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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

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Da questão dos núcleos urbanos em Old World

1) Toda vez que encontro núcleos urbanos para fundar cidade, no meio desses núcleos há um hexágono verde bem claro. Isso é um indicativo de que, se eu estacionar a unidade ali, estou reivindicando a posse do território para a fundação de uma nova cidade. Dali não posso sair até que a cidade seja fundada. A única forma de tomarem o território de mim é declarando guerra. 

2) A introdução de terrenos urbanos no jogo, deu um novo sentido à exploração no jogo. O batedor explora o terreno, o povoador funda a cidade e o guerreiro defende a ocupação, além de conquistar outras cidades, já que a melhor defesa é o ataque, às vezes. 

3) Quando jogava Civilization V, eu já usava o guerreiro como força de ocupação. Parece que o Old World fez uma releitura dessa tendência a ponto de tornar esta experiência ser ainda mais radical, estimulando o jogador a ser ainda mais agressivo em suas ações. Mais uma outra boa idéia de design do Soren Johnson.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2020 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2022 (data da postagem original).

Sobre o processo de melhorar o terreno - notas comparativas entre Old World e Civilization VI neste quesito

1) No Old World, as construções e as maravilhas são tratadas como se fossem melhorias, tanto é que elas são construídas por operários que trabalham no setor de infra-estrutura.

2) Isso é uma prova cabal de que a descentralização da cidade em distritos é uma boa pedida, mas esse processo não se deu na forma do Civilization VI, uma vez que que o distrito pode ser construído a partir da associação de construções comuns, maravilhas do mundo e benfeitorias a ponto de assumir algo extremamente complexo se houver alguma maravilha natural associada a ela ou se a região geográfica em si for realmente estratégica.

3) Esta, sem dúvida, foi uma excelente decisão de design. Embora o jogo Old World não tenha distritos, a associação dessas construções todas umas às outras a ponto de assumir uma complexa função econômica torna isto possível.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2020 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2023 (data da postagem atualizada).

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Notas sobre o jogo Old World, de Soren Johnson

1) Soren Johnson, designer responsável pelo Civilization IV, criou mais outra obra-prima. Este jogo mistura civilization com Cruzader Kings. E até onde pude ver nas demonstrações, o jogo tem muitos eventos e você deve tomar muitas decisões, como escolher uma esposa, como educar seu herdeiro e muitas outras coisas, de modo a dirigir bem o seu império. 

2.1) Este é um dos aspectos mais interessantes do jogo - nesses eventos, você tem que tomar uma decisão. Não existe decisão certa ou errada no jogo - toda decisão vai lhe trazer uma conseqüência e com ela um benefício. E tudo o que precisa fazer é escolher quais são os melhores benefícios pra você, que são por sua vez legados à sua dinastia. 

2.2) Esse processo de tomada de decisão, fundada no risco e na recompensa, certamente vai ditar o futuro dos jogos da família Civilization daqui pra frente. Sem dúvida foi uma excelente inovação, pois traz muito realismo ao jogo. Cada turno do jogo equivale a um ano. Conforme os anos passam, os líderes envelhecem e morrem, passando o trono para os seus filhos. Por isso, você deve escolher sempre o caminho mais curto de modo a aproveitar as virtudes de seus líder ao máximo, enquanto ele estiver vivo.

3.1) O jogo possui conceitos muito bem definidos de realeza e nobreza. O Rei fundador da civilização é o portador da realeza e ele tem o respaldo de algumas famílias importantes, cada uma fazendo um papel bem específico na sociedade. Uma família cuida dos assuntos militares; outra cuida da religião, cultura e ciência; outra cuida do comércio, enquanto outra cuida da produção.

3.2) Por isso, quando você for fundar cidades, entregue a cidade ao governo da família que vai tirar melhor proveito das vantagens naturais do terreno da cidade. Assim, você terá sempre os favores dessa família. Por isso, você deve levar em conta seus desejos e interesses que governam as cidade de modo que a nobreza e realeza possam governar em um processo de concórdia de classes, visando ao bem comum de toda a sociedade.

3.3) Para fundar cidades no jogo, você precisa posicionar o settler no city site. E a única maneira de conseguir city sites é derrotando povoamentos bárbaros ou derrotando tribos, que são hordas de bárbaros mais organizadas - assim, você consegue lugares de povoamento onde você pode fundar as suas cidades. Eventualmente, no curso da exploração, você consegue encontrar lugares ideais de povoação que não foram ocupados por ninguém. Por isso ocupe-os, antes que alguém os ocupe.

4.1) Até onde pude ver, o jogo não tem distritos - e os trabalhadores devem construir os celeiros e até mesmo as maravilhas do mundo por meio dos trabalhadores. 

4.2) Como no Civilization VI, você escolhe o local onde essas obras são construídas. Se tivesse fazendas adjacentes ao celeiro, certamente a produção de alimento seria estimulada, pois acessório segue a sorte do principal.

5) O jogo está em acesso antecipado desde maio. Esta será minha próxima aquisição - trata-se de um must have.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2020 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2020 (data da postagem atualizada).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/01/notas-sobre-o-jogo-old-world-seguidas.html

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Do empreendedorismo a partir do consumo como forma de produção de informações estratégicas que visem à criação de novos modelos de negócio, de integração entre as pessoas e de proteção às transações - relatos da minha experiência pessoal

1) Desde que publiquei minhas experiências com o cashback da Coupert, eu venho observando que consultores de negócios e pesquisadores de novos ramos de negócios passaram a se interessar pelas minhas postagens - eles devem estar buscando soluções econômicas de modo que minha experiência como consumidor seja a melhor possível.

2.1) Entre esses operários da inteligência jurídica e de negócios incluem-se economistas, administradores e até juristas, pois o maior problema de uma empresa são os conflitos de interesse qualificados pela pretensão resistida. 

2.2) Uma vez que estes dados possuem natureza estratégica e são vitais tanto para a inteligência jurídica quanto econômica de uma atividade econômica organizada, não é à toa que eles ficam de olho nas análises que produzo sobre consumo responsável de modo a ver o que penso sobre uma determinada empresa, depois que passo pela experiência de consumir algum produto da marca.

3.1) E quando escrevo sobre isso, eu devo ser responsável de modo que isso aponte para problemas ou mesmo novas soluções de negócio. A razão deve falar mais que a emoção e devo falar as coisas do modo mais honesto e sincero possível, pois há uma testemunha única que vê tudo o que faço e que sei que não posso enganar - e esta pessoa é o próprio Deus. 

3.2) Por isso devo escrever da mesma forma como confessaria o que penso para um padre num confessionário - se a pessoa vai conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, aí são outros quinhentos, mas eu cumpri minha obrigação, que é informar partindo da minha experiência pessoal, não convencer.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2023 (data da postagem original).

Postagem relacionada:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2023/02/do-potencial-de-se-investir-no-amazon.html

Do potencial do Invitation Codes

1) Tomei conhecimento de uma comunidade onde posso fazer intercâmbio de referidos entre os empreendedores digitais. Conheci algumas pessoas que conhecem tantas comunidades de renda passiva que passarei a adotar algumas com base na dica deles. 

2) Esta experiência vai me preparar para eu criar vídeos de empreendedorismo digital no Youtube. Por enquanto, as experiências que eu colher serão postadas em meu blog, já que postar vídeo me pede uma liberdade de que não disponho agora, em razão das circunstâncias políticas pelas quais o país se encontra. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2023 (data da postagem original).

Nota sobre política, enquanto arte do possível, e o processo de criação de mods na Steam: das sugestões como um processo de se viabilizar o bem comum na comunidade gamer - lições da minha experiência pessoal

1) Desde que aprendi a compreender o processo criativo dos mods do Civilization V, eu agora faço análises de playbook de modo a oferecer sugestões aos criadores de mods deste jogo e os do Civilization VI. Muitas das minhas sugestões serviram de base para excelentes mods, tanto de Civilization V e VI - e eu adicionei todos os que acolheram as minhas sugestões. 

2.1) Confesso que estou gostando cada vez mais da idéia de me articular com os criadores de mod de Civilization V e VI de modo que as boas idéias de um jogo possam vingar no outro.

2.2) Uma articulação bem feita permite a criação de muitos mods - o que me permite estudar ainda mais o processo de criação de modo que eu possa fazer sugestões cada vez mais convincentes para outros criadores. 

3) Enfim, estou gostando muito desse aspecto político do processo de criação de mods, já que estou servindo ao bem comum de ambas as comunidades gamers, tanto em meu nome quanto de quem está ao meu redor. Isto é muito melhor do que a politicagem que ocorre lá em Brasília.

4) Se as pessoas observarem bem, auxiliar os outros no processo de criação de mods visando a melhorar jogos de estratégia que edificam a alma e o imaginário de muitos pode ser uma verdadeira escola, pois ela te prepara para você servir aos outros no parlamento naquilo que é importante para o bem comum da pátria, que deve ser tomada como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2013 (data da postagem original).