Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Mais comentários referentes à minha primeira compra na Amazon

1) Se tivesse comprado o mesmo livro que comprei ontem na Estante Virtual, no lugar da Amazon, eu teria que pagar em torno de R$ 58.00, combinando preço e frete - e este era o preço mais barato que encontrei na plataforma naquele momento. Se eu parcelasse o pagamento em até doze vezes, eu pagaria ainda mais caro pela compra, mais ou menos como pagaria nas compras que costumo fazer na Good Old Games atualmente. O livro faria a rota São Paulo-Rio, um trajeto bem curto - por este serviço, a Magalu está cobrando R$ 10,00.

2) Na Amazon, eu comprei o livro de um vendedor francês - o produto virá da França para o Brasil. A combinação de preço e frete do livro deu em torno de R$ 38,00, sendo que paguei em torno de três dólares de frete - o que é bem mais em conta, se considerarmos que o navio tem que atravessar o Atlântico até chegar ao Brasil. E no momento em que fiz a compra, o dólar estava a custar R$ 4,89.

3.1) Pelo que pude examinar de outros livros que posso importar da França sem ser tributado que se encontram no meu catálogo, o correio francês está praticando preços muito competitivos, enquanto a "campeã nacional" patrocinada pelo PT está pedindo que a gente pague aquele "carnezinho gostoso" de modo a sustentar a sua cadeia de logística, que não é nem um pouco competitiva. Mas acontece que o mundo não será salvo pelos caridosos, nesta seara - ele será salvo pelos eficientes, já dizia Roberto Campos. E a "campeã nacional" tem mais é que falir, pois, como empresária, ela não é um primor de competência.

3.2.1) Recentemente, observei um site que incentiva as pessoas a comprarem da França como se fôssemos franceses: trata-se do We Shop France. Se considerarmos os excelentes custos de frete que o correio francês está a praticar, pode ser interessante para alguém com condições melhores do que as minhas comprar livros da França a partir deste site.

3.2.2) Nas minhas atuais circunstâncias, só posso adquirir os livros de que necessito a partir dos cashbacks que recebo das compras que faço por meio da Coupert - eu costumo comprar jogos na Good Old Games e ajudo meus pais nas compras com ração para o nosso cachorro. Se não fosse assim, jamais conseguiria fazer estas compras. Neste ponto, o cashback pode ser visto como uma esmola para quem não tem condições de importar livros da forma como muitos fazem - o que é um bom programa de caridade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2023 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário