Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Notas sobre a relação entre tradição e empiria

1) Empiria é o conjunto de dados e experiências decorrentes da vida vivida. Pode ser da própria vida vivida ou da vida dos que conheci e que me foi compartilhada - ou dos que me antecederam. Como é um conhecimento vivo, que se dá na carne, isso edifica os alicerces para a lei que se dá na carne, base da tradição fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2) Se peço a Deus que me guie, então Ele me mostrará dados e experiências que, se meditados, me permitirão conhecer a verdade, o verbo que se fez carne que habitou nós por ser ela mesma uma pessoa. Afinal, se eu conhecer a verdade, ela me libertará - basta que eu conserve o que é conveniente e sensato. E do acúmulo de tudo isso, eu passo a conservar a dor de Cristo, a amar e rejeitar as mesmas coisas Ele amou e rejeitou. Eis o verdadeiro fundamento da imitação desse modelo, que é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de julho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário