Pesquisar este blog

sábado, 5 de julho de 2014

Cristo é Rei dos Reis e Juiz dos Juizes - argumento cristológico para a monarquia

1) Cristo é o Rei dos Reis

2) Desembargador é o Juiz dos Juízes

3) O rei quando rege seu povo, servindo-o na conformidade com o todo, é juiz, pois é o sucessor dos antigos juízes de Israel do Antigo Testamento.

4) Enfim, Cristo é Juíz dos Juízes porque é Rei dos Reis. É o supremo desembargador, assim como é o supremo legislador, pois veio dar pleno cumprimento à lei mosaica, a base de toda e qualquer lei civil entre nós. 

5) Quando um rei não faz bem seu papel - ou não analisa conforme o todo aquilo que precisa analisar, ao tomar uma decisão -, recorra a Cristo, através de Nossa Senhora, Mãe de Deus. Este é o recurso extraordinário que funciona. 

6) Quando o rei é mau, faça o que Jesus disse: traga ao seu país a espada, já que Ele deu ao mundo a espada para combater a injustiça. Este é o recurso ordinário.

7) Se o juiz é trocado de quatro em quatro anos, então há instabilidade, dado que o chefe de Estado é provisório.

8) A chefia de Estado nunca deve ser provisória. Por isso que nenhuma república dura, mesmo ela sendo parlamentarista. E a parlamentarista é mais instável, pois novas eleições podem acontecer a qualquer momento, já que não há freio à livre destituição dos governantes.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de julho de 2014 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário