Exemplo prático das Poor Laws inglesas, durante o reinado de Elizabeth I |
1) Certa ocasião, eu estava assistindo ao canal do Ítalo Lorenzon no Youtube, o Ligando os Pontos. Ele apontou a seguinte crítica ao Welfare State: ele mata a caridade - se o desvalido tem um direito a exigir do Estado de ter a sua sorte remediada, mais ele vai se sentir ingrato e desconectado à comunidade da qual é dependente - neste ponto, ele deixa de ser um ubogi e passa a ser um biedny, já que vive segundo os ditames da matéria, ao sabor dos dias atuais. E neste sentido, ele se torna mais um soldado da revolução, no sentido germãnico do termo, posto que ele não tem nada a perder exceto a razão de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de se tornar um louco.
2.1) O Welfare State, o assistencialismo social, começou nas poor laws inglesas - à medida que isto foi esfriando a caridade, mais foi esvaziando o senso de conformidade com o Todo que vem de Deus a tal ponto que isto não só fortaleceu a autoridade do Rei como chefe da Igreja, no tempo dos Tudor, como também foi enfraquecendo a autoridade católica na Inglaterra, já que o Estado tirânico, tomado como se fosse religião, creceu muito em poder em tão pouco tempo. Não é à toa que as bandas de rock da Inglaterra criticam tanto o regime a ponto de associarem isto ao fascismo - e neste ponto, eles têm razão.
2.2.1) À medida que as heresias foram dominando o cenário social, a maçonaria acabou encontrando terreno fértil para poder prosperar de tal forma que eles foram incutindo idéias progressistas nas guildas medievais, a ponto de gerar a mentalidade industrialista - e com a mentalidade industrialista, veio a mentalidade higienista, de onde se tirou a idéia de se tratar o pobre como um incapaz, a ponto de este ser internado num hospício ou num sanátório.
2.2.2) Este processo brutal de transformação social se tornou particularmente mais forte durante os tempos da Revolução Puritana, o que pavimentou o caminho para a Revolução Industrial - o pobre foi visto como um biedny, um condenado, enquanto quem tinha a riqueza, o capitão da indústria, era visto como um predestinado à salvação. Este experimento revolucionário foi tão bem-sucedido e vendido como se fosse um processo virtuoso que foi exportado para o mundo inteiro, por meio de um verdadeiro golpe de marketing - no Brasil, durante a República Velha, as práticas higienistas de Oswaldo Cruz foram muito marcantes e traumáticas para a sociedade da época, sobretudo durante o tempo do bota-abaixo de Pereira Passos, que modernizou a cidade do Rio de Janeiro, bem como durante a chamada Revolta da Vacina.
3.1) Desde a pandemia, estamos vendo a reedição do Estado totaltiário em nossos tempos, do chamado Welfare State. Para que o Estado não faça ingerência indevida nos direitos alheios, é preciso que cuidemos um dos outros, uma vez que precisamos cuidar do nosso próximo como cuidamos de nós mesmos nos méritos de Cristo, uma vez que sempre haverá pobres (ubogis) entre nós, no sentido de Cristos necessitados - e eles precisam de Crsitos-principes (bogatys) que os ampare, por serem o banco de Deus. A maior prova disso que falo foi a Crise Humanitária no Rio Grande do Sul - o povo de todo o Brasil se mobilizou de modo a ajudar o povo do Rio Grande do Sul antes que o Estado totalitário tomasse conta de tudo, a ponto de tudo ficar nas mãos no Estado e nada ficar contra ele ou fora dele.
3.2) A verdadeira guerra que vai se tratar contra este governo totalitário está no fato de que não permitiremos que eles matem as nossoas liberdades, o nosso senso de tomar o país como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo - sem Ele, nada faz sentido. Ele é a razão de ser da nossa civilização.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 22 de maio de 2024 (data da postagem original).
Comentários:
Jordi Núñez Zaragoza: Es una pena que Portugal no rompa con Inglaterra (Reino Unido) y su pacto "más antiguo del mundo".
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