Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Notas sobre a Amazon enquanto marketplace, em comparação com outros marketplaces por mim conhecidos, como a Estante Virtual e o Alibris

1) Como marketplace, sobretudo de livros, a Amazon tem potencial de sobra para suplantar a Estante Virtual, a Alibris, a Allegro (que a maior loja virtual da Polônia), o Submarino, a Abebooks - enfim, qualquer loja.

2) Através de programas de cashback como o Coupert, posso escolher vouchers da Amazon americana - e com eles vou construindo os meus créditos de compra. 

3.1) Eu tenho dois endereços na Amazon: o endereço da minha residência no Brasil e o endereço do armazém da Shipito, já que na Alibris - um dos concorrentes da loja nos EUA - eles não mandam as coisas para o Brasil diretamente - por isso, sou obrigado a recorrer a estes subterfúgios, caso eu queria receber meus livros importados. 

3.2) Um dos meus maiores problemas no passado é que as economias que conseguia na Alibris eram perdidas nos altos custos de remessa da Shipito - e isto era um sério problema de ineficiência econômica, o que mata todo o processo de coordenação, já que os agentes são independentes e não são parceiros.

3.3) Como a Amazon pretende ser a loja de tudo, ela não vende só apenas livros  mas qualquer coisa que se queira de qualquer lugar no mundo - sem contar que ela oferece outros serviços também. Ela tem um sistema de logística altamente eficiente, a tal ponto que todas as unidades na Amazon no mundo inteiro cooperam para atender a minha demanda específica, ponto este onde todas as demais empresas falham terrivelmente, já que elas apostam nos best sellers, no atendimento das necessidades de massa - como se todos fôssemos gado. 

4.1) Muitas das empresas esquecem o princípio mais básico de biblioteconomia: de que todo leitor tem sue livro e de que livro tem seu leitor - por isso, havia demanda reprimida para o atendimento de demandas específicas no mundo inteiro, pois há pessoas inteligentes no mundo - elas são poucas no momento, mas elas existem.

4.2) A maior prova disso que falo é que agora estou conseguindo livros de vendedores europeus a um preço bem mais em conta do que as compras que costumo fazer no Brasil, na Estante Virtual, que atende precipuamente ao mercado local. Isto sem contar que tenho a possibilidade de comprar livros poloneses, alemães, franceses, portugueses, dos países da América espanhola, da Espanha, da Itália - enfim, de qualquer lugar do mundo. E estas condições não me eram possíveis nem mesmo na Estante Virtual. 

5.1) Muito embora a Estante Virtual possa ter criado um bom marketplace para os sebos no Brasil, a Amazon deu um passo além nesta seara. 

5.2) Graças a essa integração em escala global, eu pude finalmente acessar a livros colombianos de Direito que tratam do problema do estado de coisas inconstitucional, uma vez que eles passam por um problema de tirania do poder judiciário semelhante ao nosso. 

5.3) Como o professor Olavo sempre mandou a seus alunos que estudássemos a realidade das coisas, então o estudo das coisas tais como elas são -  tendo por base os precedentes que aconteceram em outros lugares no mundo - pede um mercado onde haja a integração de todos os mercados neste marketplace de modo a atender esta demanda do direito comparado - e isto, só a Amazon conseguiu fazer, até o momento, o que lhe dará privilégio temporário enquanto perdurar esta vantagem comparativa em face das falhas da concorrência - e neste ponto, ela pode ser vista como um monopólio. Mas eu diria que este monopólio aqui foi conquistado de forma justa, por meio da competência gerencial e técnica, e ele durará até o momento em que houver competidores dispostos a desafiar a hegemonia desta gigante a ponto de desbancá-la.

5.4) Se somarmos o fato de que posso usar os créditos que acumulo de meus cashbacks na Coupert para fazer compras, então eu consigo tudo aquilo de que necessito, coisa que jamais conseguiria em épocas anteriores.

5.5) Acredito que a Amazon vai dominar ainda mais a concorrência e desbancar estas empresas todas. Se ela parar de financiar ideologia barata e focar na eficiência, ela vai vencer a todos facilmente.  

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2023 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário