Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Eis o que dá quando não se domina a linguagem


Teve um que soltou esta farpa:

"O conservadorismo é um movimento político moderno, de ascendência britânica, e filosoficamente amparado nas premissas do iluminismo: a epistemologia das ciências é insuficiente para dar lastro intelectual à ideia de uma reforma radical da sociedade, portanto esta deve se deixar guiar pelas tradições e hábitos estabelecidos. Os principais teóricos conservadores, embora se opusessem à revolução, defendiam uma fundamentação da moral bastante contrária àquela da lei natural, e abriram espaço para o voluntarismo político e para o liberalismo. O pensamento político católico não é e nunca foi 'conservador'."

Eu respondo:

1) Se é moderno, então conserva-se o que conveniente, ainda isso esteja dissociado da verdade. Quem conserva a verdade em Cristo conserva, necessariamente, a dor de Cristo, que deu causa à nossa civilização - por essa razão, ele pode ser chamado de conservador. Quando se conserva o que é conveniente, ainda que dissociado da verdade, isso se chama conservantismo.

2) Eu venho fazendo reflexões sérias sobre o assunto, tomando por base aquilo que deve ser e merece ser conservado, por ser bom por si mesmo, coisa essa que se funda nas verdadeiras fundações da pátria e na lógica sob a qual se assenta o nosso idioma. O pensamento conservador brasileiro, da forma como estou a pensar, é conforme o Todo que vem de Deus, pois decorre do que foi edificado em Ourique; o que surge na Inglaterra e nos EUA, que são países protestantes, não é conservadorismo, mas conservantismo. Portanto, que se dê o nome correto das coisas - trata-se de questão de caridade intelectual, de compromisso para com a verdade

3) O tal do "conservadorismo", enquanto movimento político britânico decorrente do iluminismo, é colocar um gato doméstico numa jaula de zoológico onde está escrito "leão". Você vai chamar um gato doméstico que está na jaula do zoológico de "leão"? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário