Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Digitalizar um livro é como completar um álbum de figurinhas

1.1) Quando tinha 10 anos, eu participei de um jogo de bafo com os colegas de meu primeiro colégio onde passei, o Curumim. Como havia ganhado o jogo, eu levei as figurinhas todas comigo.

1.2) Quando voltei pra casa, eu pedi ao meu pai que me comprasse um álbum de figurinhas (no caso, as figurinhas eram relativas aos jogadores que estavam atuando no campeonato brasileiro de 1991).

1.3) Como não consegui completar o álbum, quando o álbum relativo ao campeonato brasileiro de 1992 foi lançado, encomendei as figurinhas faltantes pelo correio, por meio da editora Panini. E só assim completei o álbum de figurinhas.

2.1) Quando estou digitalizando meus livros, eu lembro sempre da experiência que tive com álbuns de figurinhas.

2.2) É com paciência que vou completando o livro - é como se fosse um verdadeiro álbum, uma vez que as páginas dos livros são como figurinhas, enquanto as constantes fotos, marcadas pelo processo de tentativa e erro, são como repetições dessas figurinhas até encontrar a melhor dentre elas.

3) É desta experiência que tiro toda a minha motivação para digitalizar um livro.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário