Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de julho de 2017

Todas as crenças devem ser respeitadas? Ora, crer no que é verdadeiro não é necessariamente crer no que conservo conveniente e dissociado da verdade

1) Se creio em algo porque isso é verdade, uma vez fui testemunha direta do houve na realidade, então isso marca o meu ser de tal forma que nem sob tortura eu nego o que digo. Se morro por defender a verdade, então sou um santo.

2) Se creio em algo porque isso me é conveniente e dissociado da verdade, então este tipo de coisa pode ser negada se eu for submetido a uma pressão de tal forma que eu admita que isso que falo é tudo mentira. Basta que haja um inquisidor conhecedor de minha obra que me faça as perguntas certas e me pressione de tal forma a admitir que eu errei, por força das falhas que há em minha obra.

3) O que é errado clama justiça aos céus. Se sou interrogado por conta dos meus erros e pressionado a admitir que eu errei, então esta pressão é válida. Não se trata de tortura, pois não fui submetido a tratamento desumano ou degradante. Eu é que fui desumano para com Deus, ao conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de edificar uma heresia.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de julho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário