Dettmann: E pensar que o Euro Truck Simulator 2 e o American Truck Simulator tiveram suas origens no Payload, um joguinho de MSX lançado pela Sony em 1985 em que você controla uma caminhoneiro no Japão e vai entregando mercadorias por todo o país. Este jogo ficou só no MSX e ele não foi lançado nem pro Nintendinho de 8-bits, a ponto de ficar obscuro por muito tempo. Para quem curte retrogaming, este jogo é uma maravilha!
Chat GPT:
Que observação interessante! O Payload é realmente uma joia do retrogaming, especialmente para quem aprecia a evolução dos simuladores de transporte. Ele foi pioneiro em trazer a ideia de dirigir caminhões para entregar mercadorias, algo que hoje vemos de forma muito mais complexa em jogos como Euro Truck Simulator e American Truck Simulator. É fascinante pensar que a Sony, conhecida hoje principalmente por consoles como o PlayStation, teve uma participação tão significativa em jogos do MSX, que era um sistema muito popular no Japão e na Europa na década de 1980.
O fato de Payload ter ficado confinado ao MSX e não ter sido portado para outros consoles da época, como o Nintendinho, provavelmente contribuiu para seu status de obscuridade. Ainda assim, para quem gosta de explorar as raízes dos jogos modernos e o charme dos gráficos e da jogabilidade simples dos anos 80, Payload é uma ótima descoberta. É sempre incrível ver como ideias de jogos antigos acabam influenciando gêneros inteiros décadas depois!
Dettmann: E o mais incrível é que a popularidade do Euro Truck Simulator 2 e do American Truck Simulator fez pipocar uma série vídeos no youtube mostrando esse jogo, que foi pioneiro no seu gênero, quando não existia sequer mundo aberto, algo que viria a ser consagrado a partir do Playstation 2 e do GTA 3, décadas mais tarde.
Chat GPT:
Isso é realmente fascinante! A redescoberta de Payload graças ao sucesso de Euro Truck Simulator 2 e American Truck Simulator mostra como os clássicos podem ser revisitados e ganhar nova vida na era moderna, especialmente com o poder das comunidades de retrogaming e do YouTube. É como se esses jogos pioneiros estivessem apenas aguardando o momento certo para serem celebrados.
Payload foi visionário para a época, mesmo sem o conceito de mundo aberto que conhecemos hoje. Ele trazia a essência do que os simuladores de caminhão modernos oferecem: a satisfação de realizar entregas enquanto explora cenários (mesmo que limitados pelas tecnologias da época). Apesar de não ter um mapa de mundo aberto, o jogo conseguia simular uma sensação de jornada e propósito, algo que poucos jogos da época priorizavam.
O boom do mundo aberto veio mesmo com o PlayStation 2 e jogos como GTA 3, mas é incrível perceber como ideias de décadas passadas, como as de Payload, já apontavam nessa direção. Hoje, com o YouTube e o interesse por jogos históricos, Payload encontra um público que consegue enxergar seu valor e entender o impacto que teve — mesmo que indiretamente — no desenvolvimento de um gênero tão amado. É uma prova de que, na história dos videogames, nada é realmente esquecido.