Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Experimentando as lições de Stefan Zweig - como livros criam conexões entre histórias e pessoas no âmbito das relações pessoais - lições da minha experiência pessoal

1) Recentemente, uma catequista me adicionou no Linked in. Quando eu percebi que ela era catequista, dei-lhe como cortesia o livro A verdade como fundamento da liberdade, do Cardeal Avery Dulles. Quando ela viu que o texto era comentado por D. Rafael Llano Cifuentes, ela ficou toda feliz e me agradeceu pela oferta.

2) Depois da conversa, fui na Wikipedia pesquisar sobre quem era ele - e vi que ele foi um dos primeiros pregadores da Opus Dei no Brasil - e a Opus Dei é uma das minhas ordens religiosas favoritas, pois muito do que falam sobre santificação através do trabalho me serviu de base para os meus textos sobre economia católica e sobre nacionidade.

3) Ao tomar conhecimento de quem era realmente D. Rafael, eu tratei de ficar de olho nas obras dele, já que estou no processo de adquirir todas as obras de São Josemaría Escrivá, o fundador da ordem.

4) Esta história me fez me lembrar do que Stefan Zweig dizia sobre a importância dos livros no sentido de conectar histórias e pessoas. Ao oferecer um livro católico a uma catequista, ela jogou luz sobre algo que não estava vendo e que me gerou mais conexão com a minha ordem favorita, a Opus Dei -  o que me gerou um verdadeiro ganho sobre a incerteza em matéria de experiência pessoal.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2023 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário