 (data da postagem original).