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terça-feira, 23 de setembro de 2014

O extrovertido é o agente perfeito da cultura de massa


01) Um dos sintomas da extroversão, do hábito de se vender banana na feira, é quando ele, o extrovertido, te pede para envolver teus amigos nos projetos dele, como se deu com o infame José Arthur Sedrez, quando me apresentou o famigerado CONS. O cara mal me conhecia já me pediu para empatar todo o meu capital moral em projetos salvacionistas altamente questionáveis. É por isso que vi a necessidade de me afastar dessa política de "conservadorismo" extrovertido, que é, na verdade, conservantismo.

02) Amigo é mais valioso que ouro e prata. Se a pessoa tem um projeto sério, a primeira coisa a fazer é mostrar que você tem valor - e se você tem valor, esse que confia em você te indicará para outras pessoas, tal como o senhor Rodrigo Cesar Banhara está fazendo. Eu levei bastante tempo até conseguir criar as bases necessárias para uma expansão segura - você se torna influente quando outros servem voluntariamente o que você tem a dizer, mas isso leva tempo, muito tempo, além de muito trabalho, é claro.

03) Quando se serve em confiança, o exemplo e o bom trabalho edificam toda a ordem moral, pois são a base da capitalização moral. Eis a enorme diferença do reservado para o extrovertido.

04) O extrovertido apelará para a propaganda. E o grande mal nos nossos tempos é a propaganda sistemática, de tal modo que elimina a cultura do diálogo, do argumento, do convencimento, da negociação. Enfim, o extrovertido é o agente perfeito da cultura de massa - algo que é extremamente diabólico.

Da diferença entre o tímido, o reservado e o extrovertido

01) Não devemos ter medo - não devemos ser tímidos. Não podemos ter rubor quando formos chamados ao serviço.

02) O dia em que o rubor se perde começa quando nós passamos a agir de
modo reservado, de modo a servir em prol da confiança dos que mais necessitam dos nossos serviços. Devemos falar coisas de modo a edificar a os nossos semelhantes, de tal modo a que a nação seja tomada como um lar.

03) Tenha muito cuidado com os extrovertidos, os verborrágicos. Eles têm habilidades verbais bem desenvolvidas. Alguns deles não desenvolvem senso de moral algum - e quando estão prestes a serem descobertos, eles reforçam a suas habilidades verbais.

04) Os extrovertidos têm o dom do estelionato, pois suas habilidades sociais são muito desenvolvidas. E é do estelionato que se constrói a cleptocracia, base sob a qual o país será tomado como se fosse religião, de tal modo que se afasta da pátria do céu.

05) As pessoas de hoje dão muito valor à extroversão, mas não percebem que isso pode levar à apatria. Pois o extrovertido não conhece fronteiras, como aquela de falar aquilo que lhe compete ou o que é bom e necessário - ele sempre vai se meter em assuntos para os quais nunca estudou e só falará bobagem ou enganará todo mundo, se tiver vontade de fazer isso.

06) Devemos rejeitar a cultura da exibição e preferir a cultura da reserva.

07) Foi da cultura da reserva, da confiança que as catacumbas se expandiram, de tal modo que passamos a pregar livremente nossa religião. E quando ganhamos a liberdade de pregar em praça pública, passamos a edificar uma civilização.

08) É por conta de tanto se dar valor à extroversão que nos vemos forçados a agir tal qual os primeiros cristãos. Os tempos serão negros.

09) Certo estava Bento XVI quando falava que precisamos reaprender a viver os tempos dos primeiros cristãos, os tempos da reserva moral. Pois é com reserva que se serve em prol da confiança.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Comentários sobre o que é uma forma consistente


1) Uma forma é consistente quando ela é capaz de responder às exigências de seu tempo e de seu lugar, de modo a que o conteúdo nela contido nos conduza de modo a dizer sim a Deus.

2) Tempos diferentes modificam os lugares, de modo a ficarem diferentes uns dos outros.

3) Para que a mensagem continue universal e salvífica, é necessário readequar as formas, dando ensejo a uma constante renovação das coisas. E readequação das coisas se dá numa forma paraconsistente, cuja lógica se dá em Deus. Se o reino de Deus não é deste mundo, então ele se funda numa lógica que não é a deste mundo, pois o que é verdadeiro para Deus não se torna falso, ainda que isso extrapole as formas conhecidas pelos homens.

4) Quando se faz da Bíblia crença de livro, a forma se desgasta e não sobrevive ao teste do tempo. É como construir um castelo na areia - a água do mar leva tudo e tudo será esquecido, dado que não há Santa Tradição nem sagrado magistério.

Oitenta é perfeição dobrada, responsabilidade dobrada


1) 80 é 40 x 2. Se 40 é número de perfeição, tal qual o fato de os hebreus haverem ficado 40 anos de deserto, então 80 é perfeição dobrada, bênção sobre bênção.

2) bênção sobre bênção é bênção ao quadrado, pois dividir é multiplicar - isso é chamar constante mente Deus para que Ele te guie nesse caminho tão penoso que é a vida intelectual. Se as coisas se dão no tempo de Deus, isso dá margem ao processo de capitalização moral.

3) Se muito lhe é dado, muito lhe será cobrado. E para isso você deve ler os livros mastigando e digerindo. E achar ouro em cada montanha que você explora não é tarefa fácil.

4) Quando a bênção se multiplica e se distribui por conta de todo o seu trabalho se dar no tempo de Deus, então suas idéias deixam o mundo interior, a vida privada, e atingem o mundo da praça, onde as pessoas se reúnem de modo a saber as coisas que acontecem no país, no mundo e talvez em busca de coisas interessantes que as edifiquem, como uma proposta de emprego.

5) Quadrado em inglês é square. E square em inglês também significa praça.

6) Quando falo que bênção sobre bênção é bênção ao quadrado, isso significa dizer que as boas idéias são como as sementes que se deixam voar ao sabor do vento - elas caem sobre a terra e colonizam novos lugares, arvorando a idéia de se tomar o país como um lar, fundado na pátria do céu. Por isso, elas devem sair do mundo interior, da vida privada, e devem edificar o mundo a partir do mundo da praça - até influir na vida pública, no mundo que se dá nos gabinetes e nos palácios. 

Sobre o potencial do Twitter

1) O chato do twitter é que ele é limitado a 140 toques. Você não pode fazer reflexões sérias nele.

2) Uma reflexão mais séria pode se dar no facebook, cuja quantidade de toque no teclado é ilimitada. E as postagens do facebook devem ser armazenadas num blog, de modo a que sirvam de repositório de texto.

3) Trabalhando com encurtadores remuneratórios, você não só encurta os links para o twitter como também cria interstícios interna corporis para o blog, de modo a você ser remunerado pelo esforço feito.

4) Quando você difundir suas idéias, faça-o no twitter - só depois é que você fornece o facebook, de modo a que só os sérios venham, de modo a contribuir decisivamente para o seu pensamento.

Das três formas de se ler o marxismo


1) Quando se lê marxismo só por provar, você vai achar isso lindo. Você será só um idiota útil a serviço do marxismo.

2) Quando se lê marxismo engolindo, você estará sendo doutrinado. E aí você se torna um excomungado da pátria.

3) Quando se lê marxismo mastigando e digerindo, você está achando meios de combatê-lo.

4) Isso é de difícil digestão - e esses alimentos cuja digestão é difícil necessitam do apoio de um líqüido, de modo a serem digeridos melhor.

5) Quando se combate o marxismo, você certamente necessitará da comunhão em duas espécies, onde a hóstia fica mergulhada no vinho. Isso deve ser feito, em razão da penosa dificuldade exigida por esse trabalho, que se funda na caridade de Cristo.

domingo, 21 de setembro de 2014

Não ceda aos desafios fundados no modismo

1) Circula por aí um desafio intelectual em que devo citar 10 dez livros que inspiraram o meu pensamento.

2) Ocorre que alguns livros são para serem provados, ao passo que outros são para serem engolidos, enquanto outros são para serem mastigados e digeridos.

3) Olavo recomenda a leitura de 80 livros por ano.

4) Se você lê 80 livros por ano só para efeito de provar, na verdade você não leu nada.

5) Se você lê 80 livros por ano engolindo, você o faz tal qual se faz com cerveja: você confunde estudo com happy hour. Você só vai regurgitar coisas sem sentido, achando que está produzindo sabedoria. E sabedoria humana dissociada da divina é prestar serviço ao diabo.

5.1) Ler engolindo é doutrinação: isso é confundir liberdade com libertinagem. Você não será capaz de entender as nuances das coisas. E tudo se reduzirá à crença de livro. Enfim, é um tipo de protestantismo.

6) Se você lê 80 livros por ano mastigando e digerindo, você é um espírito abençoado e terá uma vida de estudos longa e abençoada. Isso é caminho de santidade, coisa que te leva à conformidade com o todo de Deus.

6.1) Os livros são que nem montanhas, Para escavá-la, você necessita retirar pequenas pedras.

6.2) Eu comecei a tirar pedras de algumas montanhas, mas a soma disso não chega a 10 montanhas - é por essa razão que não posso apresentar uma lista de 10 livros.

6.3) Escavar uma montanha, de modo a retirar os seus recursos até o pleno esgotamento, é um processo inacabado. Às vezes, esse livro, para ser mastigado e digerido, necessita de muitos anos ou de muitas gerações de estudo. É o que se faz com a Bíblia.

6.4) Quando se lê mastigando e digerindo, aí você firma uma tradição intelectual que dá margem para o país ser tomado como um lar.

6.5) É por essa razão que esses "desafios intelectuais" são inúteis, pois confundem liberdade com libertinagem. Isso é bem na linha da apatria mesmo, que toma o saber como se fosse religião.

6.6) Se o saber é tomado como se fosse religião, então a nação, fundada nesse conhecimento, será tomada como se fosse religião. Boa coisa não nasce daí.