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quarta-feira, 22 de maio de 2024

Como se esfriou a caridade na Inglaterra? Notas sobre as poor laws inglesas

Exemplo prático das Poor Laws inglesas, durante o reinado de Elizabeth I

 1) Certa ocasião, eu estava assistindo ao canal do Ítalo Lorenzon no Youtube, o Ligando os Pontos. Ele apontou a seguinte crítica ao Welfare State: ele mata a caridade - se o desvalido tem um direito a exigir do Estado de ter a sua sorte remediada, mais ele vai se sentir ingrato e desconectado à comunidade da qual é dependente - neste ponto, ele deixa de ser um ubogi e passa a ser um biedny, já que vive segundo os ditames da matéria, ao sabor dos dias atuais. E neste sentido, ele se torna mais um soldado da revolução, no sentido germãnico do termo, posto que ele não tem nada a perder exceto a razão de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de se tornar um louco.

2.1) O Welfare State, o assistencialismo social, começou nas poor laws inglesas - à medida que isto foi esfriando a caridade, mais foi esvaziando o senso de conformidade com o Todo que vem de Deus a tal ponto que isto não só fortaleceu a autoridade do Rei como chefe da Igreja, no tempo dos Tudor, como também foi enfraquecendo a autoridade católica na Inglaterra, já que o Estado tirânico, tomado como se fosse religião, creceu muito em poder em tão pouco tempo. Não é à toa que as bandas de rock da Inglaterra criticam tanto o regime a ponto de associarem isto ao fascismo - e neste ponto, eles têm razão.

2.2.1) À medida que as heresias foram dominando o cenário social, a maçonaria acabou encontrando terreno fértil para poder prosperar de tal forma que eles foram incutindo idéias progressistas nas guildas medievais, a ponto de gerar a mentalidade industrialista - e com a mentalidade industrialista, veio a mentalidade higienista, de onde se tirou a idéia de se tratar o pobre como um incapaz, a ponto de este ser internado num hospício ou num sanátório. 

2.2.2) Este processo brutal de transformação social se tornou particularmente mais forte durante os tempos da Revolução Puritana, o que pavimentou o caminho para a Revolução Industrial - o pobre foi visto como um biedny, um condenado, enquanto quem tinha a riqueza, o capitão da indústria, era visto como um predestinado à salvação. Este experimento revolucionário foi tão bem-sucedido e vendido como se fosse um processo virtuoso que foi exportado para o mundo inteiro, por meio de um verdadeiro golpe de marketing - no Brasil, durante a República Velha, as práticas higienistas de Oswaldo Cruz foram muito marcantes e traumáticas para a sociedade da época, sobretudo durante o tempo do bota-abaixo de Pereira Passos, que modernizou a cidade do Rio de Janeiro, bem como durante a chamada Revolta da Vacina.

3.1) Desde a pandemia, estamos vendo a reedição do Estado totaltiário em nossos tempos, do chamado Welfare State. Para que o Estado não faça ingerência indevida nos direitos alheios, é preciso que cuidemos um dos outros, uma vez que precisamos cuidar do nosso próximo como cuidamos de nós mesmos nos méritos de Cristo, uma vez que sempre haverá pobres (ubogis) entre nós, no sentido de Cristos necessitados - e eles precisam de Crsitos-principes (bogatys) que os ampare, por serem o banco de Deus. A maior prova disso que falo foi a Crise Humanitária no Rio Grande do Sul - o povo de todo o Brasil se mobilizou de modo a ajudar o povo do Rio Grande do Sul antes que o Estado totalitário tomasse conta de tudo, a ponto de tudo ficar nas mãos no Estado e nada ficar contra ele ou fora dele.

3.2) A verdadeira guerra que vai se tratar contra este governo totalitário está no fato de que não permitiremos que eles matem as nossoas liberdades, o nosso senso de tomar o país como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo - sem Ele, nada faz sentido. Ele é a razão de ser da nossa civilização.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2024 (data da postagem original).

Comentários:

Jordi Núñez Zaragoza: Es una pena que Portugal no rompa con Inglaterra (Reino Unido) y su pacto "más antiguo del mundo".

Quando a profissão se torna nacionalidade - notas sobre alguns aspectos comparados da História do Brasil e da Polônia, na tentativa de se tomar ambos os países como um mesmo lar em Cristo, por Cristo e para Cristo

Brasileiros extraindo pau-brasil quando o Brasil foi recém-descoberto. Imagem gerada usando IA do Google, Gemini
Poloneses cultivando os campos na Polônia. Imagem gerada usando IA do Google, Gemini

Candangos construindo brasília
 

brasiliano - quem nasce em Brasília (também se aplica a quem nasce na capital federal o gentílico brasilense ou candango).

brasileiro - quem nasce no Brasil (originalmente, aquele que se santifica através do trabalho de extrair pau-brasil, a primeira riqueza da Terra de Santa Cruz, durante o processo de formação e povoamento desta terra).

pole (polonês) - campo.

Polônia - a terra onde as pessoas se santificam através do trabalho de cultivar os campos.

polonês - quem nasce na Polônia e toma esta terra como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo.

niepodległości (polonês) - independência (no sentido de não-sujeição) - no sentido conservantista do termo, é deixar de se submeter ao verdadeiro Deus e verdadeiro Homem para se sujeitar aos ditames de um animal que mente em nome da verdade: de um Lula da vida, por exemplo. Foi esta a nefasta obra dos pretensos libertadores da América: eles submeteram povos inteiros à condição de heimatlos (de apatria). 

heimatlos (alemão, termo do Direito Constitucional) - apátrida

1) Quando o Brasil se separou de Portugal, houve uma discussão a respeito de como seria o gentílico pelo qual ficaria conhecido o povo nascido no Brasil: se era brasileiro, brasiliense ou brasiliano. Até foi lançada a idéia de uma capital para esta nova comunidade imaginada pela maçonaria: Brasília, que só viria a ser fundada no dia 21 de abril de 1961.

2) O fundamento da independência do Brasil foi que ele era colônia de Portugal. E por conta de conservarem o que é conveniente e dissociado da verdade, eles agiram tais como os falsos "libertadores" da América: eles fundaram a nova capital e nos colocaram numa prisão ideológica - o que prova que a dita independência não passa de um ato de apatria, dado que eles não quiseram se sujeitar ao verdadeiro Deus e verdadeiro Homem e preferiram se sujeitar ao amor próprio que eles têm de si a ponto de desprezar Deus - e a separação da Igreja e do Estado, neste sentido, é o claro atestado de que Deus está morto para esta, quando na verdade são eles. que estão mortos.

3) O Brasil nunca foi colônia, como bem atestou Tito Livio Ferreira. Ele começou como uma Terra; depois evoluiu para uma província; depois evoluiu para um Estado; depois evoluiu para um Vice-Reinado; depois para um Principado até que, por fim, virou um Reino e ganhou sua autonomia quando passou a ser parte do Rein Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Durante esse tempo em que fomos parte de Portugal, o termo colônia sempre foi empregado como o lugar onde se lavra a terra de modo a servir a Cristo em outros lugares - os colonos, ao se santificarem através do trabalho de lavrar a terra, seguiram o exemplo do Crucificado de Ourique e serviram a Cristo em terras distantes através de sua principal riqueza.

4) O Prof. Loryel Rocha sempre foi crítico do termo brasileiro como nacionalidade, mas vejo que o argumento é destituído de sentido. Se o primeiro brasileiro se santificou através do trabalho de extrair pau-brasil, a ponto de este passar a ser o nome da terra, então ser polonês é, de certa forma, ser um agricultor, pois a Polônia é a terra onde as pessoas se santificam através do trabalho de cultivar os campos.

5) Mas o cultivo dos campos não se restringe só à terra; há os campos da alma a serem cultivados, de tal modo que a necessidade pela verdade, pela conformidade com o Todo que vem de Deus, se torne liberdade - é dessa forma que as pessoas combatem sistematicamente o conservantismo, ou o senso de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, pois é do conservantismo que se edifica liberdade com fins vazios, a base da revolução no sentido germânico do termo, que é má e destrutiva. 

6) Neste sentido, não é só no Brasil que a santificação através do trabalho enseja o senso de se tomar o país como um lar a ponto do nome da profissão se tornar nacionalidade. Na Polônia ocorre a mesma coisa - não é à toa que na antiga data em que costumávamos comemorar o dia do descobrimento do Brasil, dia 03 de maio, os poloneses comemoram o dia da Constituição. É no dia da invenção da Santa Cruz que se revela o senso de se tomar os dois países como um mesmo lar em Cristo, por Cristo e para Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2024 (data da postagem original).

Nota de experiência - da importância de se ter um calendário internacional de promoções - o caso do Memorial Day deste ano

1) No dia 27 de maio, ocorrerá o Memorial Day na América (o dia daqueles que morreram em guerra de modo que os EUA continuassem a ser o que são).

2) Além dos descontos de ocasião da Amazon Americana, a Ship 7 ofereceu-me um desconto de U$ 10,00, até o fim de maio, caso eu quisesse fazer uma compra tal como aquela que fiz, quando adquiri o ivro The Frontier in the American History: no lugar de fazer a compra usando endereço brasileiro, eu uso um endereço americano. Além de pagar bem mais barato pela compra, ainda recebo desconto na hora de enviar a remessa para o Brasil (como são livros, eu gozo de imunidade tributária, por força da nossa atual constituição, neste sentido) - o que constitui um verdadeiro negócio para mim.

3) Isto é a prova cabal de que a idéia de montar um calendário internacional de promoções realmente funcionou. Vou manter este hábito daqui pra frente.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2024 (data da postagem original).

terça-feira, 21 de maio de 2024

Ser polonês - mais do que uma nacionalidade, trata-se de uma profissão de fé

1) Em polonês, campo é pole. Neste sentido, a Polônia é o lugar onde a população se santifica através do trabalho de lavrar os campos.

2) Neste sentido, tal como o brasileiro que se santifica através do trabalho de extrair pau-brasil, que foi a primeira riqueza de nossa terra, o polonês é um agricultor por vocação - quando não cultiva a terra, ele cultiva os campos da alma de modo que Deus crie coisas incríveis nesse povo de tal modo que esta terra seja tomada como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, de tão fértil que ela é.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2024 (data da postagem original).

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Política é caridade organizada - nesse sentido a que me refiro, o mundo será salvo pelos caridosos e pelos que agem com eficiência de tal forma a ajudar os Cristos necessitados naquilo de que mais necessitam

1.1) Santo Tomás de Aquino dizia que política é caridade organizada, pois vemos Deus (Bóg) agindo numa comunidade de desvalidos (ubogis) de modo a sortear alguns principes (bogatys) de modo a cuidar dos Cristos necessitados.

1.2) O propósito desses príncipes é servir aos desvalidos nos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma vez que Cristo tem duas naturezas: a de mendigo, a de ser um banco de Deus, e a de um príncipe, que recebe e administra talentos de Deus de modo a multiplicar ainda mais esses talentos e aprimorar a liberdade de muitos, de tal sorte que a vida dos desvalidos neste vale de lágrima seja menos penosa, posto que Cristo na cruz já pagou pelos pecados dessa gente.

1.3) Como a autoridade do bogaty deriva dos favores do banco de Deus, então ele está sempre na condição de devedor desse banco - eis o fundamento da legitimidade política, onde a base financia a pirâmide através de tributos que são dadas àaquela autoridade que se revestiu de Cristo de modo a ser o caminho, a verdade e a razão da vida de muitos. Assim, essa comunidade onde eles se encontram acaba sendo tomada  como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, a ponto de a política ser a continuação da trindade ao longo das gerações, a ponto de ter uma natureza recursiva.

2.1) No governo do bem comum, a ordem pública se notabiliza pela prestação dos seguintes serviços: a segurança e a justiça. Esses bens subisidiados nos méritos de Cristo organizam a ordem privada no tocante à prestação de bens e serviços ao bem comum com ânimo de lucro (mercado), a ponto de criar uma ordem jurídica, civil, trabalhista, tributária, criminal, consumerista, ambiental.

2.2) Para melhor criar uma integração entre o Estado e o mercado, surge o terceiro setor (a sociedade civil), onde nós vemos as associações, as guildas. as escolas, a comunidade paroquial - elas atuam como corpos intermediários a ponto de gerar uma resposta mais eficaz e mais eficiente àqueles Cristos necessitados por um mínimo de assistência social sobretudo em tempos de desastres humanitários ou de catástrofe, naqueles pontos onde o mercado e o Estado são extremamente falhos. Do ponto de vista institucional, a trindade se completa com estes três setores.

3.1) Dizia Roberto Camopos que o mundo não seria salvo pelos caridosos, mas pelos eficientes. Considerando que política é caridade organizada, então a eficiência é uma poderosa aliada à caridade, nunca algo diametralmente oposto a ela. A maior prova disso que falo foi a tragédia humanitária que ocorreu no Rio Grande do Sul, com as cheias do Guíaba, em maio de 2024 - o exemplo dos voluntários fez-me ver que Santo Tomás estava certo e que Roberto Campos estava errado.

3.2) Só num cenário onde Deus foi tirado do centro do Estado e da política é que se tem todo um ambiente para se semear o relativismo moral - é nesse cenário, onde Deus é declarado por morto por conservantismo, que se tem todo um cenário para a promoção da "pilantropia", ou a filantropia dos picaretas, tal como vemos neste desgoverno do Lula 3.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2024 (data da postagem original).

Postagem Relacionada:

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https://permanencia.org.br/drupal/node/5465 

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Novo livro na biblioteca - resenha do livro The Dawn of Innovation: The First American Industrial Revolution

1) Acabo de receber hoje da Amazon o livro The Dawn of innovation: The First American Industrial Revolution.

2) O livro trata das principais tecnologias desenvolvidas durante a primeira revolução industrial ocorrida nos EUA.

3) Tal ocorre no livro The Cotton Industry, de Chris Asplin, o livro é cheio de gravuras - a principal difereça é que este livro que chegou é um livro mais acadêmico e tem muito mais informação, enquanto o outro é um livro menor, mais voltado para os jovens.

4) Quando tiver a oportunidade de digitalizar este livro, eu aprimorarei esta resenha de maneira mais detalhada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2024 (data da postagem original).

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Epic Games entrega Dragon Age: Inquisition na sua gratuidade de quinta-feira

1) Nesta quinta-feira, pela Epic Games, eu recebi o seguinte jogo grátis: Dragon Age Inquisition - Game of the Year Edition.

2) Eu recebi o jogo completo, com todas as suas expansões. Se fosse comprar o jogo, eu iria ter que desembolsar R$ 209,00

3) Este foi realmente um ganho sobre a incerteza - trata-se de um jogo premiado e de referência no seu gênero. A intenção da sua gratuidade foi para que novos jogadores pudessem conhecer o universo da franquia, já que um novo jogo está em vias de ser lançado. Eu, que nunca joguei jogo algum desse universo, aceito o presente de bom grado e com certeza vou aproveitá-lo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2024 (data da postagem original).