Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Consegui adquirir um segundo livro usando o dinheiro de cashback

1) Ao longo dos dias, continuei fazendo pesquisas nos registros que tenho no Abebooks e no Alibris de modo a planejar a compra de mais livros  na Amazon usando tão-somente o cashback que acumulei ao longo do tempo e e de repente encontrei um segundo livro que estava em condições perfeitas de ser comprado: tratava-se do livro After the Welfare State, de Tom G. Plamer. O livro virá da Inglaterra.

2) O livro, combinando preço e frete, estava a custar U$ 8,18, sendo que o dólar no momento da compra estava R$ 4,94 - como eu tinha U$ 9,30, fiz a compra. Agora me sobraram U$ 0,85 e vou ter que repor todo o capital. O livro deve chegar aqui em casa entre os dias 5 e 21 de junho.

3) Assim que eu terminar de digitalizar o livro O Poder Moderador na República Presidencial, de Borges de Medeiros, eu vou digitalizar estes dois livros que importei, com máxima prioridade. Depois que terminar de digitalizá-los, vou passar os livros físicos adiante, a quem interessar possa.

4.1) Quem foi que disse que cashback era uma enganação? O mesmo que pensou que poupança era uma coisa obsoleta, isto é, que conservou esta estupidez conveniente e fora da realidade prática das coisas tais como elas são! Para mim, isto é função empreendedora pura e simples, pois eu trouxe dois livros de fora que, por vias normais, jamais conseguiria - o que é algo análogo ao que fazia quando compartilhava as aulas que gravava do Curso Glioche por  meio de download remunerado e, com o dinheiro que eu ganhava, eu pude comprar meus primeiros livros importados no Alibris, ao longo do ano de 2011. 

4.2.1) Assim que os livros chegarem aqui em casa, vou fazer e-books destes livros para a minha leitura pessoal e vou passar os livros físicos adiante, a quem interessar possa - esta é a forma mais inteligente que conheço de preservar o investimento, de me livrar do que não preciso e de ter uma casa cada vez mais enxuta, livre de poeira. 

4.2.2) Enquanto eles são digitalizados, eles ficam na estante - a dívida, lastreada em dólares, esta será convertida em reais e vai sendo incorporada à poupança com o avançar dos juros e do tempo decorrido, de modo que os livros se paguem por si só por conta do uso - e a partir deste momento, quando tiver os livros digitalizados, eu posso vender estes livros pelo preço justo, do modo mais amigável possível, para o meu comprador de segunda mão. Este é pulo do gato das minhas práticas comerciais. É exatamente isto que o mundo não faz, mas que eu faço. 

5) Eu comercio as coisas como se não precisasse disso para viver, até porque ela, a riqueza, não é o sinal de minha salvação, como fazem os protestantes; se precisasse disso para viver, a usura seria análoga ao alcoolismo do alcoólatra - o que é uma doença, como foi bem apontado por Chesterton numa de suas obras de que não me recordo agora.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2023 (data da postagem original).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário