Pesquisar este blog

sábado, 23 de setembro de 2017

Qual é o segredo para ensinar uma língua estrangeira a um aluno como eu?

1) Quando se é criado nos anos 80 e acostumado a ouvir músicas do Legião Urbana, Tears for Fears e outras bandas cujas letras carregam toda uma carga filosófica profunda, certamente uma pessoa como eu, criada nesta circunstância, receberá um tremendo de downgrade quando o professor inventa de colocar Beatles nas aulas de inglês. Do jeito como as letras dessa banda são tão pueris, elas são mais apropriadas para crianças.

2) Para alguém acostumado a pauleiras intelectuais complexas, não é conveniente confundir nível fácil com retardamento mental. A maior prova disso é que nas aulas de polonês eu aprendi o básico: aprendi o Pai Nosso e a Ave Maria em polonês. Se tivesse aprendido o Pai Nosso e a Ave Maria em inglês, isso já teria sido um bom começo.

3) Quando fui aprimorar meu conhecimento de língua portuguesa no Glioche, o meu professor dizia que  nível básico em língua portuguesa  não quer dizer prova do Mobral. Da mesma forma, inglês básico não quer dizer retardamento mental (tipo música dos Beatles).

4.1) Se meus professores de inglês tirassem couro de mim como meus professores de língua portuguesa sempre fizeram, eu iria ficar satisfeito.

4.2) Se dessem aula de inglês no nível em que as escolas nos EUA dão para os seus alunos, daquelas que preparam o candidato para a universidade, certamente eu iria aprender bastante. Estou acostumado à cultura americana - a diferença é que eu não moro nos EUA, por falta de oportunidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário