1) A casa é um ambiente de transformação:
A) Nela, eu posso transformar matéria-prima em produtos que possam satisfazer necessidades humanas - a maior prova disso estão nas oficinas artesanais, nos ateliês e nas cozinhas que há dentro de nossas casas, fora as bibliotecas, os escritórios e laboratórios, que surgiram de maneira mais recente.
B) Ela é um ambiente propício onde ocorre a confluência entre as idéias que pensamos e as que adquirimos ao longo do tempo de modo a produzir algo inteligente e construtivo. E para se construir algo intelecutalmente produtivo, que possa aperfiçoar a liberdade de muitos nos méritos de Cristo, a vida contemplativa é essencial. E isto não pede só uma pia vida religiosa, mas também pede o cultivo de bons hábitoss que fomentem a virtude de pensar - como, por exemplo, o hábito de jogar muitos jogos de estratégia que convidem a pessoa que joga à prática da reflexão filosófica. Eis o apostolado da diversão a serviço da santificação do através do estudo e do trabalho.
C) Por ser lugar de reunião, a casa também pode ser ambiente onde ocorrem os arranjos por meio dos quais se protegem as transações que são mais sagradas nos méritos de Cristo são preservadas da tirania dos maus governantes. Elas também são um ambiente onde se desevolve a prática da integração entre as pessoas, um dos fundamentos da responsabilidade pessoal, uma vez que devemos ver Deus nas pessoas e honrar a elas naquilo que é bom, uma vez que a verdade é o fundamento da liberdade. Eis a filosofia da lealdade.
D) O lugar onde tudo o que colhemos o que estava disperso para ficar reunido em um determinado lugar, através das nossas bibliotecas ou dos nossos estoques para uso futuro. É assim que se resolve a crise decorrente da Revolução Industrial, pois do bom uso do que está disperso na sociedade que descobrimos a sua solução, a ponto de revelarmos novos caminhos para a solução desta crise espiritual e civilizatória pela qual todos nós estamos a passar.
2.1) Entre a fábrica - que é um centro de tranformação especializado - e a casa - que é um centro de transformação muito mais abrangente -, o retorno à casa em algum ponto da História é vital para se combater a crise espiritual que se decorreu a partir da Revolução Industrial. Desalojar o homem de sua casa, do convívio de sua família, a ponto de formar famílias nucleares por onde ele passa, simplesmente gerou uma grande crise na grande cadeia do ser sem a qual é imposível se produzir qualquer conhecimento partindo do pressuposto de que a verdade é o fundamento da liberdade.
2.2) Quando esta cadeia é quebrada, a ciência e a técnica são servas da iniqüidade, da ideologia revolucionária, uma vez que o fundamento da pesquisa é o que se conserva de conveniente e fora da verdade, de modo a se aprimorar o processo de dominação sobre os homens - e isto é uma busca vã, destituída de sentido.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2023 (data da postagem original).
terça-feira, 7 de novembro de 2023
Notas sobre Revolução Industrial enquanto um problema da filosofia da crise - o caso da casa e da fábrica enquanto ambientes de transformação
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