1) Durante a década de 90, mais precisamente em 1992, eu pude perceber a degradação cultural e espiritual do povo brasileiro. Como sou dos anos 80, oriundo de um cenário de excelência cultural, seja esportiva, seja musical, eu tive que aprender a ser muitas coisas, caso não quisesse ser engolido pela mediocridade que engoliu a muitos de minha geração.
2.1) No começo da década de 1990, eu fui jogador de videogame. Tive os principais videogames da terceira e quarta geração. A partir de 1992, eu migrei para o PC. Desse ano até 2004, eu joguei muitos jogos de estratégia, tive que aprender inglês na marra, sem a tecnologia que temos hoje, e desenvolvi o hábito de fazer anotações, enquanto jogava o jogo Sid Meier's Colonization, na sua versão mais clássica.
2.2) Décadas mais tarde, o hábito de jogar anotando acabou evoluindo no estilo de fazer playbooks do The Sims, coisa que comecei a fazer a partir do The Sims 4, quando retomei o hábito de jogar videogame, em 2015, tal como eu jogava na década de 1990: como parte da minha atividade intelectual.
3) Entre 2004 e 2012, eu passei muito tempo estudando, seja para me formar, seja para passar em concurso público. Durante essa época, meu alento era escutar música boa na JB FM e na Antena 1, rádios essas que descobri nos ônibos, enquanto observava tudo a minha volta. Boa parte dessa música era da minha época, a década de 1980. No intervalo das aulas e dos estágios, ia sempre aos sebos, sobretudo à Livraria Imperial, que ficava no Paço Imperial, e ao tradicional Sebo São José, da Rua São José, que foi fechado recentemente, por conta da nova tendência de mercado de muitos preferirem fazer compras na Estante Virtual a irem aos sebos tradicionais. Já em 2005, eu havia descoberto a Estante Virtual e passei a comprar muito do que precisava nesse novo sebo digital - com o tempo, os sebos, enquanto lojas, foram desaparecendo, pois comprar online era bem melhor do que bater perna nas ruas desse Rio de Janeiro tenebroso em que se dá a minha vida.
4) Entre 2008 e 2012, enquanto me preparava para concurso público eu comecei a trocar as moedas acumuladas dos meus pais nas idas que fazia ao restaurante para almoçar - e converti esse capital morto numa boa quantia em dinheiro. Por volta de 2012, quando comecei a namorar Cecília Botafogo, eu abri minha poupança, num banco Itaú próximo à rua onde moro. Quando comecei a receber a doações dos meus leitores, a partir de 2015, eu comecei a montar a estrutura financeira da minha organização, o Dettbank.
5) Em 2012, eu me aposentei dos estudos e em 2013 veio a revolução online que mudaria a face do Brasil para sempre. Em 2014, passei a ser escritor profissional. Escrevi muitas postagens e desenvolvi muito conhecimento, durante meus muitos anos de atividade online, sobretudo no Facebook, rede social onde fui mais ativo.
6) Quando Dilma caiu, houve um periodo de transição entre 2016 e 2019, marcado pelos governos Temer e Bolsonaro. Nesta época, além de voltar a jogar videogame, com parte da minha atividade intelectual, eu digitalizei muitos livros. Pouco após a pandemia, eu comecei a vender muitos dos livros que digitalizei para meus contatos. Felipe Lamoglia foi meu principal cliente e comprou muitos deles. A Livraria Caboclo começou a nascer de fato a partir daí.
7) Da década de 1990 até a primavera brasileira, em 2013, eu fui muitas coisas, de modo a sobreviver à cultura da mediocridade que assolava a minha terra. Eu encontrei a salvação através dos excelentes livros que comprava nos sebos e através das aulas que o Olavo proferia quando ele era vivo. Foi nessa mesma época que me tornei católico e a viver a vida que sempre quis viver, apesar de todas as dificuldades, porque comecei a ver um sentido nessas coisas todas que vivi, pois durante esse tempo todo eu fui um náufrago; por conta do meu vasto conhecimento em História do Brasil, aprendi a sobreviver aos constantes naufrágios do Brasil durante a Era Republicana, a tal ponto que eu já vi os elefantes de Aníbal - nada mais me surpreende e eu não tenho nada a temer. Conforme fui adquirindo cultura e achando diferentes caminhos de modo a sobreviver à mediocridade reinante que contaminou aos que tinham a minha idade, eu aprendi reabsorver as circunstâncias em que se davam a minha vida e dar um novo sentido a elas - ao dar um novo sentido a essas coisas, no sentido de responder ao vazio reinante, eu aprendi a empreender e a criar.
8.1) Hoje. em 2023, eu sou a confluência dessas coisas que me ocorreram ao longo dessas últimas três décadas que mrcaram a minha formação como pessoa.
8.2) Nestes tempos de hoje, ainda aprendi hábitos novos de modo a melhorar meu jeito de ser, como, por exemplo, o hábito de comprar meus livros e jogos com cashback. Outor hábito que adquiri foi o uso de monetizadores de modo a marcar a minha atividade e o tempo do meu dia. Quando vou jogar, escrever ou assistir a algum vídeo relevante, eu me monetizo pelo Honeygain - o que torna produtivo meu tempo, que é ocupado com coisas extremamente úteis à alma e ao senso de se tomar o país como um lar em Cristo.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 24 de novembro 2023 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário