Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Silogismos sobre os fundamentos da cultura - o caso do cashback

1) Numa das provas que prestei quando do meu exame de ordem para a OAB, havia a seguinte frase: "um dos fundamentos da cultura é fazer da necessidade liberdade". Esta frase marcaria minha vida anos mais tarde, nestas linhas que se seguem.

2) Certa ocasião, eu estava no site do Méliuz e tomei conhecimento de que, se eu me cadastrasse no aplicativo, eu poderia receber cashback a partir das notas fiscais, ainda que as lojas não fossem afiliadas do sistema Méliuz de cashback. Só pelo ato de enviar a nota fiscal, eu já receberia um real e se a nota fiscal fosse de uma loja cadastrada, eu receberia cinco vezes o valor do cashback.

3) Isto me gerou a oportunidade necessária para eu usar o celular moderno - isto foi o que me motivou a usar a ferramenta, já que ela não fazia sentido no meu dia-a-dia. Comecei a tirar os primeiros cashbacks das notas fiscais das compras dos meus pais por volta do dia 25 de novembro - em 11 de dezembro, devo receber uma resposta. Caso eu receba dinheiro extra, isto não só vai fazer com que eu melhor colabore com os meus pais com as compras, já que estarei de olho nos cashbacks das próximas compras, como também fará com que eu veja o celular moderno como um computador de mão necessário ao meu arsenal de trabalho, já que com ele colherei o cashback das compras de meus pais - e com esse dinheiro, poderei aperfeiçoar a poupança e comprar coisas que tornarão minha vida intelectual e profissional ainda mais produtiva, a ponto de me dar mais liberdade para eu melhor me santificar através do trabalho de escritor e de gamer.

4) De tanto isto ser a base do meu estilo de vida, a cultura de cashback deixará de ser uma opção e passará a ser uma necessidade, pois daí vem o sustento - como dinheiro é símbolo de justiça, então eu farei pelo outros aquilo que os outros querem de mim, a ponto de ter ganhos sobre a incerteza neste vale de lágrimas. Como sempre enxergo a verdade contida nas ações dos homens, então tentarei ver Cristo em tudo e em todos de modo que a verdade seja não só a regra das minhas ações, mas também o fundamento da minha liberdade, sem a qual vida não teria o menor sentido para mim.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2023 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário